Maria Beatriz Fernandes em 2022-6-17
A APC by Schneider Electric realizou um evento para premiar os seus Parceiros nacionais e anunciou a apresentação do novo Programa de Canal: “é toda uma mudança, mas faz sentido para onde nós queremos chegar”
Os IT Partner Awards decorreu em Lisboa e premiou os Parceiros da Schneider Electric
Com vista para o Tejo, a APC by Schneider Electric organizou no Restaurante Monte Mar os IT Partner Awards Lisboa 2022. O evento reconheceu a colaboração e a excelência dos Parceiros da empresa durante o ano de 2021. Ana Carolina Cardoso, Channel Director for Iberia da APC by Schneider Electric, não deixou de se dirigir aos Parceiros no seu discurso de abertura e numa mesa-redonda com o mote “A oportunidade esquecida: Managed Power Services”, que contou com o contributo dos Parceiros convidados Rui Pereira, Business Development Director da Logicalis, e Daniel Ribeiro, Sales Manager da El Red, sobre as oportunidades existentes em Serviços de Energia Geridos (Managed Power Services). À mesa-redonda seguiu-se o jantar e a premiação dos Parceiros. “É um prazer estar de novo reunida com os Parceiros, depois de bastante tempo”, comentou Ana Carolina Cardoso. “Fizemos eventos de reconhecimento, mas totalmente online. Foi muito bom rever os Parceiros, mas mais do que isso, foi importante reconhecer a performance”, acrescenta. O Prémio de Melhor Distribuidor foi para a Tech Data, “que este ano dobrou o negócio com a APC”. Depois, no Prémio Elite Partner venceu a Logiscalis, e no Prémio Premier Partner venceu a Wavecom. Com o objetivo de reconhecer os principais fornecedores de soluções, no e-commerce foi reconhecida a PC Diga, e a Axians foi premiada na categoria de Serviços. Foi, ainda, atribuído o Prémio de Embaixador a Pedro Alexandre, da GuiaTel, “pessoa que tem vindo a demonstrar um histórico com a marca mais do que a empresa. Com o Alexandre, ganhamos projetos importantes em 2021”, afirma Ana Carolina Cardoso. “Nós terminámos 2021 com um crescimento de mais ou menos 15% em comparação com 2019 e ganhamos sete pontos de market share em Portugal. Foi um resultado espetacular e todas essas vendas foram baseadas em Parceiros. Este é o momento de agradecer e motivar”, reflete a Channel Director for Iberia da APC by Schneider Electric. Nove anos depois, um novo Programa de ParceirosA Schneider Electric apresentou oficialmente o novo Programa de Parceiros no seu evento virtual “The Future is Now: Preparing IT Infrastructure for Net Zero Operations”. Além disso, deu a conhecer em exclusivo uma nova investigação independente sobre sustentabilidade, que detalha o papel do Canal de IT para enfrentar os atuais desafios climáticos. Em entrevista ao IT Channel, Ana Carolina Cardoso, Channel Director da APC by Schneider Electric, refere que “um dos grandes pilares da sustentabilidade é a eficiência ambiental e o grande impacto no ambiente é a questão da energia. As empresas que pensam em sustentabilidade, atualmente, estão a pensar em três pilares: estratégia, onde entra nos princípios do ESG, digitalização e descarbonização. Nós ajudamos os Parceiros nesse sentido ao trabalhar nos projetos de data centers ou produtos antigos que consomem muita energia, através da modernização, trocando por produtos certificados - green premium”. O que é que vai mudar com o novo programa? Ana Carolina Cardoso afirma que “bastantes coisas. O Programa de Parceiros atual já tem mais de nove anos, já é reconhecido – ganhamos na categoria Champion do Quadrante da Canalys – e temos um orgulho muito grande”. A mudança prende-se com os novos paradigmas dos últimos anos e com a transformação digital. “A questão é que a estrutura que temos hoje não atende os novos Parceiros e os novos formatos de negócio que estão a surgir”, explica, e “nós vemos dentro dos Parceiros uma mudança muito grande”. A Channel Director continua: “são Parceiros que estão a sair de CapEx para OpEx – os clientes estão a exigir isso. Estão a surgir novas modalidades de negócios e de Parceiros focados em managed services, service providers, em edge computing, ou seja, em solução, e surge, também, um Parceiro que junta os dois mundos de OT e IT”. Segundo Ana Carolina Cardoso, a estrutura da APC by Schneider Electric é “muito orientada para o produto”. Ao olhar para o futuro e ao ver onde estão as oportunidades, “foi aqui que decidimos mudar para atender”. Neste âmbito, a equipa fez um estudo junto dos Parceiros e chegaram à conclusão de que havia duas oportunidades de melhoria. Uma era a estrutura e outra era todo o suporto do portal em si, entre outros novos benefícios. O Programa terá três estruturas: IT Solutions Provider, que se aplica a um “Parceiro mediano ou que tem os dois mundos – tem negócio de volume, mas também negócio de solução”, explica a Channel Director. Num segundo ponto, vai reconhecer os fornecedores de serviços – focados em Managed Services. Já a terceira estrutura diz respeito a data center. Ana Carolina Cardoso explica que, atualmente, os Parceiros evoluem através da certificação e da faturação. Com o novo Programa, a APC by Schneider Electric quer “fugir da faturação” e reconhecer os Parceiros “que estão a investir em solução, em serviços, em software em engenharia de data center” e com base “na sua interação e comportamento junto da marca”. Assim, Parceiros menores que não tinham a possibilidade de ser Elite, hoje podem-no ser. “É toda uma mudança, mas faz sentido para onde nós queremos chegar”O novo Programa será lançado em fases. Parte entra já em vigor e outra apenas em 2023. Agora, vão lançar a categoria de IT Solutions Provider. A Channel Director explica que “não lançamos tudo junto porque junto com o lançamento vamos ter todo um novo portal, onde o Parceiro vai poder gerir a sua mudança e saber em tempo real o que precisa para evoluir”. Além disso, vão voltar com um programa de Rewards, que estava em funcionamento até há dois anos. “Parámos o programa para o redefinir”, reflete. Adicionalmente, a empresa vai disponibilizar, também, informação voltada para a sustentabilidade, “porque queremos começar a formar o Parceiro sobre como ele ajudar os seus clientes em sustentabilidade”. A responsável da Schneider Electric conta que, “com toda esta mudança, queremos ajudar o Parceiro a vender mais soluções e serviços e a ter com isso o seu diferencial”, e ver que “tem um Programa por trás que reconhece o seu valor, o investimento, que dá de volta esse investimento em forma de Rewards e de certificação. Pretendemos, ainda, treinar em oportunidades. A formação não vai ser mais de produto, vai ser de go-to-market, de conversa com o cliente – uma outra perspetiva –, e vamos passar a fazer certificações presenciais”. 2022: um ano difícil para todos“Hoje, não está fácil”, avança Ana Carolina Cardoso. Continua: “estamos a enfrentar um problema sério de aumento de custos de matéria-prima e de custos logísticos. Hoje, o mercado está na mão dos fornecedores de matéria-prima e de componentes. Estamos a enfrentar inflações de 200% em custos, fora a questão de transporte, e além das incertezas que temos da guerra e dos lockdowns da China”, reflete. Ao conversar com os Parceiros, a APC by Schneider Electric diz que “o futuro é hoje”, uma vez que “está cada vez mais difícil prever”. Contudo, “o bom é que os clientes estão mais tolerantes a esta questão porque é um problema de todos os fabricantes. Mas, claro, existem clientes que não podem esperar – nós trabalhamos com um mercado crítico. O que temos feito é tentar priorizar e antecipar projetos e clientes para minimizar os problemas de shortage”. Ainda assim, a empresa espera crescer em 2022; “para Portugal, prevemos um crescimento de 4,9%, apesar de todos os problemas. Todas as ações para tentar minimizar o impacto são importantes” e “o que queremos é ter o mínimo de impacto”. |