2017-1-05
A Lenovo revelou em Las Vegas os New Glass C200, que devem chegar ao mercado apenas em junho, e que se dirigem aos mercado empresarial. Combinam realidade aumentada com inteligência artificial, recorrendo aos smartphones dos utilizadores
Com este novo wearable, a Lenovo entra oficialmente no mercado dos dispositivos de AR. Os New Glass C200 são smart glasses de realidade aumentada (augmented reality, AR) monoculares que têm a particularidade de recorrer também ao smartphone. A unidade ocular tem uma câmara e corre sobre Linux, tendo a função de melhorar a perceção de “mixed reality” do utilizador, ou seja, permite visualizar em simultâneo o mundo digital da realidade aumentada e o mundo real. Os óculos também incluem uma estrutura de suporte para o smartphone, que se coneta aos New Glass C200 através de uma aplicação. Segundo a Lenovo, isto permite que o dispositivo tenham um maior desempenho computacional e a vantagem da conetividade LTE. O óculos incluem ainda software de inteligência artificial, o Lenovo LBD Martin, para identificar imagens e classificá-las em tempo real. Este software recolhe e analisa dados oriundos da câmara do dispositivo, dos sensores e do histórico do utilizador, combinando essa informação com os comandos de voz e gestos. Deste modo, opera como uma assistente pessoal que disponibiliza informação e ferramentas relevantes para uma determinada tarefa. A Lenovo também anunciou uma plataforma de software (Lenovo NBD Titan) que permite a cada utilizador criar e editar conteúdo de AR, mesmo developers menos experientes. Os New Glass C200 competem, sobretudo, com os Moverio, da Epson, podendo afirmar-se como uma alterativa mais económica (apesar da Lenovo ainda não ter revelado o seu preço), dado que funcionam com recurso a um smartphone. |