Rui Damião em 2021-11-23

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Sophos tem “objetivo claríssimo” para o mercado português

Durante o evento organizado em conjunto pela Ajomal Asociados e pela Sophos, a empresa de cibersegurança reforçou que procura crescer e vai investir em Portugal

Sophos tem “objetivo claríssimo” para o mercado português

Pedro Mello, Territory Channel Manager da Sophos em Portugal, durante o evento 'Stop Ransomware' da Ajoomal Asociados e da Sophos

Ainda que a Ajoomal só esteja presente em Portugal desde 2010, a Parceria entre a empresa e a Sophos já tem 20 anos, refere Fernando Santos, Country Manager da Ajoomal Asociados em Portugal, na abertura do ‘Stop Ransomware’, evento organizado em conjunto pela Ajoomal e pela Sophos, que se realizou esta quinta-feira (23 de novembro) em Lisboa.

De acordo com Fernando Santos, a equipa Sophos Ajoomal procura ser ágil e ter uma resposta rápida às necessidades dos clientes, proximidade e atenção aos detalhes, equipa técnica especializada e certificada – nomeadamente em serviço de suporte, serviços profissionais e centro de formação certificada –, atividades de marketing personalizadas e stock disponível em Madrid, “algo que será estratégico nos próximos tempos”.

Do lado da Sophos, Pedro Mello, Territory Channel Manager da Sophos em Portugal, agradeceu à Ajoomal e aos Parceiros o acompanhamento que fazem junto dos clientes nacionais. Carlos Galdón, Channel Director da Sophos Iberia, partilhou com os presentes que “a Sophos tem um objetivo claríssimo em Portugal. Cremos que é um mercado de crescimento muito maior do que estamos a obter; o mercado está a crescer mais depressa do que a Sophos está a crescer e isso é algo que queremos mudar. Vamos investir e vamos ter pessoas em Portugal. Temos de crescer no país”.

Apesar deste investimento, a Sophos não procura perder as sinergias e as vantagens de um modelo ibérico, onde está mais consolidada. O mercado português poderá aproveitar as pessoas da Sophos presentes em ambos os mercados. Nesse sentido, e depois da contratação de Pedro Mello este ano, a Sophos vai contratar uma pessoa para o Canal português que vai trabalhar a partir de Espanha.

Vamos ter mais marketing e pessoas em Portugal e a parte de serviços é super importante”, afirma Galdón. Pedro Mello acrescenta, ainda, que “esta é uma mensagem importante para todos os nossos Parceiros: há uma aposta clara em Portugal, com uma equipa portuguesa e que conhecem o mercado”.

Mudança de paradigma

A evolução do negócio, muito impulsionado pela pandemia, mudou a forma como trabalhamos: hoje podemos viver em qualquer parte, trabalhar a partir de qualquer lugar e aceder a qualquer serviço.

Isto leva a que exista mais ambientes de trabalho remoto, uma maior migração de aplicações e dados para a cloud e uma cadeia de valor, infraestrutura e tecnologia mais interconectada. Tudo isto faz com que aumente a possibilidade de ciberataque.

Disponibilizado na última semana, Pedro Mello partilhou, ainda, o Threat Report 2022 da Sophos, que prevê que, durante o próximo ano:

  1. O ransomware será mais modular, uniforme e influente;
  2. O ransomware vai ter como alvo pessoas e tecnologia através de táticas de extorsão;
  3. O abuso de ferramentas de simulação de ataques;
  4. Mais famílias de malware vão lançar ataques “híbrido”;
  5. Mais ataques a ferramentas de administração de IT e serviços vulneráveis na Internet;
  6. Mais ataques a sistemas baseados em Linux;
  7. O malware móvel vai continuar a aumentar em todos os sistemas operativos;
  8. A Inteligência Artificial vai ser adotada por defensores e atacantes.

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