2020-1-02
A Canalys indica que foram vendidos 43 milhões de earphones true wireless stereo no terceiro trimestre de 2019, tornando-se a principal categoria no mercado de dispositivos inteligentes de áudio
Os dispositivos TWS (true wireless stereo), earphones wireless e headphones wireless formam o mercado de dispositivos pessoais e inteligentes de áudio e, de acordo com a Canalys, vão testemunhar o seu ano mais forte da história. No terceiro trimestre de 2019, o mercado mundial de dispositivos pessoais e inteligentes de áudio cresceu 53 % para atingir as 96,7 milhões de unidades. O segmento deverá quebrar a marca de cem milhões de unidades no último trimestre, com potencial para exceder as 350 milhões de unidades vendidas durante o ano inteiro. O estudo mais recente da Canalys mostrou que a categoria TWS não foi apenas o segmento de mais rápido crescimento neste mercado, com um crescimento de 183% ao ano no terceiro trimestre de 2019, mas também superou os earphones wireless para se tornar na principal categoria dentro do mercado. “A crescente importância do conteúdo de streaming e a rápida adoção de uma nova forma de social media, incluindo vídeos curtos, resultaram em profundas alterações no consumo de áudio dos utilizadores móveis; essas mudanças serão aceleradas nos próximos cinco anos, enquanto os avanços tecnológicos, como machine learning e assistentes inteligentes trarão inovações mais radicais em áreas como a descoberta de conteúdo de áudio e computação ambiental”, explicou Nicole Peng, vice-presidente de mobilidade da Canalys. À medida que os utilizadores ajustam os seus hábitos de consumo, a categoria TWS permitiu que os fornecedores de smartphones se adaptassem e se diferenciassem dos players de áudio tradicionais do mercado. Com 18,2 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre de 2019, a Apple controla 43% do mercado de TWS e continua a ser o criador de tendências. “A Apple está numa clara posição de liderança e não apenas na frente da tecnologia de chipset. A integração perfeita com o iPhone, recursos exclusivos de dimensionamento e cancelamento de ruído, proporcionando uma experiência de utilizador de primeira classe, é onde outros fornecedores de smartphones, como a Samsung, a Huawei e a Xiaomi, estão a apontar os seus dispositivos TWS. A curto prazo, os dispositivos pessoais e inteligentes de áudio são vistos como as melhores oportunidades de vendas para fornecedores de smartphones, em comparação com os wearables e dispositivos domésticos inteligentes”, acrescentou Nicole Peng. |