Rui Damião em 2022-11-09
A Sage realizou, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, um evento para os seus Parceiros de Canal
O Partner Kickoff da Sage teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa
Nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, a Sage realizou no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o lançamento do seu ano fiscal de 2023 e aproveitou o evento para partilhar com os seus Parceiros as novidades, os objetivos e os planos para o Canal. Ao início da tarde, Ana Teresa Ribeiro, Country Sales Leader da Sage, relembrou que, “em alturas mais desafiantes, é importante a forma como se gerem as empresas e é importante continuar a fazer aquilo que fazemos bem e continuar a investir nesse sentido”. Neste evento, a Sage partilhou o que se espera do ano fiscal de 2023, que agora se inicia, e onde é que a empresa vai investir. Mas, “antes de olharmos para o futuro, convém – sempre – não esquecer aquilo que já fizemos, aprender com aquilo que não fizemos e celebrar o que foram as conquistas”, referiu a Country Sales Leader. Subscrição a crescerA Sage terminou o seu ano fiscal de 2022 “de forma extraordinariamente positiva”, diz Ana Teresa Ribeiro. Ainda que não tenha partilhado resultados financeiros, a executiva partilhou alguns indicadores “do que foi o nosso sucesso conjunto”. A estratégia da Sage vai manter-se através dos Parceiros e, diz Ana Teresa Ribeiro, se o ano fiscal de 2022 foi positivo, muito se deve aos Parceiros. “Neste momento, temos 84% do nosso negócio através dos nossos Parceiros. Isto representa um acréscimo de seis pontos percentuais face ao ano anterior”, explica a Country Sales Leader. Este crescimento “resulta da consolidação da estratégia que temos tido no Enterprise Market – onde 100% do negócio é através de Parceiros – e resulta, também, do sucesso na transformação dos Parceiros na área do small and medium [businesses] que estão cada vez mais competitivos e têm um impacto cada vez maior naquilo que é o nosso negócio. (…) É assim que queremos continuar no próximo ano”, disse. Outro indicador partilhado por Ana Teresa Ribeiro daquilo que foi o ano fiscal que agora termina, foram os novos clientes que a empresa conquistou durante o ano. “Num ano de recuperação da pandemia, estamos a falar de milhares de clientes que não se angariam se não houver uma ação nesse sentido. Este foi o resultado e vamos continuar a apostar no próximo ano”, afirma. A Country Sales Leader da Sage referiu, também, que o negócio de subscrição está a crescer. Este crescimento foi o resultado de “muito esforço”, mas “de forma muito bem-sucedida” de transformar as soluções para a cloud. Desde este mês que todos os produtos da Sage estão conectados à cloud e, como tal, “100% em subscrição”. Olhar para 2023Apesar dos bons resultados, Ana Teresa Ribeiro relembra que “isto é passado. Devemo-nos orgulhar destes resultados, mas temos agora mais 12 meses para o ano fiscal de 2023”. A Sage olha para o ano fiscal de 2023 como tendo um conjunto de desafios, mas, também, um conjunto de oportunidades. “Estamos a iniciar algo novo. Quando se inicia um ano, um objetivo ou um projeto, escolhemos a forma como o queremos executar. Estamos nesta fase de escolher”, afirma Ana Teresa Ribeiro. Esta escolha tem de ter “consciência do meio que nos rodeia”. No âmbito empresarial, a Sage destaca uma tendência de crescimento de novas empresas no mercado desde o pós-pandemia – de 16% em 2022, ou 6.600 empresas do que no ano anterior. Este crescimento é diferenciado por segmento tributário, o que significa que há segmentos a crescer “a dois ou três dígitos e há segmentos que não estão a crescer ao mesmo ritmo. Mais uma vez, é uma escolha nossa onde nos queremos posicionar”, afirma a Country Sales Leader. Ao mesmo tempo, existe um aceleramento enorme de cloud em Portugal. “Neste momento, a taxa de adoção de cloud em Portugal está na ordem dos 39%, estima-se que em 2024 chegue aos 44% e, em 2025, provavelmente teremos metade das empresas a terem pelo menos algum serviço de cloud”, indica. Transformação da SageAna Teresa Ribeiro também partilhou uma outra oportunidade para os Parceiros da Sage, esta resultante da própria transformação que a empresa de software de gestão tem vindo a sofrer. “A partir deste ano fiscal, somos efetivamente uma região ibérica. Significa que os Parceiros que estão a operar em Portugal que tenham potenciais clientes ou ambições de alargarem a sua área de atuação, podem ter um acelerador para se puderem posicionar como Parceiros ibéricos e não só exclusivos à região de Portugal”, revela Ana Teresa Ribeiro.
Leia uma entrevista exclusiva com Ana Teresa Ribeiro, Country Sales Leader da Sage, na edição 93 (dezembro) do IT Channel. |