2017-4-13
O mercado de PCs tradicionais (desktops, notebooks, workstations) superou as expetativas que davam conta de uma queda de 1,8% no primeiro trimestre do ano e conseguiu um crescimento de 0,6%, com 60,3 milhões de unidades vendidas
De acordo com a IDC, embora o crescimento inferior a 1% mostre alguma estagnação, estes números representam um novo fôlego para um mercado que não crescia desde o Q1 de 2012. Tal como se verificou durante a segunda metade de 2016, existem algumas forças que continuam a moldar este mercado. Recursos limitados de componentes-chave (NAND e DRAM) estão a afetar a dinâmica dos inventários e a levar um conjunto de fabricantes a alavancar as suas vendas de modo a garantirem os recursos antes dos seus custos subirem. Como seria de esperar, os mercados maduros superaram, mais uma vez, os emergentes. Todas as regiões superaram as previsões de crescimento à exceção dos EUA, que verificou uma ligeira descida dos seus resultados. Na EMEA o mercado de PCs tradicionais estabilizou, graças a uma forte performance no segmento de notebooks. A necessidade de mobilidade das empresas impulsionou as vendas globais de notebooks no primeiro trimestre. A nível de fabricantes, a HP conseguiu atingir pela primeira vez a liderança do mercado global de PCs. Focada em construir um portfólio consolidado, a HP foi capaz de crescer 13,1% e com isso alcançar uma quota de mercado de 21,8%. A Lenovo, que durante algum tempo manteve a liderança, passou assim para o segundo lugar do mercado, com um crescimento global de apenas 1,7%. A fechar o pódio de fabricantes encontra-se a Dell, que neste primeiro trimestre do ano cresveu 6,2% e consolidou uma quota de mercado de 15,9%. Logo seguida está a Apple, com um crescimento de 4,1% e a Acer, que verificou uma subida de 2,9%. “O mercado de PCs tradicionais tem atravessado uma fase difícil, tanto pela concorrência dos tablets e dos smartphones, assim como pela extensão do cliclo de vida dos PCs, que levaram a uma queda das vendas dos PCs de quase 30% em 2011”, refere Jay Chou, research manager, IDC PCD Tracker. “Todavia, os utilizadores têm habitualmente atrasado a substituição dos seus PCs ao invés de darem preferência a outros dispositivos no seu lugar. O mercado de consumo está a iniciar um ciclo de renovação que deverá dar lugar a algum crescimento. A procura dos consumidores continuará sob pressão, embora o crescimento em segmentos como o de gaming, assim como o aumento da saturação dos tablets e smartphones venha a dar lugar a uma estabilização do mercado”. |