2018-11-28
No âmbito do lançamento da nova versão do seu ERP, bem como do seu novo sistema de gestão de armazém Eye Peak, a Primavera promoveu o evento “A importância das operações logísticas para o sucesso do negócio” para dar a conhecer ao mercado o que de novo trazem estes produtos
Como parte da sua estratégia para se reposicionar em termos competitivos na era da disrupção digital, a Primavera reforçou recentemente a sua aposta na área logística, tanto na ótica das empresas cuja atividade principal é o armazenamento e distribuição, quer na ótica das empresas com necessidades mais específicas de gestão de inventário e armazéns. Esta aposta passa, em parte, pelo desenvolvimento de soluções especializadas para setores verticais com necessidades muito específicas, como a indústria, a construção, a administração pública, etc, o que resultou numa reconstrução completa do módulo de inventário sobre um conjunto de premissas próprias. Neste contexto, a Primavera investiu na total remodelação do seu ERP, e no desenvolvimento de solução especializada de gestão de armazém, o Eye Peak. Com este investimento – que totaliza 2,5 milhões de euros - a Primavera pretende posicionar-se como solução de escolha para “empresas que necessitem de processos logísticos mais sofisticados, nomeadamente a dois níveis: por um lado, a gestão de inventário, que tipicamente ocorre dentro do próprio ERP, juntamente com a componente contabilistica, e a própria gestão de armazém”, refere Nuno Queirós, Director Product Management da Primavera BSS. A Versão 10 (V10) consiste num sistema híbrido que estabelece a ligação de forma natural entre soluções cloud e on premises, permitindo uma fusão completa entre os dados das soluções instaladas com aplicações web. Integra todo um suite de soluções organizacionais com opções de mobilidade e de “self-service” para agilizar os processos em todas as etapas da cadeia de valor. A V10, explica Nuno Queirós, diverge das versões anteriores em quatro principais pontos:
A premissa da nova versão é portanto ajudar os utilizadores de forma inteligente, capacitando-os para realizar as operações relevantes para o exercício das suas funções no momento e local adequados e, consequentemente, optimizar a eficiência e produtividade. O resultado foi um “equilíbrio entre novas funcionalidades e melhorias no produto, um conjunto muito alargado de amplitude funcional que está agora disponível como base do sistema”, a qual, explica Nuno Queirós, apesar de poder ser implementada nas versões anteriores do ERP, “implicava configurações complexas, desenvolvimento específico, ou recorrer a ferramentas que não estavam preparadas para dar resposta de forma nativa a estes processos.” A V10 inclui também um novo módulo inteiramente desenvolvido para simplificar as operações de gestão de inventário e armazéns, em conjunto com uma nova plataforma tecnológica que irá simplificar a adoção da cloud e a evolução da solução de gestão de Warehouse Management Software Eye Peak. O Eye Peak constitui uma solução completa de gestão de armazém que reúne e integra toda a informação referente aos processos de logística, desde a gestão de encomendas, optimização do espaço e rastreamento dos ativos, até ao próprio acompanhamento do negócio em tempo real. Desta forma, permite eliminar os silos de informação e mitigar o impacto da complexidade logística na eficiência operacional, e todos os problemas de custo, tempo, e relação com os stakeholders que daí adveem. O software opera de forma integrada com o próprio ERP, mas independentemente do mesmo – faz toda a gestão de armazém numa plataforma dedicada, coordenando-se de forma separada com o ERP (que pode ou não ser Primavera) para integração destes processos na logística alargada da empresa e vice-versa. |