2014-10-23

HARD

Bye bye, Nokia

O nome Nokia vai desaparecer, e isso era previsível desde a compra do negócio de terminais pela Microsoft. A mudança está para muito breve e já está comunicado no Facebook da ainda Nokia. Desaparece uma marca muito forte e antiga na Europa, algo que em Redmond, lá na costa Oeste dos EUA, podem não valorizar assim tanto.

Bye bye, Nokia

Os telem´

Na passada terça-feira, um post nos vários facebook da Nokia, incluido o de Portugal, anunciava o inicio do fim para a marca que nos é tão familiar.

O nome Nokia faz parte da história europeia da inovação em electrónica e comunicações. Desde os anos 60 que o nome Nokia se tornou familiar em vários meios profissionais, desde as radio-comunicações marítimas às operadoras de telefones fixos.

Mas foi com o GSM, e já em 1991 com a normalização das regras europeias de telecomunicações digitais, que o nome Nokia se tornou familiar a milhões de consumidores. Foi a chegada do telemóvel tal como o conhecemos hoje, e nenhuma marca na Europa é tão sinónimo de telemóvel como o nome Nokia.

De alguma forma a marca Nokia representa para um europeu o que para um americano significa Motorola, mas com uma diferença: a tecnologia europeia ia à frente da tecnologia norte-americana em telefones móveis.

A decisão da Microsoft de ‘matar’ a marca Nokia de momento exclui as linhas low-end, como os Asha e os dispositivos básicos que usam Symbian, o sistema operativo que qualquer pessoa com mais de 25 anos em qualquer ponto da sua vida terá usado.

Microsoft Lumia é o novo nome pelo qual serão comercializados os terminais da antiga Nokia

A Finlândia está em recessão económica devido à crise da Nokia e os especialistas em macro-economia atribuem um impacto negativo acumulado de 14% do PIB nacional desde 2009, aos problemas do fabricante de telecomunicações.

O governo Finlandês continua a lutar na gestão da crise resultante da redução de postos de trabalho que a Microsoft anunciou ( 11.500 em todo o mundo e 20% da força laboral da empresa na Filândia) , e que os governantes alegam que é uma responsabilidade social inerente a autorização de venda do que constituía o principal activo nacional.

Programas de inserção laboral e estimulo a criação de pequenas empresas estão a ser implementados na Filândia, onde numa população de pouco mais de 5 milhões de cidadãos, o impacto laboral do plano de redução de efectivos é muito grande na sociadade.

De acordo com a Bloomberg, a Microsoft afirma continuar empenhada na sua presença na Finlândia e no desenvolvimento das suas actividades naquele pais escandinavo, membro da UE desde 1995.

A divisão de redes da Nokia (Nokia Network)  continua autónoma e não fez parte do acordo de compra pela Microsoft.

Recomendado pelos leitores

Novos Surface Copilot+ PC já estão disponíveis em Portugal
HARD

Novos Surface Copilot+ PC já estão disponíveis em Portugal

LER MAIS

Brother lança novas impressoras de etiquetas de secretária
HARD

Brother lança novas impressoras de etiquetas de secretária

LER MAIS

Hikvision lança novas câmaras com visão noturna
HARD

Hikvision lança novas câmaras com visão noturna

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.