2018-5-09
Segundo dados da IDC, as vendas de desktops tiveram o seu primeiro crescimento anual em 14 trimestres, no Q1, contribuindo para o crescimento do mercado empresarial, que continua a crescer, ao contrário do doméstico
O mercado global de PCs tradicionais (desktops, notebooks e workstations), na EMEA, registou um ligeiro crescimento no primeiro trimestre de 2018 (+0,6%) com um total de 17,5 milhões de unidades vendidas, de acordo com a IDC. O mercado empresarial cresceu 6,2% devido a renovações empresariais enquanto o espaço segmento doméstico caiu em 5,2%. Os notebooks registaram uma ligeira queda na EMEA (0,5%) à medida que a exigência contínua de mobilidade e segurança impulsionou o crescimento das vendas no empresarial, contrabalançando a fraca performance do mercado doméstico na Europa Ocidental. Os desktops foram os verdadeiros impulsionadores das vendas neste trimestre, com um crescimento anual total de 2,9% na EMEA, graças em parte à crescente contribuição do gaming para o mercado de consumo. As renovações dos parques empresariais contribuíram para o panorama positivo do B2B. Na Europa Ocidental, o mercado global de PCs tradicionais sofreu uma contração de 4,3% ano-a-ano. Os notebooks registaram resultados esperados, com a mobilidade e segurança a atuarem como catalisadores do crescimento no mercado empresarial. Os desktops demonstraram sinais claros de recuperação e estabilização. As vendas de PCs tradicionais no mercado empresarial, na Europa Ocidental, cresceram 6.3% no último ano. Todas as categorias cresceram, mas os resultados mais positivos vieram dos desktops, que registaram o primeiro crescimento anual em 14 trimestres. O mercado de PCs de consumo, na Europa Ocidental, caiu 16,7%, face ao ano anterior. O gaming continua a manter uma tração de mercado saudável, impulsionado pelo causal gaming, mas o seu baixo volume tornou-o insuficiente para combater a tendência de mercado.” |