“O volume dos dados das empresas continua a crescer rapidamente, pelo que é imperativo transformá-los em informação de valor para as organizações”, refere Rui Gaspar, Responsável de SAP HANA da SAP Portugal. “O processamento destes dados é cada vez mais desafiante devido à variedade de dados com que os ambientes tradicionais de TI têm agora de lidar. Superar a diversidade de dados permite novos processos e soluções para problemas que não poderiam ser resolvidos no passado. As empresas têm sucesso e conseguem manter a sua vantagem competitiva se forem capazes de avaliar e interpretar esta enorme quantidade de dados, bem como as novas fontes de dados, como são as redes sociais, sensores e dispositivos em tempo real”.
Nesta montra de tecnologia que chegou a Portugal num camião, preparado de raiz pela multinacional alemã e cujo percurso, para estar mais perto dos seus clientes, abrangerá 17 países europeus durante seis meses, a SAP colocou em evidência a sua plataforma SAP HANA, a base das tecnologias de Big Data da SAP, que permite a análise e o processamento de grandes volumes de dados em tempo real.
Entre os 29 cenários de negócio e entretenimento em demonstração, o desporto, os sectores de transporte e retalho mobilizaram a área principal deste camião recheado de inovação. Demos guiadas destacam como as organizações podem aumentar os processos de negócios e análises existentes com Big Data, no sentido de obterem uma maior vantagem estratégica sobre a concorrência, por exemplo, aquando da entrada em novos mercados ou na conquista de novos clientes.
A SAP mostrou casos práticos e cenários orientados para as empresas de diferentes sectores de actividade e realçou a aposta da tecnologia da SAP na área do desporto e do entretenimento. Baseada no sucesso alcançado na eficiência e melhoria do funcionamento dos negócios das empresas, a SAP está a aplicar as tecnologias Big Data ao desporto, de forma a disponibilizar informação inteligente aos líderes desportivos para estes poderem aumentar o desempenho e o rendimento das suas equipas e dos seus atletas, bem como a transformar a experiência do público desportivo, ao aproximar sócios e adeptos aos seus clubes e ídolos, permitindo que se interessem e se envolvam ainda mais na dinâmica do desporto.
SAP Inova em Quatro Áreas do Mundo do Desporto
No desporto, o destaque foi para a demonstração do projecto conjunto da SAP e da Associação Alemã de Futebol, que visa ajudar os jogadores da selecção alemã a atingir níveis de elevado desempenho, graças à captura e análise de dados em tempo real, incluindo a análise espacial dos movimentos dos jogadores e visualizações de tácticas em 3D. A plataforma SAP HANA evidencia-se nesta demonstração pela capacidade de processamento de um grande volume de dados em tempo real. Por exemplo, durante um treino, em apenas 10 minutos, 10 jogadores com três bolas podem produzir mais de 7 milhões de dados, que a SAP HANA pode processar em tempo real. Por sua vez, num único jogo mais de 60 milhões de registos posicionais podem ser transmitidos, analisados e armazenados, utilizando esta plataforma de processamento em memória.
Para além desta área de monitorização e desempenho dos jogadores em tempo real, a SAP também está a inovar ao nível da experiência dos fãs disponibilizando acesso a estatísticas e a informação sobre os jogadores e equipas, bem como o acesso aos social media e análise de sentimentos nas redes sociais, com personalização de campanhas de marketing, com base no comportamento dos fãs e na interacção online com outros fãs através de dispositivos móveis.
Outra área de aposta da aplicação da tecnologia é a de CRM e vendas de bilhetes, onde o objectivo da SAP é disponibilizar aos gestores das equipas e organizadores de eventos uma visão de 360 graus do seu público, vendas de bilhetes, merchandising, campanhas e competições. E, por último, a área de resultados e operações de negócio, para os organizadores dos eventos, que engloba a gestão da informação logística, financeira e de recursos humanos em tempo real.
SAP Mostra o Futuro no Sector dos Transportes e do Retalho
Na área dos transportes, a demonstração de big data da SAP revelou como é que as empresas e outras entidades do sector estão a moldar o futuro dos transportes através de uma única plataforma que aglutina e analisa em tempo real toda a informação proveniente dos mais de 300 sensores disponíveis num veículo automóvel.
Uma máquina de venda automática, por sua vez, mostrou como é que as preferências do cliente podem ser antecipadas para aumentar a satisfação do consumidor. Esta ferramenta potencia a rentabilidade de cada ponto de venda e é facilmente aplicável de forma transversal a todas as indústrias.
Foram também demonstrados vários cenários de negócio melhorados pelo Big Data e pela Internet of Things, que aproveitam o poder das tecnologias de predictive analytics, mobilidade e cloud da SAP, tais como SAP HANA, SAP Fiori e SAP Sentiment Analysis.
Lançamento dos Serviços SAP para Big Data
No início do Big Data Tour, a SAP anunciou novos serviços end-to-end de Big Data que ajudam os clientes a perceber o potencial dos seus dados. O SAP Services for Big Data é um conjunto alargado de serviços que facilita a implementação e utilização de dados e soluções complexos. Desde a orientação estratégica, consultoria de ciência dos dados e suporte à implementação, até à gestão permanente de um ambiente de Big Data, a SAP trabalha com as organizações à medida que elas desenvolvem capacidades e competências end-to-end para captura, armazenamento, processamento e consumo de nova informação baseada nos dados.
A SAP iniciou o Big Data Tour 2014 na Europa no dia 5 de Maio com um camião equipado com as mais avançadas tecnologias com a missão de mostrar o potencial do Big Data. O camião de inovação da SAP vai viajar até meados de Novembro por 17 países, incluindo Portugal, onde permanece até ao dia 30 de Maio. |