Rui Damião em 2023-3-16
A Red Hat organizou o seu Partner Day em Lisboa e partilhou que há cada vez mais orçamento no IT para ir para a cloud e que os clientes procuram managed services, abrindo a porta aos Parceiros
Julia Bernal, Country Manager da Red Hat para Portugal e Espanha, e Ana Rocha Oliveira, Sales Manager Red Hat para Portugal e Espanha, no palco do Red Hat Partner Day em Lisboa
A Red Hat organizou esta quinta-feira, em Lisboa, o Red Hat Partner Day, um encontro dos Parceiros portugueses da empresa, que serviu para mostrar a sua estratégia junto do seu Canal de Parceiros. Numa conversa com Ana Rocha, Sales Manager da Red Hat para Portugal e Espanha, Julia Bernal, Country Manager da Red Hat para Portugal e Espanha, partilhou que, atualmente, há “um crescimento tremendo na cloud”, sendo este dos mercados de IT que mais cresce, até porque “os clientes estão a dedicar cada vez mais orçamento para a jornada para a cloud” e “que a tecnologia open source está a permitir este mercado”. Para a Red Hat, a prioridade é reforçar as suas tecnologias-chave. Depois, a empresa está a estender as suas tecnologias para os serviços cloud, até porque os clientes estão a pedir serviços de cloud híbrida abertos. A dificuldade em gerir os vários pontos de uma jornada para a cloud leva a que os clientes procuram, cada vez mais, por serviços geridos. “Estamos, também, a levar a nossa oferta para o edge porque vemos muita procura em processar a informação no edge. Há use cases que necessitam desse processamento em tempo real e que não podem esperar por enviar a informação para o data center para ter a resposta”, refere Julia Bernal. Orientada para os ParceirosA Country Manager para Portugal e Espanha da Red Hat partilhou que a empresa tem a tecnologia, mas que não a consegue fazer chegar aos clientes sozinha, prometendo que “queremos colaborar com os Parceiros para explorar as oportunidades de mercado”. A Red Hat está a investir no seu ecossistema de Parceiros e em programas intensivos para criar uma organização “100% Partner-driving”; em Portugal, esta é já a realidade, uma vez que a totalidade do negócio chega através do Canal de Parceiros. “Isto significa que a equipa é incentivada a ir ter com os Parceiros e a trabalhar com os Parceiros. A colaboração está em cima da mesa”, diz. Rui Reis, Partner Sales Manager Red Hat Portugal, afirmou durante o evento que o objetivo da empresa é “entregar valor ao mercado end-to-end” e que “os Parceiros são o eixo principal da estratégia de cloud híbrida aberta da Red Hat”. O Partner Sales Manager partilhou que a Red Hat tem um elevado compromisso com o modelo indireto e que tem fortes incentivos comerciais para os seus Parceiros. Ao mesmo tempo, disponibiliza recursos adicionais para o ecossistema e investe em treino. Em termos de oferta, a Red Hat conta com tecnologia 100% open source e os modelos de negócio são baseados em subscrição. Rui Reis diz, ainda, que o mercado está em crescimento e partilha que em 2025, por exemplo, o mercado de serviços de infraestrutura e plataformas cloud deverá atingir os 799 mil milhões de dólares em todo o mundo, que o mercado de serviços geridos em cloud deverá atingir 103 mil milhões de dólares e que o software, serviços e hardware para soluções de edge deverá atingir os 285 mil milhões de dólares. Estas previsões de crescimento em vários mercados ligados à cloud abrem várias oportunidades para os Parceiros de Canal. “Temos um ecossistema de Parceiros sólido. Temos de ser capaz de construir e entregar soluções inovadoras que permitam aos clientes ter um go-to-market mais rápido e com mais qualidade”, explica Rui Reis. |