2015-11-20

HARD

Lenovo quer liderar no mercado português em todas as frentes

O fabricante está a apostar no mercado português com o objetivo de ser líder em PCs, desktops, tablets e servidores, estando a reforçar a sua equipa de recursos humanos. Para continuar a crescer, a Lenovo diz que vai precisar de mais Parceiros

Lenovo quer liderar no mercado português em todas as frentes

Miguel Coelho, gestor do negócio empresarial da Lenovo, durante o evento onde o fabricante deu a conhecer algumas novidades para o retalho.

A Lenovo conta com uma quota de mercado combinada (B2C e B2B) de 12,7% em Portugal, no Q3 (dados IDC revelados pelo fabricante), para PCs e desktops. Estes dados colocam o fabricante no quarto lugar, atrás da HP, Acer e Asus. No mercado empresarial português, a Lenovo ocupa o terceiro lugar, com uma quota de mercado de 10,5% para o mesmo período. Números partilhados durante um encontro com a imprensa, onde a Lenovo deu a conhecer algumas novidades para o retalho, e que levaram Miguel Coelho, gestor da área de negócio, a salientar o crescimento alcançado em apenas ano e meio de estrutura em Portugal e a dizer que a Lenovo quer “liderar em todas as áreas”, referindo-se às diversas categorias de produto que constam do seu portfólio.

Miguel Coelho salientou ainda que o fabricante tem crescido “bastante” em servidores e storage no mercado português, e que a integração do portfólio x86 da IBM, adquirido no início deste ano, “correu bastante bem”.

A Lenovo tem hoje mais clientes em nesta área, de infraestrutura, onde pretende continuar a investir, e por isso está já a recrutar mais profissionais.

Ao IT Channel, Miguel Coelho confirmou que a Lenovo necessitará de “mais Canal” para fazer face à atual estratégia de crescimento. O responsável sublinhou ainda que os resultados obtidos até agora em Portugal poderiam ser superiores se a Lenovo estivesse autorizada a integrar as compras públicas, em particular no que respeita à área de servidores, algo que até agora ainda não foi possível e que o fabricante espera que aconteça em 2016.

As PME também continuam a ser uma prioridade, contou-nos, adiantando, à margem dos equipamentos apresentados no evento, que no início do próximo ano chegará ao mercado uma oferta “interessante” para a área empresarial, nomeadamente o Yoga 260, modelo que será o primeiro da linha ThinkPad a sofrer uma remodelação. Toda a gama Think sofrerá, aliás, um refresh em janeiro, tanto desktops como PCs, trazendo já a 6ª geração de processadores Intel e o Windows 10.

 

Novidades para o retalho

No consumo, o portfólio gira em torno da linha de convertíveis Yoga. A Lenovo deu a conhecer o Yoga 700, de 11 e 14 polegadas, com ecrã IPS Full HD (1920x1080) multi-toque e altifalantes estéreo Dolby. DS1.0 Home Theater. O modelo de 14’’ está preparado para receber processadores Intel Core i7 de 6ª Geração, assim como uma placa gráfica NVIDIA GeForce 940M (opcional) e até 8GB de memória RAM. Adicionalmente, inclui armazenamento SSD até 256 GB. Ambos os modelos chegarão ao mercado em janeiro e custarão entre 799€ e 899€.

 

Com a dobradiça em forma de bracelete da Lenovo, composta por mais de 800 peças individuais, o Yoga 900 é outra das novidades, um laptop convertível com 14,9 mm de espessura e processadores Intel Core i7 de 6ª geração (pesa apenas 1,29 kg). Tem ecrã IPS QHD+  de 13.3 polegadas e 3200x1800 pixels. Este modelo estará disponível a partir de meados de dezembro de 2015, nas cores laranja clementina, platina e champanhe, com um PVP a começar nos 1499 euros.

 

Outra novidade é o Yoga Tab 3 Pro, que agora inclui um projetor de até 70’’, estando otimizado para rodar 180 graus de modo a enviar as imagens tanto para a parede como para o teto. O ecrã deste tablet, com 10.1’’ e resolução QHD (2560x1600), possui uma densidade de 299 píxeis por polegada, e tecnologia Smart Display.

 

Já o Yoga Tab 3, disponível em 8 e 10 polegadas, inclui uma câmara rotativa em 180 graus, a pensar nas selfies. O Yoga Tab 3 de 8” está disponível por um PVP recomendado de €199 (WiFi) e €249 (LTE); o Yoga Tab 3 de 10” será comercializado a partir de dezembro, por um preço recomendado de €299 (WiFi) e €349 (LTE); e o Yoga Tab 3 Pro terá um preço recomendado de €499 (WiFi) e €599 (LTE), chegando também em dezembro.

ARTIGOS RELACIONADOS

CES 2015: Lenovo revela nova série de notebooks ultraleves e tablet com tecnologia Any Pen
VENUE

CES 2015: Lenovo revela nova série de notebooks ultraleves e tablet com tecnologia Any Pen

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

LG lança novos monitores empresariais
HARD

LG lança novos monitores empresariais

LER MAIS

Xerox lança novas impressoras multifunções com ferramentas de IA
HARD

Xerox lança novas impressoras multifunções com ferramentas de IA

LER MAIS

Pontos de acesso da TP-Link reconhecidos com certificado da Wi-Fi Alliance
HARD

Pontos de acesso da TP-Link reconhecidos com certificado da Wi-Fi Alliance

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.