2015-3-06

HARD

Apple ultrapassa Samsung no último trimestre de 2014?

Os dados agora revelados pela Gartner revelam que as vendas de smartphones cresceram 29,9% no Q4 e que neste período as vendas da Apple retiraram à Samsung a posição de liderança no segmento premium, que detinha deste 2011. Os dados da IDC, no entanto, não corroboram estes valores, indicando que no último trimestre a Samsung conservou a liderança, ainda que por pouca margem

Apple ultrapassa Samsung no último trimestre de 2014?

Os dados da Gartner indicam que na reta final do ano foram vendidos 367,5 milhões de smartphones em todo o mundo. Ao todo, em 2014, foram vendidas mil milhões de unidades mundialmente em 2014, mais 28,4% do que 2014. O relatório indica ainda que os smartphones representaram dois terços dos telemóveis vendidos em todo o planeta.
Anshul Gupta, analista da Gartner, indica que “o desempenho da Samsung se deteriorou ainda mais no quarto trimestre de 2014, quando a companhia perdia quase 10 pontos percentuais de quota”. Esta queda, diz, “mostra que a quota dos utilizadores de terminais premium da empresa coreana diminuiu significativamente”.

No entanto, a informação avançada pela IDC contraria que a Samsung tenha perdido a sua posição de liderança no Q4 - mantém-se à frente da Apple, ainda que por uma diferença mínima.

(Vendas mundiais de smartphones por fabricante, no 4º trimestre de 2014, em milhões de unidades - Gartner)


A diretora de investigação da Gartner, Roberta Cozza, destaca que a Apple domina o mercado premium e que os fabricantes chineses estão a disponibilizar terminais com uma qualidade cada vez mais superior a preços inferiores, sugerindo que se a Samsung pretende diferenciar-se e recuperar a estratégia deve passar por um ecossistema sólido de aplicações, conteúdos e serviços exclusivos.
Os resultados por fabricante demonstram que o último trimestre do ano foi também o melhor da Apple, que vendeu 74,8 milhões de dispositivos e alcançou, assim a primeira posição no mercado global de smartphones neste período. A China e os EUA foram os mercados que mais contribuíram para este cenário – com um crescimento de 56 e de 88%, respetivamente.

(Vendas mundiais de smartphones por fabricante em 2014, em milhões de unidades - Gartner)

A Lenovo surge no terceiro lugar do trimestre, com os resultados a incluírem as vendas da Motorola (cuja fusão se concluiu em outubro de 2014), com 6,6% de quota de mercado e um crescimento de 47,6%.
Os fabricantes chineses, onde se incluem a Huawei e a Xiaomi, aumentaram as suas vendas no mercado interno e externo, sobretudo no segmento de smartphones de gama média baixa.
A Gartner indica ainda que os smartphones de baixo custo serão os responsáveis para a migração em massa para este tipo de dispositivos por parte de mercados emergentes, como a Rússia, México e Índia. O Android será o grande beneficiado com esta transição, cuja quota de mercado cresceu 2,2 pontos percentuais em 2014.
O Windows Phone registou bons resultados em alguns mercados europeus e também no segmento empresarial.
De uma forma global, a venda de telemóveis em 2014 alcançou 1900 milhões de unidades, um crescimento de 3,9% em relação a 2013. Com exceção da Europa Ocidental e do Japão, onde houve uma queda de 9,1 e de 2,8%, todas as regiões registaram um aumento.

Recomendado pelos leitores

D-Link lança nova gama de switches empresariais
HARD

D-Link lança nova gama de switches empresariais

LER MAIS

D-Link lança novos pontos de acesso empresariais
HARD

D-Link lança novos pontos de acesso empresariais

LER MAIS

TP-Link expande rede Wi-Fi para exteriores com Deco X50-Outdoor
HARD

TP-Link expande rede Wi-Fi para exteriores com Deco X50-Outdoor

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.