2017-5-11

VENUE

SAP Innovation Forum 2017: Que tendências vão moldar a economia digital?

A SAP voltou a juntar clientes e Parceiros no seu evento anual, que este ano ficou marcado pela mudança na sua denominação - SAP Innovation Forum 2017, uma alusão ao principal foco da empresa que quer levar a inovação a todas as organizações e transformar os seus negócios

SAP Innovation Forum 2017: Que tendências vão moldar a economia digital?

Luís Urmal Carrasqueira, sales director da SAP Portugal

Com mais de 350 mil clientes em mais de 180 países, 80% dos quais pequenas e médias empresas, a SAP posiciona-se no mercado enquanto fabricante mundial de software e aplicações empresariais capaz de ajudar todas as empresas, de todas as dimensões e setores de atividade, a melhorarem o funcionamento do seu negócio através da inovação e simplificação.

Para Luís Urmal Carrasqueira, sales director da SAP Portugal, “estamos num momento de mudança”, mudança essa que reflete a aposta atual do fabricante em proporcionar modelos flexíveis a nível da tecnologia (cloud, on-premises e híbrida), e a nível do negócio, através de serviços e aplicações que prometem ajudar os clientes a crescer de forma sustentada, bem como a serem mais rentáveis, ágeis e competitivos.

Subordinado ao tema “Digital Business”, o SAP Innovation Forum 2017 levou até aos presentes as últimas tendências e as mais recentes inovações em soluções de gestão empresarial, assim como alguns casos de sucesso de digitalização de algumas empresas. A nível de negócio, para o fabricante, o primeiro passo para a transformação de uma empresa está na otimização da cadeira de valor - alteração dos modelos de negócio, apelar ao engagement dos colaboradores e alterar a mentalidade empresarial.

“Será que a arquitetura empresarial está adaptada para responder às expetativas dos clientes”? A questão foi colocada por Steve Tzikakis, president EMEA South SAP, que vê nas expetativas dos clientes um dos maiores motores para inovação e transformação e uma empresa. Para o responsável, as empresas têm de estar preparadas para se moldar e conseguir responder às exigências dos seus clientes, que têm cada vez mais a necessidade de partilhar e integrar informação em tempo real, proporcionando tempos de resposta bastante mais reduzidos aos seus clientes.

A era digital já chegou e o mundo empresarial está a evoluir a um ritmo elevado. No entanto, no ano passado, as previsões da IDC não eram otimistas e estimavam que até ao final de 2016 apenas dois terços dos CEO veriam a transformação digital como uma das suas principais prioridades. Em apenas seis meses, a IDC já afirma que 89% das organizações atualmente vêem a transformação digital como uma prioridade. Para a consultora, a digitalização está cada vez mais no radar dos CEO das empresas, que conseguem ver na alteração dos seus processos um retorno significativo.

A cultura empresarial continua a ser um dos principais entraves à transformação digital das empresas, mas é nesse sentido as organizações estão a apostar em abordagens business-centric. O tratamento de informação é um dos fatores-chave para o sucesso de uma empresa. Aplicações com uma camada de inteligência, capazes de entender as necessidades dos clientes e de lhes oferecer soluções à medida, devem ser uma prioridade. Para tal, é fundamental que as empresas apostem na criação de uma equipa dedicada à transformação digital. De acordo com a IDC, 60% das empresas têm intenção de nomear um colaborador responsável por liderar a transformação digital da empresa, mas é a forma como estas formarem as suas equipas que será determinante para o seu sucesso nesta nova era.

Para ajudar as empresas nesta jornada disruptiva, a SAP conta com um portfólio de soluções e aplicações que prometem melhorar o negócio digital dos seus clientes. O fabricante destacou, durante o evento, o SAP S/4Hana, combinado com as soluções SAP Ariba; a maior capacidade de automação da SAP Integrated Business Planning; o SAP Leonardo, e o SAP CoPilot.

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.