Camila Vidal em 2019-11-22
O Infor Costumer Day Portugal 2019 aconteceu em Coimbra, no hotel Vila Galé. Entre novidades e atualizações de serviços, a aposta em Portugal também é levada a sério pela empresa, e as Parcerias em território nacional mais valorizadas do que nunca
Roy Forsyth, Solution Director, Infor
Laurent Jacquemain, VP Sales Southern Europe da Infor, começou por explicar que a Infor se pauta pelo “negócio da produtividade”. E isto traduz-se, na prática, em ações como ser possível “implementar um ERP em menos de seis meses” – para descrença dos clientes e Parceiros presentes, que não achavam ser possível. A Infor garante que é. A presença em 120 países, os 68 mil clientes e o “grande crescimento na ida para a cloud” - 60% crescimento do SaaS de 2018 para 2019 – criou a possibilidade de se fidelizarem mais 500 novos clientes este ano. Mas ainda não chega: “no futuro vamos acrescentar mais algoritmos e ciência às nossas suites”, referiu Lauren Jacquemain, que lembrou igualmente que a Infor “não entrega produtos que sirvam a todas as empresas”, adaptando-se à especificidade das indústrias em que opera. Apesar de continuarem a “entregar Infor Cloud Suites on premises”, o responsável deixa claro que, eventualmente, esta deixará de ser uma aposta necessária e a questão “não é se tenho de ir para a cloud ou não, é quando”, diz. José Velázquez, Managing Director Iberia, assinala que a Infor tomou “a decisão de apostar em Portugal para fazer crescer o negócio” e a aposta é vencedora. Na estratégia ibérica há três áreas de foco principais, assinala: cloud suites, produtos edge e ecossistema. Para este ecossistema muito contribuem os Parceiros que, para Paulo Rosa, Sales Manager Portugal, capacitam a Infor em termos de “crescimento e entendimento da realidade local”. É importante que os “clientes saibam com quem podem contar” e a estratégia em Portugal valoriza hoje, mais do que nunca, o Canal. Paulo Rosa assinalou também que “o caminho para a cloud não é o caminho da Infor, é o caminho do mercado”. Se em Portugal existe “a mentalidade de que ter o servidor debaixo da secretária” é mais seguro, Paulo Rosa garante que “com a Amazon [Web Services] está mais”. A AWS é, de resto, a Parceira que garante a segurança da cloud e respetivos serviços da Infor neste contexto. Também, refere, os “custos garantidamente inferiores” numa perspetiva “de cinco a dez anos” são outros benefícios a ter em conta. Além do custo, os processos de implementação da Infor, segundo Ana Roque, Project Manager, Professional Services, “reduzem bastante o risco porque são processos standard, automatizados (...), conferem um resultado previsível”. À implementação tradicional junta-se a novidade dos implementation accellerators, já existindo 22, divididos por indústria, que prometem implementação “bastante mais curta e custos reduzidos” – estes aceleradores são dirigidos às empresas com maior capacidade de otimização. Roy Forsyth, Solution Director, focou a importância da inteligência artificial na sua apresentação. Apresentando o Infor OS, Coleman e Data Lake, o responsável diz não conseguir “dizer se os teclados existirão daqui a cinco anos”, num momento em que os comandos por voz vão ficando cada vez mais sofisticados e cuja adoção vai aumentando. Sob a premissa da importância da inteligência artificial, uma reflexão sobre as novas tecnologias adotadas pela Infor desemboca em “oito pilares, ou componentes, do Infor OS”. São estes a User Experience, Integração/iPaaS, Segurança, Extensibilidade/PaaS, Gestão de Dados, Inteligência Artificial, IoT e Digital Governance. A reportagem completa pode ser lida na próxima edição do IT Channel. O IT Channel foi Media Partner do Infor Costumer Day 2019 |