Os olhos do mundo tecnológico estão esta semana no CES de Las Vegas. Desenganem-se os que ainda pensam que o CES é uma feira de televisores. Os maiores players de tecnologia marcam presença no certame, e a prová-lo estão os keynotes de líderes como Ginni Rometty, da IBM, Brian Krzanich, da Intel, e WP Hong, da Samsung Business, aos quais se juntam também os presidentes dos dois mais importantes fabricantes de automóveis ocidentais, a General Motors e a Volkswagen.
Mas o que esperar do “chão da feira”, em termos de lançamentos e anúncios?
O audiovisual vai continuar a dominar o CES, mas não se podem esperar anúncios bombásticos em termos de tecnologia, uma vez que o 4K na prática entrou em produção em 2015, e o 8K deverá ficar ainda reservado a aplicações profissionais num futuro previsível.
A televisão é o ponto central e natural da IoT em ambiente doméstico, ao nível do controlo da Smart Home, cujo caminho já foi aberto pela Samsung e que deverá receber mais novidades por parte dos restantes fabricantes.
A maior quantidade de anúncios de novos produtos deverá vir do lado dos “terminais”: smartphones, tablets e laptops vão marcar, como sempre, um ritmo alucinante de novos lançamentos.
A Realidade Virtual é a eterna expectativa, mas os progressos não têm sido disrutivos de ano para ano. São, ainda assim, esperadas novidades do lado da Sony e da HTV, assim como de vários outros fabricantes no entretenimento e jogos.
Os wearables vão certamente conhecer grandes desenvolvimentos, sobretudo a democratização ao nível do seu uso, porque muitos fabricantes trilham agora o caminho aberto pela Apple e Samsung e vão apresentar as suas versões, em formatos mais profissionais, sociais ou desportivos, mas seguramente mais acessíveis.
O regresso dos “ouvidos” ao centro da tecnologia é esperado, não só pelo lado dos headphones Wi-Fi, mas pela nova categoria em si, os “Hearables”, que não serão simples dispositivos passivos de som, mas também dotados de sensores e microfones minúsculos.
A IoT vai finalmente fazer arrancar a "velha" domótica” agora apelidada de Smart Home.
Apple, Google e Samsung lideram o caminho e é previsível que agora a casa inteligente comece a tornar-se acessível ao comum dos mortais, com centenas de anúncios esperados, desde eletrodomesticos que fazem encomendas sozinhos a Smart Hubs, onde tudo se liga com tudo em todo o lado, numa ainda confusa “selva” de bichos falantes que o tempo vai certamente padronizar, ou pelo menos, compatibilizar.
Reconhecimento facial: Nem password, nem impressão digital, nem palma da mão. Reconhecer um rosto autorizado vai ser outra novidade apresentada no CES, e não necessáriamente pela mão de fabricantes tradicionais. Video porteiros e outros dispositivos de controlo de acesso vão certamente mostrar que mesmo que deixe crescer a barba, vai poder entrar em casa depois das férias.
No entanto, o que menos se poderia esperar de um evento denominado “Consumer Electronic Show” são carros. Ainda assim, é exatamente do mundo automóvel que se esperam grandes anúncios em 2016. E um dos motivos é o facto de a convergência das tecnologias estar a esbater fronteiras em indústrias outrora totalmente separadas.
Tanto a General Motors, pela voz da sua CEO Mary Barra, como a Volkswagen Auto, com o seu novo líder Herbert Diess, vão transmitir as suas visões acerca de uma mobilidade mais inteligente e mais ecológica. Mas são esperadas novidades, também pela mão da BMW, Audi e Google, a este respeito.
Na integração do automóvel com os nossos dispositivos móveis ( incluindo navegação) , deverão acontecer muitos anuncios de fabricantes na adoção das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.
No entanto, como tem acontecido desde sempre com o CES, é bem possível que a maior novidade venha a ser uma total surpresa.
Por cá, o IT Channel irá trazer-lhe o que de mais relevante ocorrer no maior show de tecnologia do mundo.
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