2015-3-02

VENUE

MWC 2015 - Barcelona

MWC 15 - Intel apresenta novos SoCs móveis e uma nova solução LTE

O CEO da Intel , Brian Krzanich, anunciou hoje uma série de plataformas móveis entre as quais se inclui o novo system-on-chip (SoC) low cost para telefones, phablets e tablets e uma solução LTE global

MWC 15 - Intel apresenta novos SoCs móveis e uma nova solução LTE

Entre os anúncios feitos por Brian Krzanich no Mobile World Congress, inclui-se a série de processadores Intel Atom x3, a primeira solução SoC de comunicações integradas para os mercados de valor e de entrada de gama, e a solução de LTE avançada Intel XMM 7360 (com cinco modos), concebida para oferecer performance e cobertura mundial.
Além disso, Krzanich destacou os esforços em conjunto com a Alcatel-Lucent, Ericsson e Huawei para responder à procura de novos serviços de telecomunicações, de cloud e de datacenter, de melhoria de eficiência na rede e de garantir uma aceleração tendo em vista uma software-defined infrastructure.


Krzanich sublinhou ainda que os utilizadores do Samsung Galaxy S6 e do S6 Edge terão acesso à mais recente solução anti-malware com tecnologia McAfee VirusScan Mobile embutida e ativada nos seus equipamentos.

“A evolução do panorama móvel e o crescimento de equipamentos conectados e inteligentes levou ao aumento da procura de mais ligações e de acesso a dados em tempo real e devidamente protegidos nestes dispositivos”, explicou Krzanich. “Todos estes fatores estão a alimentar a transformação da rede e a acelerar a disponibilidade de novas experiências de computação pessoal, de serviços e de capacidades de forma totalmente segura. A Intel é uma das poucas empresas no mundo que pode providenciar soluções end-to-end para todo o espetro de mobilidade”.
 
Produtos de Comunicação Móvel

A Intel apresentou a série de processadores Intel Atom x3 (anteriormente conhecida como “SoFIA”), Combinando os processadores multi-core de 64 bits Intel Atom com conectividade 3G ou 4G LTE, o SoC de comunicações integradas junta os componentes do processador de aplicações, o processador de imagem, dos gráficos, de áudio, de ligações e de gestão energética num único chipset.
Esta integração permite que os fabricantes de equipamentos ofereçam tablets, phablets e smartphones cheios de funcionalidades a preços muito competitivos em segmentos de mercado de valor e de entrada de gama.

A Intel apresenta rapidamente os benefícios da arquitetura integrada e de comunicações sem fios a clientes, incluindo o ecossistema tecnológico chinês. Vinte empresas, entre as quais se incluem a ASUS* e a Jolla*, já se comprometeram a trabalhar com os designs do Intel Atom x3.

Sublinhando o seu portfólio móvel, que se estende desde os segmentos de entrada até aos de desempenho, a Intel apresentou ainda o seu primeiro SoC Intel Atom de 14nm, o Intel Atom x5 e x7 processor series (com o nome de código “Cherry Trail”) para a próxima geração de tablets 2 em 1 de ecrãs de pequenas dimensões. Oferecendo suporte de 64-bit para Windows* e Android*, gráficos Intel Gen 8, e opção para emparelhamento com conectividade LET Acançada de próxima geração, os processadores Intel Atom x5 e x7 vão alimentar um conjunto de dispositivos que vão desde o mainstream até aos produtos premium. Os processadores são ainda “conflict-free”, o que significa que não contêm minerais (lata, tântalo, tungsténio e/ou ouro) que são inadvertidamente usados para financiar violações dos Direitos do Homem na República Democrática do Congo.

Os clientes, incluindo a Acer*, ASUS, Dell*, HP*, Lenovo* e Toshiba*, já assumiram o compromisso de desenvolverem equipamentos sobre esta plataforma. Os primeiros dispositivos deverão estar disponíveis no mercado na primeira metade do ano.

A Intel anunciou ainda a terceira geração do seu modem LTE Advanced Category 10 (com cinco modos). O Intel XMM 7360 suporta níveis de agregação três vezes superior e velocidades de download de até 450 Mbps. O seu tamanho compacto e eficiência energética permitem que o Intel XMM 7360 possa ser usado num abrangente espetro de form factors, desde smartphones a phablets, passando por tablets e PCs.

Além disso, expande o portfólio da Intel no que respeita a soluções LTE, conferindo aos fabricantes uma solução competitiva para rapidamente desenhar e lançar equipamentos LTE em vários segmentos de mercado e nas mais diferentes regiões. No Mobile World Congress, a empresa mostrou ainda o sistema conceptual pré-5G que combina LTE com 802.11ad para garantir velocidades de mais de 1 Gbps usando tecnologia Intel end-to-end.

Novas experiências em equipamentos mais inteligentes e mais seguros

Com produtos de hardware e software como a tecnologia de Intel RealSense, carregamento wireless e tecnologia True Key da Intel Security, entre outras, a Intel continua a disponibilizar novas experiências que facultam formas mais naturais, intuitivas e imersivas de fazer com que as pessoas interajam com tecnologia.

Baseando-se no sucesso do tablet mais fino do mundo, o Dell Venue* 8, Krzanich deu a conhecer alguns detalhes do tablet Dell Venue* 10, que conta com um teclado amovível e com tecnologia Intel RealSense. Concebido para utilizadores dos segmentos de consumo e empresarial, este tablet deverá estar disponível em breve.

Além de ter trabalhado em conjunto com a Samsung para ajudar a proteger o Galaxy S6 e o S6 Edge, Krzanich afirmou que a Intel Security está também a colaborar com a LG Electronics para garantir a segurança de informação pessoal. A LG Electronics vai disponibilizar a McAfee Mobile Security da Intel Security no LG Watch Urbane LTE*, que irá assegurar capacidades antirroubo que permitem que o dono do equipamento bloqueie, localize e apague o conteúdo do dispositivo, se necessário. Os utilizadores de LG com Android já estão protegidos com o McAfee Mobile Security nos seus dispositivos.

Krzanich anunciou novos clientes, como a Brightstar, Deutsche Telekom e Prestigio, que vão agora usar a tecnologia True Key da empresa, uma aplicação transversal a várias plataformas que responde às questões relacionadas com as palavras-passe recorrendo a fatores pessoais como identificação facial e de impressões digitais para tornar o processo de login mais simples e seguro.

A Deutsche Telekom vai pré-instalar o produto True Key para que este fique acessível aos seus clientes na Europa. A Prestigio será um dos primeiros fabricantes móveis a lançar a aplicação True Key na Rússia e em toda a Europa, tornando a aplicação disponível a todos os seus tablets e smartphones Android até ao fim deste ano.
 
 
Transformação da rede – Novos serviços, maior conectividade e dados ainda mais rápidos

Krzanich sublinhou a forma como a Intel está a trabalhar com os líderes da indústria para transformar a infraestrutura de rede com hardware e software standartizado, e a ajudar a acelerar o ritmo no caminho para uma infraestrutura flexível, ágil e software-defined. As telco e os prestadores de serviços cloud podem melhorar as eficiências da rede e acelerar a disponibilidade de novos serviços e capacidades para consumidores e empresas.

A Alcatel-Lucent apresentou a sua solução de virtual radio access network (vRAN), composta por uma unidade de banda base virtualizada que recorre a servidores de uso geral com processadores Intel® Xeon® que permite poupanças de custo e que faculta um desempenho de rede superior. A vRAN estará numa fase de testes em clientes durante este ano e comercialmente disponível em 2016.

A Ericsson anunciou uma nova geração de plataformas para data center para o Ericsson Cloud System. Esta nova geração permite que as empresas de telecomunicações e os prestadores de serviço baixem o seu total cost of ownership (TCO) e beneficiem de maior flexibilidade e eficiência nos seus data centers.
A empresa está a usar a Intel® Rack Scale Architecture, juntamente com software de gestão e de orquestração para otimizar e escalar os recursos cloud em domínios de clouds privadas, públicas, de empresas e de telcos, garantindo uma maior agilidade de serviços. A Ericsson anunciou ainda que está a trabalhar com Intel Security na segurança móvel para redes 4G.

A Huawei e a Intel estão a colaborar para oferecerem soluções de cloud robustas que irão ajudar os prestadores de serviços de telecomunicações a transformarem os seus data centers. As empresas vão desenvolver a próxima geração de FusionSphere* da Huawei, baseada na arquitetura Intel, e vão ainda recorrer ao Data Plane Development Kit com Open vSwitch para melhorarem a performance de virtualização de rede da FusionSphere. Estas soluções têm como objetivo melhorar o desempenho que é otimizado para minimizar o TCO para tarefas na cloud de uma forma escalável e segura.

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.