2014-9-25

HARD

É oficial - Samsung retira-se do mercado de portáteis

Agora já é oficial a possibilidade que a IT Channel já tinha avançado em Julho. A Samsung vai retirar-se do mercado dos portáteis, numa altura em que a sua área de mobilidade está em declínio de vendas.

É oficial - Samsung retira-se do mercado de portáteis

O Ativ Book 9 Plus foi o último portátil lançado pela Samsung este ano.

Existia já em Julho, entre distribuidores do Canal português, a convicção de que a Samsung se ia retirar do mercado dos portáteis. O facto de a tecnológica ter, durante 2014, apresentado apenas o Ativ Book 9 Plus e o Lite, e não ter nenhum novo laptop no IFA 2014 de Berlim no início deste mês, também revela o desinvestimento da marca neste segmento.

De acordo com a revista britanica PC Advisor, e citando fontes na própria Coreia, a Samsung poderá abandonar o negócio dos portáteis gradualmente, começando justamente pelo mercado europeu, onde já existe confirmação oficial.
A Samsung pode seguir os passos da Sony, que abandonou o negócio dos Vaio, no caso através da venda a um fundo de investimento japonês, devido a margem baixa resultante da grande pressão da concorrência neste segmento, que tem resultado numa tendência de diminuição rápida dos preços para o consumidor.

"Nós rapidamente nos adaptamos às necessidades e procura no mercado Europeu, por isso vamos interromper as vendas de laptops, incluindo Chromebooks, mas por enquanto isso é específico para a região - e não é necessariamente reflexo de condições em outros mercados fora da Europa”, referiu um porta-voz da empresa na sede do conglomerado industrial coreano.

A Samsung Electronics está entretanto a conhecer um decréscimo de vendas de 4% do segmento do mobile, que foi compensado com uma melhoria no T1 dos custos operacionais.

Na passada terça-feira numa conferência de imprensa relatada pela agência Reuters, o presidente da Samsung D.J. Lee disse que o negócio móvel da empresa vai recuperar rapidamente devido “aos seus fundamentos sólidos e capacidade tecnológica”.

Lee disse que o Galaxy Note 4 terá muito provavelmente melhores vendas do que seu antecessor devido a bons resultados na pré-venda, embora o executivo não tenha revelado números específicos. 

A estas declarações de D.J. Lee pode não ser alheio o facto da Apple ter revelado na passada semana dados surpreendentemente bons das ordens de pré-encomenda dos iPhones 6, no caso do 6 Plus concorrente directo dos Samsung Note 4 e Note Edge lançados no IFA 2014.
O iPhone 6 tem porém recebido criticas em vários aspectos, nomeadamente sobre a sua robustez de chassis para alem de muitos utilizadores não verem com agrado transportar um smartphone com mais de 4 polegadas.

Se a Samsung não reverter esta suspensão da venda de laptops na Europa, isso provavelmente significa restruturações e cortes de empregos industriais. No entanto, isso também pode resultar numa empresa mais ágil, que se concentra mais em segmentos rentáveis - como os smartphones e os wearables.

As áreas de entretenimento e saúde também são segmentos onde a Samsung mostrou um grande interesse nos últimos tempos, e na última conferência de developers, em São Francisco, a comunidade foi encorajada a focar-se nessas categorias e a expandir o ecossistema da Samsung em torno de dispositivos como o smartwatch Gear S.

Recomendado pelos leitores

TP-Link lança novo router de gaming com Wi-Fi 6
HARD

TP-Link lança novo router de gaming com Wi-Fi 6

LER MAIS

D-Link lança nova gama de switches empresariais
HARD

D-Link lança nova gama de switches empresariais

LER MAIS

D-Link lança novos pontos de acesso empresariais
HARD

D-Link lança novos pontos de acesso empresariais

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.