Os dados da Context referem-se a vendas no canal de distribuição, o que pode não abarcar uma parte das grandes vendas empresariais, mas genericamente corroboram os dados preliminares avançados pela IDC; as vendas de PC dispararam no Q4 e Espanha lidera com uma subida homóloga de 40%.
Embora os dados finais do Q4 da IDC só sejam divulgados em Fevereiro, o jornal económico Cinco Dias (El Pais) teve acesso a esse relatório que, de acordo com o publicado, colocava Portugal no 2º lugar europeu em crescimento com + 31,3%.
As principais cadeias de retalho em Portugal confirmaram ao IT Channel que existiu uma forte procura no último trimestre (leia a análise na próxima edição do Jornal).
Ainda de acordo com o relatório agora conhecido da Context, o mercado da Europa ocidental terá crescido 20%, com 23.9% no mercado do consumo e 14.9% no mercado empresarial. Por tipologia, os notebooks cresceram 23.4% e os desktops 10.9% .
No mercado empresarial, a Context afirma que a migração do Windows XP foi particularmente lenta durante a metade do ano, tendo apenas no Q4 acelerado a venda de hardware para empresas.
Sobre o mercado doméstico a Context afirma que o crescimento
tendo ocorrido em todos os segmentos foi particularmente forte na oferta de PCs entry-level abaixo dos 250€, que representaram 27,4% do mercado do consumo contra 8,3% no ano passado.
Outro segmento em crescimento são os híbridos (2 em 1), que já representam 10,2% das vendas no consumo.
Os tablets terão decrescido 9%, e a empresa de pesquisa de mercado atribui este cenário, essencialmente, a um grande volume de pré-ordens no low-end no Natal passado, cujos stocks demoraram a sair do canal pela insatisfação e limitação dos utilizadores com o Android, o que provocou uma queda de 21.9% este ano. Mas nos segmentos mais altos dos tablets, onde estão incluídos os Windows 8/8.1 e o iPads, existiu um crescimento moderado. |