2016-1-04

VENUE

Vem aí o maior espetáculo do mundo

O maior evento mundial de tecnologia de consumo abre portas esta semana. O Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas, tem sido a mais fiável janela para o futuro. O que esperar este ano?

Vem aí o maior espetáculo do mundo

CES de Las Vegas é o maior evento de tecnologia do mundo, tanto em número de visitantes, com mais de 170.000 pessoas em 2015, como de área exposicional, com cerca de 220.000 metros quadrados.


Os olhos do mundo tecnológico estão esta semana no CES de Las Vegas. Desenganem-se os que ainda pensam que o CES é uma feira de televisores. Os maiores players de tecnologia marcam presença no certame, e a prová-lo estão os keynotes de líderes como Ginni Rometty, da IBM, Brian Krzanich, da Intel, e WP Hong, da Samsung Business, aos quais se juntam também os presidentes dos dois mais importantes fabricantes de automóveis ocidentais, a General Motors e a Volkswagen.

Mas o que esperar do “chão da feira”, em termos de lançamentos e anúncios?

O audiovisual vai continuar a dominar o CES, mas não se podem esperar anúncios bombásticos em termos de tecnologia, uma vez que o 4K na prática entrou em produção em 2015, e o 8K deverá ficar ainda reservado a aplicações profissionais num futuro previsível.
A televisão é o ponto central e natural da IoT em ambiente doméstico, ao nível do controlo da Smart Home, cujo caminho já foi aberto pela Samsung e que deverá receber mais novidades por parte dos restantes fabricantes.

A maior quantidade de anúncios de novos produtos deverá vir do lado dos “terminais”: smartphones, tablets e laptops vão marcar, como sempre, um ritmo alucinante de novos lançamentos.

A Realidade Virtual é a eterna expectativa, mas os progressos não têm sido disrutivos de ano para ano. São, ainda assim, esperadas novidades do lado da Sony e da HTV, assim como de vários outros fabricantes no entretenimento e jogos.

Os wearables vão certamente conhecer grandes desenvolvimentos, sobretudo a democratização ao nível do seu uso, porque muitos fabricantes trilham agora o caminho aberto pela Apple e Samsung e vão apresentar as suas versões, em formatos mais profissionais, sociais ou desportivos, mas seguramente mais acessíveis.
O regresso dos “ouvidos” ao centro da tecnologia é esperado, não só pelo lado dos headphones Wi-Fi, mas pela nova categoria em si, os “Hearables”, que não serão simples dispositivos passivos de som, mas também dotados de sensores e microfones minúsculos.

A IoT vai finalmente fazer arrancar a "velha" domótica” agora apelidada de Smart Home.
Apple, Google e Samsung lideram o caminho e é previsível que agora a casa inteligente comece a tornar-se acessível ao comum dos mortais, com centenas de anúncios esperados, desde eletrodomesticos que fazem encomendas sozinhos a Smart Hubs, onde tudo se liga com tudo em todo o lado, numa ainda confusa “selva” de bichos falantes que o tempo vai certamente padronizar, ou pelo menos, compatibilizar.

Reconhecimento facial: Nem password, nem impressão digital, nem palma da mão. Reconhecer um rosto autorizado vai ser outra novidade  apresentada no CES, e não necessáriamente pela mão de fabricantes tradicionais. Video porteiros e outros dispositivos de controlo de acesso vão certamente mostrar que mesmo que deixe crescer a barba, vai poder entrar em casa depois das férias.

No entanto, o que menos se poderia esperar de um evento denominado “Consumer Electronic Show” são carros. Ainda assim, é exatamente do mundo automóvel que se esperam grandes anúncios em 2016. E um dos motivos é o facto de a convergência das tecnologias estar a esbater fronteiras em indústrias outrora totalmente separadas.
Tanto a General Motors, pela voz da sua CEO Mary Barra, como a Volkswagen Auto, com o seu novo líder Herbert Diess, vão transmitir as suas visões acerca de uma mobilidade mais inteligente e mais ecológica. Mas são esperadas novidades, também pela mão da BMW, Audi e Google, a este respeito.
Na integração do automóvel com os nossos dispositivos móveis ( incluindo navegação) , deverão acontecer muitos anuncios de fabricantes na adoção das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.

No entanto, como tem acontecido desde sempre com o CES, é bem possível que a maior novidade venha a ser uma total surpresa.
Por cá, o IT Channel irá trazer-lhe o que de mais relevante ocorrer no maior show de tecnologia do mundo.

TAGS

CES CES 2016

Recomendado pelos leitores

Assista gratuitamente ao Live Event do IT Channel sobre a importância da NIS2 e o futuro da cibersegurança
VENUE

Assista gratuitamente ao Live Event do IT Channel sobre a importância da NIS2 e o futuro da cibersegurança

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.