2016-9-08
Em causa está a remoção de clássico jack de 3.5 mm, que está a causar uma clara divisão e ceticismo entre os internautas
O lançamento de smartphones centra-se tipicamente na revelação de novas funcionalidades. No caso do iPhone 7, no entanto, o que todos queriam saber era como a Apple iria justificar a decisão—prematuramente divulgada—de remover o tradicional headphone Jack de 3.5 mm.
Durante o evento em São Francisco, o diretor de marketing Phill Schiller sugeriu que a empresa havia sido motivada por “coragem”. No entanto, isto parece ter sido um convite aos muitos céticos e críticos na Internet para se expressarem em relação ao assunto.
Ao assistir à apresentação, muitos de nós teremos pensado:
- Vou perder isto no primeiro dia !
A Apple parece ter juntado necessidades técnicas de minimizar pontos possíveis de entrada de agua para atingir a norma IP67 e ganhar espaço dentro do chassi, a uma oportunidade de faturar no áudio, uma vez que os novos Airpod não estão incluidos no preço do smartphone. (179,00 € em Portugal)
A BBC fez um resumo das primeiras reações publicadas na Internet a respeito da empresa deixar para trás o Jack de 3,5mm e promoverem os novos Airpod.
Techcrunch Remover o headphone jack do iPhone não foi um ato de coragem, foi um ato de estratégia…. Estão numa posição de imenso poder e estão a usar este poder para substituir uma coisa boa por uma coisa que lhes fará dinheiro. Não é uma teoria da conspiração, é um plano de negócio. The Guardian A beleza de um cabo de headphones é como a beleza do cordão de um tampão: existe para sabermos que estão ali e para ajudar a puxá-los de qualquer canto em que se tenham enfiado. A cegueira da Apple para este problema ofuscantemente óbvio é espantosa. Wall Street Journal A lógica da Apple para esta mudança—que temos demasiado enfiado nos nossos pequenos telemóveis—pareceu-me insuficiente. É uma inconveniência, mas uma à qual nos iremos habituar mais tarde ou mais cedo. Mashable Quer que o home botton do seu iPhone vibre de vez em quando, ou quer ser capaz de utilizar praticamente qualquer headphone no mundo? A velha mantra da Apple, “it just works” está esta semana oficialmente morta. Engadget Se os Airpods da Apple não servirem à perfeição, mais vale não se incomodar. Pessoalmente nunca tive problemas com a maneira como eles entram, adaptaram-se bem à minhas orelhas e conseguem-se manter lá mesmo quando abano a cabeça como um grande cromo. The Verge Estas coisas estão praticamente a implorar para serem imediatamente perdidas. Se não for o tipo de pessoa que se agarra a tudo—e eu certamente não sou—não vai querer adotar os Airpods. Apesar disto, parecem ter o simples design da Apple—simple e bem integrado na experiência iPhone.
Nas redes sociais os comentários também não param: -As pessoas são agarradas à velha tecnologia. A Apple pensa no futuro e é inovadora. Garanto que a Samsung também irá remover o áudio nos próximos tempos. -Paul Duerson III
-Portanto, agora tenho um telemóvel 1mm mais fino, mas tenho de carregar com um penduricalho a mais. Não é uma grande upgrade. -Jesus Darwin
-Dê-lhe um mês. Vão haver dezenas de earbuds com um iPhone conector em vez de um 3,5 mm Jack. -John Shields
-Não é preciso uma coisa estar partida para procurar uma melhor alternativa - Mahi Mahi -A tecnologia não deve ser descartada simplesmente por ser velha. O Jack de 3.5mm resistiu à passagem do tempo tão bem porque é muito resistente, praticamente infalível, à prova de água… está muito perto de ser a coisa mais perfeita produzida por seres humanos. -J Khaos Laz
-Ter de mudar tanto de telemóvel como os headphones não é um passo em frente. - Bhalgoth
-Estou na minoria, mas eu aprecio a inovação. Com mudança vem resistência. Aposto a minha perna direita em como vamos olhar de volta para este thread em dois anos e admitir que não sentimos falta do 3,5 mm jack. -TheJMoore
-A questão é que avanços tecnológicos vêm com um preço. Abandonamos velha tecnologia por nova. Se não gostam da ideia de não ter tecnologia com 30 anos, estejam à vontade. Não comprem o telemóvel. -Syrielmorane
-Há que admitir: a Apple sempre operou sob o pressuposto que os seus consumidores não sabem o que querem. - Zoso471 |