2016-1-10
A marca poderia ter deixado os registos de domínio de Internet anónimos, mas qualquer consulta num serviço de whois dos nomes apple.car, apple.cars e apple.auto devolve o nome da empresa de Cupertino como o proprietário do registo.
Estudo para um Concept car Apple segundo a visão criativa do designer Franco Grassi
Foi o site MacRumors, que independentemente do nome “rumores” tem bastante credibilidade junto da comunidade de utilizadores Apple, que descobriu estes 3 registos de domínios na internet. Num artigo publicado no IT Channel em agosto passado, intitulado “Agora existem provas do projeto” (ler aqui), dávamos conta que a Apple tinha alugado uma conhecida pista de testes na Califórnia ( GoMentum Station), um furo noticioso do britânico Guardian baseado numa “gafe” dum fax deixado numa secretária. O resultado da query a uma base Whois para o domínio web apple.car A data agora mais falada para o lançamento do Apple Car é o início de 2019.
Nesta última possibilidade, a aliança com o fabricante de automóveis elétricos Tesla era a mais falada e aparentemente mais lógica, porque ambas as empresas californianas trabalham para um mesmo segmento premium. Mas recentemente o fundador da Tesla, Elon Musk, questionado sobre os rumores (confirmados) de que a Apple lhe está a “roubar” engenheiros, ironizou: "It's good that Apple is moving and investing in this direction. But cars are very complex compared to phones or smartwatches. Se não é a Tesla o parceiro da Apple, o que parece agora confirmado, todo o projeto Titan ainda é mais misterioso. O que pode mudar nas baterias até 2019? Quando falamos de um Apple Car em 2019 não podemos deixar de pensar nas atuais limitações do armazenamento de energia e autonomia dos carros elétricos. Mas isso pode estar a mudar, e depressa. Não as baterias, mas a utilização dos chamados super-condensadores ou ultracapacitors. É possível que os super-condensadores não substituam por completo as baterias no curto prazo devido ao custo e volume, mas a sua utilização em paralelo com estas é agora estudada como forma de obter elevada capacidade instantânea, e tempos de carga ultra rápidos para percursos mais reduzidos. A bem informada Bloomberg considerou a Maxwell Technologies, empresa californiana líder em super-condensadores, como uma das 10 mais interessantes empresas para investir em 2016. |