2016-3-07
Segundo dados da GFK, os smartphones deverão registar um aumento de 7 por cento nas vendas este ano, o que constrasta com o crescimento a dois dígitos de anos anteriores.
No último trimestre de 2015, a procura global em relação a smartphones atingiu 386 milhões de unidades vendidas, mais 14 por cento do que no Q3 e mais 6 por cento anualmente face a 2014.
De acordo com a Gfk, embora tenha havido uma descida do preço médio dos smartphones de 6 por cento durante o último trimestre de 2015, o total de facturação destes dispositivos alcançou os 115 mil milhões de dólares a nível global.
Relativamente ao ano de 2015, foram comercializadas cerca de 1.300 milhões de smartphones em todo o mundo, refletindo um aumento de 7 por cento relativamente a 2014. A GFK aponta a queda de parcial de 2 por cento no preço dos smartphones como o motivo para a subida tímida de 5 por cento destes equipamentos ao longo de 2015. Os smartphones alcançaram um volume de negócios global de 399 mil milhões de dólares.
"Apesar de ter alcançado um número recorde de vendas no último trimestre de 2015, e um progresso sólido geral durante o ano passado, as análises reflectem resultados díspares quando comparados entre países", refere Kevin Walsh, diretor de tendências e previsões da GFK. "As divergências económicas, a saturação do produto, a adoção dos mercados globais, o panorama político, as mudanças a nível social e, inclusive, aspectos derivados de temas desportivos, causaram impacto na procura de smartphones e no preço estabelecido para a sua comercialização a nível de todos os países".
A região que mais se destacou em 2015 no mercado de smartphone é a APAC ( Ásia-Pacífico), com um volume de vendas superior a 21 por cento do volume total global. A índia foi o país que mais se destacou, com um crescimento anual do mercado de smartphones de 34 por cento, marcado principalmente pelos equipamentos low-cost.
A nível europeu, os principais países intervenientes no mercado destes dispositivos foram a França, Alemanha e Reino Unido, com um crescimento de apenas 5 por cento no Q4 de 2015, auxiliado pelo mercado low-cost que verificou um crescimento de 61 por cento.