2014-9-25

HARD

É oficial - Samsung retira-se do mercado de portáteis

Agora já é oficial a possibilidade que a IT Channel já tinha avançado em Julho. A Samsung vai retirar-se do mercado dos portáteis, numa altura em que a sua área de mobilidade está em declínio de vendas.

É oficial - Samsung retira-se do mercado de portáteis

O Ativ Book 9 Plus foi o último portátil lançado pela Samsung este ano.

Existia já em Julho, entre distribuidores do Canal português, a convicção de que a Samsung se ia retirar do mercado dos portáteis. O facto de a tecnológica ter, durante 2014, apresentado apenas o Ativ Book 9 Plus e o Lite, e não ter nenhum novo laptop no IFA 2014 de Berlim no início deste mês, também revela o desinvestimento da marca neste segmento.

De acordo com a revista britanica PC Advisor, e citando fontes na própria Coreia, a Samsung poderá abandonar o negócio dos portáteis gradualmente, começando justamente pelo mercado europeu, onde já existe confirmação oficial.
A Samsung pode seguir os passos da Sony, que abandonou o negócio dos Vaio, no caso através da venda a um fundo de investimento japonês, devido a margem baixa resultante da grande pressão da concorrência neste segmento, que tem resultado numa tendência de diminuição rápida dos preços para o consumidor.

"Nós rapidamente nos adaptamos às necessidades e procura no mercado Europeu, por isso vamos interromper as vendas de laptops, incluindo Chromebooks, mas por enquanto isso é específico para a região - e não é necessariamente reflexo de condições em outros mercados fora da Europa”, referiu um porta-voz da empresa na sede do conglomerado industrial coreano.

A Samsung Electronics está entretanto a conhecer um decréscimo de vendas de 4% do segmento do mobile, que foi compensado com uma melhoria no T1 dos custos operacionais.

Na passada terça-feira numa conferência de imprensa relatada pela agência Reuters, o presidente da Samsung D.J. Lee disse que o negócio móvel da empresa vai recuperar rapidamente devido “aos seus fundamentos sólidos e capacidade tecnológica”.

Lee disse que o Galaxy Note 4 terá muito provavelmente melhores vendas do que seu antecessor devido a bons resultados na pré-venda, embora o executivo não tenha revelado números específicos. 

A estas declarações de D.J. Lee pode não ser alheio o facto da Apple ter revelado na passada semana dados surpreendentemente bons das ordens de pré-encomenda dos iPhones 6, no caso do 6 Plus concorrente directo dos Samsung Note 4 e Note Edge lançados no IFA 2014.
O iPhone 6 tem porém recebido criticas em vários aspectos, nomeadamente sobre a sua robustez de chassis para alem de muitos utilizadores não verem com agrado transportar um smartphone com mais de 4 polegadas.

Se a Samsung não reverter esta suspensão da venda de laptops na Europa, isso provavelmente significa restruturações e cortes de empregos industriais. No entanto, isso também pode resultar numa empresa mais ágil, que se concentra mais em segmentos rentáveis - como os smartphones e os wearables.

As áreas de entretenimento e saúde também são segmentos onde a Samsung mostrou um grande interesse nos últimos tempos, e na última conferência de developers, em São Francisco, a comunidade foi encorajada a focar-se nessas categorias e a expandir o ecossistema da Samsung em torno de dispositivos como o smartwatch Gear S.

Recomendado pelos leitores

Novos Surface Copilot+ PC já estão disponíveis em Portugal
HARD

Novos Surface Copilot+ PC já estão disponíveis em Portugal

LER MAIS

Brother lança novas impressoras de etiquetas de secretária
HARD

Brother lança novas impressoras de etiquetas de secretária

LER MAIS

Hikvision lança novas câmaras com visão noturna
HARD

Hikvision lança novas câmaras com visão noturna

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.