2020-1-29
A Canalys reporta que, durante o quarto trimestre de 2019, foram vendidos menos 15% de smartphones em relação ao mesmo período de 2018. No total, foram vendidas 85,3 milhões de unidades
O mercado de smartphones da China caiu 15%, para 85,3 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre de 2019, com a grande oferta de dispositivos a atingir os consumidores. Este é o 11.º declínio trimestral consecutivo e o nível mais baixo do mercado desde o primeiro trimestre de 2013. Durante o ano inteiro de 2019, o mercado da China fechou em 369 milhões de unidades, uma queda de 7% em relação ao ano anterior. O mercado teve um desempenho significativamente inferior numa temporada tradicionalmente alta de vendas de smartphones, devido a uma desaceleração drástica nas compras de smartphones 4G, juntamente com uma procura mais fraca do que o esperado pelos principais fornecedores de smartphones 5G. Enquanto isso, os Canais de distribuição começaram a limpar o inventário 4G em antecipação à captação de 5G no novo ano. A Huawei manteve a liderança na China, com 39% de participação de mercado, crescendo 11% em relação ao quarto trimestre de 2018, apesar de um forte declínio sequencial de 20%. A Oppo e a Vivo permaneceram em segundo e terceiro lugar, embora as vendas de ambos os fabricantes tenham diminuído mais do que a média do mercado, em 25% e 29%. A Apple subiu uma posição para o número quatro e a Xiaomi ficou entre os cinco primeiros no quarto trimestre. A Huawei vendeu mais de 33 milhões de smartphones na China no quarto trimestre. Mas há uma nota de cautela a ser observada sobre o crescimento ininterrupto do líder de mercado nos últimos 12 meses. "A criação de inventário de Canal no segundo e terceiro trimestres impactou negativamente o desempenho da Huawei no quarto trimestre", disse Nicole Peng, vice-presidente de mobilidade da Canalys. “A Huawei terá a difícil tarefa de convencer os Parceiros de distribuição de smartphones a aumentar a participação na carteira dos dispositivos da Huawei em 2020, já que a venda de smartphones 4G, principalmente as de médio e alto nível, se está a tornar difícil. Apesar da Huawei liderar as vendas de smartphones 5G com uma participação de 78%, o fornecedor deve ajudar os Parceiros de Canal a aliviar a pressão do inventário de dispositivos 4G antes que mais dispositivos 5G inundem o mercado”. A Apple conseguiu reverter o seu declínio com uma participação de 11,8% no mercado chinês de smartphones no quarto trimestre, a maior do fornecedor em oito trimestres. A Apple reduziu o seu declínio ano-a-ano para 12%, com dez milhões de iPhones enviados. "Os preços competitivos do iPhone 11 contribuíram muito para o resultado do quarto trimestre da Apple", comentou Peng. “Dado que o setor está a caminhar a toda velocidade para substituir o 4G pelos telefones 5G, é provável que os consumidores façam uma pausa na substituição do telefone para dispositivos à prova de futuro. A série iPhone 11 está a contrariar a tendência e foi o dispositivo 4G mais vendido no mercado chinês. O smartphone demonstrou que ainda há um forte fator de atração para os produtos da Apple, pelo preço certo, dada a força do ecossistema de hardware e serviço. Isto ajudará com uma taxa de atualização melhor do que o esperado quando seu iPhone 5G finalmente chegar”. |