Margarida Bento em 2019-3-25
A manutenção da competitividade num mundo digital foi mote da edição deste ano do PHC Open Minds, com a apresentação de um conjunto de novidades orientadas para a melhoria da eficiência e adaptabilidade dos clientes e Parceiros
Ricardo Parreira, CEO e co-fundador PHC
Decorreu dia 21 de março em Santarém a primeira edição ibérica do PHC Open Minds, que reuniu em Santarém mais de 900 Parceiros de Portugal e Espanha. Focado na adaptabilidade e velocidade para dar resposta às exigências da disrupção digital, este evento teve, segundo Ricardo Parreira, CEO e co-fundador, “mais software que nunca” como resposta às necessidades expressas pela comunidade PHC, com a apresentação de várias novas funcionalidades nas suas soluções. Não só a tecnologia continua a evoluir muito rapidamente, como também permeia e transforma todo o mundo à nossa volta: o mercado, a legislação, as expectativas do cliente. Deste modo, as empresas cada vez mais têm a necessidade de acompanhar esta evolução, sob o risco de se tornarem obsoletas. A transformação digital continua, assim, o mote do mundo tecnológico, ao ponto de requerer por vezes alguma desmistificação. Para Ricardo Parreira, esta disrupção nada mais é do que “um aumento exponencial do poder de decisão do cliente”, criando uma enorme pressão para manter a competitividade. “As empresas têm de se adaptar a este novo poder do cliente”, conclui o CEO. “Como é que nós, como comunidade, como é que a tecnologia foi poder satisfazer este novo poder? Como é que os nossos clientes vão tratar de satisfazer os seus próprios clientes e de melhor gerir as suas empresas? Aí sim, o caminho é digital – o caminho é o software”. A ordem do dia é, portanto, a adaptabilidade, agilidade e velocidade de resposta: dos clientes, dos parceiros, e mesmo, inevitavelmente, da própria PHC. O ano de 2018 marcou um novo recorde de faturação para a PHC: 11,5 milhões, resultante de um crescimento de 6,3% do volume de vendas. O quarto ano consecutivo de crescimento para a PHC trouxe também consigo 1.575 novos clientes, perfazendo um total de 33 mil empresas distribuídas por 25 países. Ricardo Parreira atribui este crescimento à capacidade de evolução e adaptação da empresa, incluindo o repensar da sua própria estrutura interna com a criação do posto de Chief Business Officer, ocupado na semana anterior por Rogério Canhoto. Esta decisão, explica, tem como objetivo integrar a gestão do negócio, marketing e produto de forma a conseguir uma estratégia e visão de negócio unificada, simultaneamente permitindo aos restantes executivos um maior foco nos seus respetivos departamentos. Tal estratégia passa também, naturalmente, pela adaptação da sua oferta à necessidade crescente de eficiência, personalização e usabilidade nas soluções fornecidas a cada cliente, o que se veio a traduzir num conjunto de novas funcionalidades e serviços anunciados ao longo do dia. A principal novidade divulgada foi o lançamento da app PHC Notify, que permite enviar, a partir do software PHC, notificações nativas diretamente para o telemóvel dos colaboradores, permitindo expandir o “sistema nervoso digital“ da empresa para qualquer lugar onde exista cobertura de rede. Isto, por seu lado, conduzirá a um maior grau de agilidade dos processos logísticos e de tomada de decisões. A PHC Notify já se encontra disponível, em versão Beta, no Google Play e na App Store. Foi também anunciado o reforço na proteção contra as alterações legais integrada nas suas soluções. Com a transformação digital vem uma igualmente vertiginosa adaptação da legislação a estas novas realidades, como está a ser o caso do RGPD e da fatura eletrónica europeia. A PHC anunciou, portanto, um conjunto de novas funcionalidades nas suas soluções que, ao permitir a conformidade com estas diretivas, garantem ao cliente um percurso digital sem percalços legais. Por último, foram anunciadas novas funcionalidades no Drive FX e uma expansão significativa das capacidades da plataforma PHC CS, bem como novas funcionalidade nas frameworks PHC que permitem aos Parceiros personalizar o software para os seus clientes – incluindo a adição da ferramenta Build Your Add-On na sua Web Store.
O IT Channel foi media partner PHC Open Minds 2019. Leia a reportagem completa na edição de abril. |