2018-10-22
Diminuição das vendas no mercado doméstico contribuiu para que o desempenho global do mercado fosse afetado, apesar do bom desempenho mercado empresarial
A Gartner reporta que o número de unidades comercializadas em todo o mundo ficou estagnado no terceiro trimestre de 2018, argumentando que a escassez ao nível dos CPU poderá trazer novos desafios ao mercado, apesar de não se esperar impacto sobre a procura A EMEA cresceu 1,1% - foram comercializados 18,9 milhões de PCs na região, no terceiro trimestre. A procura por PCs domésticos continuou a cair, com a Gartner a indicar que as vendas de PCs profissionais foi o único ponto de sustentação do mercado. A Gartner alerta, porém, para uma desaceleração das renovações para Windows 10 na Europa Ocidental nos próximos tempos. As regiões dos EUA e da América Latina sofreram uma quebra nas vendas. A Gartner realça que estes resultados estavam em linha com o esperado, tendo em conta a escassez de processadores que se verifica até ao final do ano. Mais uma vez, a procura adveio sobretudo do mercado empresarial, alimentado pelas renovações trazidas pelo Windows 10. "Esperamos que o ciclo de renovação gerado pelo Windows 10 continue a crescer até 2020, até ao ponto em que a procura pela atualização diminuirá", indica Mikko Kitagawa, analista na Gartner. “Apesar de o terceiro trimestre, tipicamente, registar fortes vendas do lado do mercado doméstico, devido à temporada de regresso às aulas, a fraqueza na procura continuou a registar-se, o que acabou por ter um impacto negativo sobre as fortes vendas do mercado empresarial”. A Gartner refere ainda que a escassez de CPUs Intel poderá, nos próximos meses, influenciar a evolução do mercado, conduzindo a um aumento dos preços e a mudanças no panorama dos fabricantes. “Embora a escassez tenha algum impacto de curto prazo, a Gartner não prevê nenhum impacto duradouro sobre a procura geral por PCs”, diz Kitagawa. A empresa de análise de mercado também não prevê que a escassos se alongue a 2019, dizendo que é expectável que a Intel dê prioridade aos CPU high-end bem como aos CPU para os PCs empresariais. Por outro lado, a AMD ficará com a fatia do mercado que a Intel não conseguira assegurar. Quanto aos fabricantes, a Lenovo manteve-se no topo da tabela, com um aumento de 10,7%, impulsionado por uma nova tração no mercado empresarial e pela joint ventura com a Fujitsu. A HP caiu para a segunda posição, mas registou o quarto trimestre consecutivo de crescimento year-over-year ao nível das vendas. A HP demonstrou um aumento do número de unidades vendidas ao nível dos desktops, resultado de uma forte procura por parte dos compradores empresariais. A Dell, em terceiro lugar, registou o décimo trimestre consecutivo de aumento das vendas, crescendo 5.3% no Q3, com bons desempenhos particularmente na EMEA. |