Os dados da Gartner indicam que na reta final do ano foram vendidos 367,5 milhões de smartphones em todo o mundo. Ao todo, em 2014, foram vendidas mil milhões de unidades mundialmente em 2014, mais 28,4% do que 2014. O relatório indica ainda que os smartphones representaram dois terços dos telemóveis vendidos em todo o planeta.
Anshul Gupta, analista da Gartner, indica que “o desempenho da Samsung se deteriorou ainda mais no quarto trimestre de 2014, quando a companhia perdia quase 10 pontos percentuais de quota”. Esta queda, diz, “mostra que a quota dos utilizadores de terminais premium da empresa coreana diminuiu significativamente”.
No entanto, a informação avançada pela IDC contraria que a Samsung tenha perdido a sua posição de liderança no Q4 - mantém-se à frente da Apple, ainda que por uma diferença mínima.
(Vendas mundiais de smartphones por fabricante, no 4º trimestre de 2014, em milhões de unidades - Gartner)
A diretora de investigação da Gartner, Roberta Cozza, destaca que a Apple domina o mercado premium e que os fabricantes chineses estão a disponibilizar terminais com uma qualidade cada vez mais superior a preços inferiores, sugerindo que se a Samsung pretende diferenciar-se e recuperar a estratégia deve passar por um ecossistema sólido de aplicações, conteúdos e serviços exclusivos.
Os resultados por fabricante demonstram que o último trimestre do ano foi também o melhor da Apple, que vendeu 74,8 milhões de dispositivos e alcançou, assim a primeira posição no mercado global de smartphones neste período. A China e os EUA foram os mercados que mais contribuíram para este cenário – com um crescimento de 56 e de 88%, respetivamente.
(Vendas mundiais de smartphones por fabricante em 2014, em milhões de unidades - Gartner)
A Lenovo surge no terceiro lugar do trimestre, com os resultados a incluírem as vendas da Motorola (cuja fusão se concluiu em outubro de 2014), com 6,6% de quota de mercado e um crescimento de 47,6%.
Os fabricantes chineses, onde se incluem a Huawei e a Xiaomi, aumentaram as suas vendas no mercado interno e externo, sobretudo no segmento de smartphones de gama média baixa.
A Gartner indica ainda que os smartphones de baixo custo serão os responsáveis para a migração em massa para este tipo de dispositivos por parte de mercados emergentes, como a Rússia, México e Índia. O Android será o grande beneficiado com esta transição, cuja quota de mercado cresceu 2,2 pontos percentuais em 2014.
O Windows Phone registou bons resultados em alguns mercados europeus e também no segmento empresarial.
De uma forma global, a venda de telemóveis em 2014 alcançou 1900 milhões de unidades, um crescimento de 3,9% em relação a 2013. Com exceção da Europa Ocidental e do Japão, onde houve uma queda de 9,1 e de 2,8%, todas as regiões registaram um aumento. |