2017-3-01

HARD

Adoção de smartphones em Portugal triplicou em quatro anos

Um estudo encomendado pela Google dá conta de que em todo o mundo a adoção de smartphones duplicou nos últimos quatro anos. Em Portugal,o crescimento foi ainda mais expressivo

Adoção de smartphones em Portugal triplicou em quatro anos

A adoção de smartphones a nível global duplicou em apenas quatro anos revela um novo estudo da Google. Durante cinco anos, num estudo encomendado pela Google, a empresa de estudos de mercado Kantar TNS entrevistou consumidores de todo o mundo sobre os seus hábitos na internet. As respostas revelam que, em poucos anos, a Internet trouxe alterações profundas nos seus hábitos e na sua vida quotidiana.

Em 2012, um em cada três consumidores (33%) de 40 mercados tinha acesso a um smartphone. Quatro anos mais tarde, a percentagem subiu vertiginosamente para 70%. Hoje, em Portugal, 59% usam um smartphone, um valor que contrasta com os 18% registados há 5 anos revelando um crescimento assinalável.

Para a maioria dos portugueses, a maior mudança nos últimos cinco anos foi provavelmente o seu smartphone. Embora o crescimento da utilização dos smartphones se tenha verificado em todas as faixas etárias, são os mais jovens os que mais o utilizam. Para a faixa etária abaixo dos 25 anos, o smartphone tornou-se num dispositivo para: aceder às redes sociais (83%); encontrar informação nos motores de busca (67%); ver vídeos (75%) e compras online (3%); e procurar por informação sobre os produtos (46%)

Em todo o mundo, quase um terço dos utilizadores de smartphones disse aceder à internet mais frequentemente através de um smartphone do que através de um computador ou tablet. Em Portugal, este número atinge os 23%.

 

Mais dispositivos por pessoa

Em simultâneo, as pessoas estão a utilizar cada vez mais dispositivos. Em 2012, a Google perguntava aos portugueses se utilizavem smartphones, tablets e computadores. Nessa altura, 52% da população usava um destes dispositivos, 15% usavam dois e 3% os três dispositivos. Cinco anos depois, 23% usam os três dispositivos. Outros dispositivos revelam também taxas de adoção assinaláveis: 27% disseram utilizar televisão com acesso à Internet (a chamada Smart TV).  

Durante cinco anos, a Google e a Kantar TNS realizaram mais de 625 mil entrevistas a consumidores de todo o mundo.

Recomendado pelos leitores

QNAP anuncia novo NAS de quatro baías para montagem em bastidor
HARD

QNAP anuncia novo NAS de quatro baías para montagem em bastidor

LER MAIS

LG vai lançar portátil com IA híbrida
HARD

LG vai lançar portátil com IA híbrida

LER MAIS

Vendas de headsets de VR diminuem pelo terceiro trimestre consecutivo
HARD

Vendas de headsets de VR diminuem pelo terceiro trimestre consecutivo

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.