2017-3-01
Um estudo encomendado pela Google dá conta de que em todo o mundo a adoção de smartphones duplicou nos últimos quatro anos. Em Portugal,o crescimento foi ainda mais expressivo
A adoção de smartphones a nível global duplicou em apenas quatro anos revela um novo estudo da Google. Durante cinco anos, num estudo encomendado pela Google, a empresa de estudos de mercado Kantar TNS entrevistou consumidores de todo o mundo sobre os seus hábitos na internet. As respostas revelam que, em poucos anos, a Internet trouxe alterações profundas nos seus hábitos e na sua vida quotidiana. Em 2012, um em cada três consumidores (33%) de 40 mercados tinha acesso a um smartphone. Quatro anos mais tarde, a percentagem subiu vertiginosamente para 70%. Hoje, em Portugal, 59% usam um smartphone, um valor que contrasta com os 18% registados há 5 anos revelando um crescimento assinalável. Para a maioria dos portugueses, a maior mudança nos últimos cinco anos foi provavelmente o seu smartphone. Embora o crescimento da utilização dos smartphones se tenha verificado em todas as faixas etárias, são os mais jovens os que mais o utilizam. Para a faixa etária abaixo dos 25 anos, o smartphone tornou-se num dispositivo para: aceder às redes sociais (83%); encontrar informação nos motores de busca (67%); ver vídeos (75%) e compras online (3%); e procurar por informação sobre os produtos (46%) Em todo o mundo, quase um terço dos utilizadores de smartphones disse aceder à internet mais frequentemente através de um smartphone do que através de um computador ou tablet. Em Portugal, este número atinge os 23%.
Mais dispositivos por pessoa Em simultâneo, as pessoas estão a utilizar cada vez mais dispositivos. Em 2012, a Google perguntava aos portugueses se utilizavem smartphones, tablets e computadores. Nessa altura, 52% da população usava um destes dispositivos, 15% usavam dois e 3% os três dispositivos. Cinco anos depois, 23% usam os três dispositivos. Outros dispositivos revelam também taxas de adoção assinaláveis: 27% disseram utilizar televisão com acesso à Internet (a chamada Smart TV). Durante cinco anos, a Google e a Kantar TNS realizaram mais de 625 mil entrevistas a consumidores de todo o mundo. |