2016-6-28
Clientes, Parceiros e responsáveis do SAS reuniram-se numa manhã dedicada à importância e utilidade prática do analytics para o presente e futuro das organizações
Ricardo Galante, Senior Systems Engineer do SAS Portugal
O SAS realizou a edição do Analytics 2016 - Analytics Everywhere, dedicado às últimas tendências e crescente importância das tecnologias de Analytics – que este ano reuniu mais de 200 pessoas. Durante uma manhã, clientes, Parceiros e responsáveis da SAS partilharam o seu know-how e experiência com as ferramentas de Analytics, evidenciando a atual importância destas soluções na obtenção de vantagens competitivas. Luis Moniz, responsável de Marketing do SAS Portugal, aludiu ao facto de, desde 2011, este evento ter vindo a crescer de forma significativa. Miguel Reis, responsável pela área de Marketing Analítico e CRM do BNP Paribas Personal Finance, demonstrou que o futuro passa pela visualização de dados de forma a criar modelos preditivos, que permitirão extrair o valor da informação e que são uma poderosa alavanca para aumentar vendas e reduzir custos – 10% da rentabilidade deriva destes modelos. Falou também da importância do marketing mais personalizado, mas não intrusivo, relembrando que o "Bigger Data" resulta das oportunidades geradas das interações com os clientes e de novas possibilidades de adquirir dados. Ricardo Galante, Senior Systems Engineer do SAS Portugal, falou das potencialidades da ferramenta SAS Factory Miner, fazendo também alusão ao Machine Learning e à Modelação Preditiva assim como ao SAS Decision Manager. Paula Pérez, diretora de Analytics do segmento PMEs da PT e responsável do Business Analytics do segmento B2B, traçou o estado competitivo e incerto do mercado, realçando não só a importância da flexibilidade e poder de adaptação como o papel crítico da informação do conhecimento. Falou da premência em criar-se uma cultura de analytics, da essencial colaboração entre o IT e o negócio e da importância dos modelos preditivos e prescritivos Simone Sousa, analytical consultant do SAS Portugal, abordou o SAS Forecast Server e como esta solução está associada à "democratização analítica", demonstrando que estamos numa nova era e fazendo referência a alguns casos de sucesso, como o da Nestlé, que conseguiu com esta solução prever o impacto das promoções no seu negócio. O último testemunho da manhã coube a Hugo Resende, diretor do Departamento de Planeamento e CRM do Millennium bcp, que mostrou como a banca tem vindo a sofrer profundas alterações e como, perante a constante mudança do comportamento dos clientes, as organizações têm de saber adaptar-se e, acima de tudo, basear-se na informação que têm para os conseguir acompanhar. Apontou, ainda, que o futuro está no digital e no mobile e que o analytics é fundamental para o crescimento e sobrevivência de qualquer organização nesta nova era.
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