2016-1-11
Não existe um acordo formal, mas uma declaração comum de intenções, revelada quando o responsável de Windows da Microsoft subiu ao palco da conferência do CES em que a Samsung deu a conhecer a sua visão para a IoT
WP Hong, presidente da unidade de business solutions da Samsung durante o seu keynote, no CES. (Crédito Foto: Samsung)
Alguma imprensa internacional chegou a dar conta de que havia uma parceria entre os gigantes tecnológicos para que o Windows 10 fosse a plataforma dos dispositivos de IoT da Samsung, mas nada foi oficialmente anunciado. Tudo porque durante a apresentação de WP Hong no CES, presidente da unidade de business solutions da Samsung, dedicada à estratégia do fabricante para a IoT, dois representantes da Microsoft (um deles o responsável de dispositivos e Windows da Microsoft, Terry Myerson ) subiram ao palco para demonstrar o que poderia acontecer se existisse uma colaboração real entre a Microsoft e a Samsung.
A verdade, porém, é que se tratou mais de uma declaração comum de intenções de colaboração em torno da inovação. A existir acordo, ainda não foi oficialmente anunciado.
IoTivity, a estratégia da Samsung
WP Hong delineou as ambições da Samsung em relação à IoT, dando a conhecer novos componentes, nomeadamente uma bateria ultra-fina, e com capacidade elevada e flexível, e um Bio-Processador, um chip all-in-one para a área da saúde que é extremamente pequeno e “poderoso”, nas palavras da tecnológica. O objetivo é “levar inteligência aos dispositivos que povoam o nosso quotidiano”, segundo Hong.
O responsável pela unidade de business solutions enumerou o número crescente de dispositivos e appliances Samsung que estão preparadas para serem IoT hubs nas Smart Homes, funcionando com o ecossistema SmartThings.
Durante a conferência, Hong assegurou que a estratégia da Samsung passa por promover “abertura, interoperabilidade e colaboração transversal às várias indústrias” – caraterísticas determinantes para o sucesso da Internet of Things.
Conetividade seamless com outros dispositivos IoT é um desses fatores. Foi a este propósito que Hong revelou que a Samsung está a trabalhar com parceiros da indústria no Open Interconnect Consortium com o objetivo de criar a IoTivity, um enquadramento de conetividade aberta.
A Samsung acredita numa abordagem assente em parcerias abertas, tendo apresentado por isso uma API Samsung Smart Home Cloud, que permite integrar qualquer appliance doméstica de IoT em qualquer ecossistema. “Libertar o valor da IoT é uma oportunidade fantástica para todos nós: como consumidores, como empresas e como sociedade”, referiu WP Hong. “Quando todos colaborarmos, a IoT ficará sincronizada com a vida real”.