2016-10-03

VENUE

Microsoft revela novidades Windows 10

O Windows 10 celebrou um ano há bem pouco tempo, marcado pelo seu grande update, e a Microsoft deu a conhecer, num evento que antecipou a época natalícia, um conjunto de novas funcionalidades que acompanham novos dispositivos

Microsoft revela novidades Windows 10

Surface Pro 4

Num evento intitulado “Christmas in September”, a Microsoft revelou os pilares fundamentais que estão na base do update de aniversário do Windows 10.
A Microsoft, através do Windows 10, pretendeu apoiar-se em quatro principais estratégias: mais segurança, mais produtividade, uma relação mais pessoal entre dispositivo e utilizador e uma modernização das capacidades.

No que diz respeito à segurança, a Microsoft investiu na biometria. Com o Windows 10, é agora possível o reconhecimento biométrico através da íris, ou através de impressão digital. Esta caraterística dirige-se tanto a apps, como a websites e ao próprio dispositivo, com o objetivo de proteger dados críticos do utilizador. O Windows Defender também sofreu algumas alterações, estando agora otimizado para detetar e eliminar ainda mais ameaças.

Para que os utilizadores percam menos tempo possível, principalmente em ambientes em que a produtividade é imperativa, o Windows 10 apresenta-se com o Windows ink, uma funcionalidade que permite escrever livremente com a caneta, que também teve algumas otimizações. No Sketchpad é possível desenhar de forma livre e usar a régua integrada para traçar linhas mais precisas. Com o Screen Sketch podem ser tiradas notas diretamente nas aplicações, que depois podem ser patilhadas. As Sticky Notes estão também mais simples de utilizar. Incluídas no Windows ink, permitem que a escrita seja realizada diretamente no ecrã, sendo esta reconhecida de imediato. As notas que os utilizadores tirarem com a caneta podem ainda ser transformadas em texto e partilhadas como um documento.

Embora a Cortana ainda não esteja disponível em Portugal, sofreu também algumas melhorias. A assistente pessoal virtual do Windows 10 pode agora ser consultada no ecrã de bloqueio e conta também com alterações visuais na área da notificação.

Para se adaptar às novidades todas que aparecem no mercado todos os dias, e às novas tendências, o Windows 10 tem novidades tais como a interoperabilidade entre o sistema operativo e dispositivos de VR (virtual reality) e AR (augmented reality), esta última que conta com os novos Hololens, que permitem revolucionar não só a experiência de gaming, mas também o mercado empresarial e industrial.

Novas funcionalidades, novos dispositivos

As novas funcionalidades do Windows 10 só poderão ser aproveitadas a cem por cento se vierem integradas em equipamentos que acompanhem o seu ritmo.
Para tal, a Microsoft apresentou alguns dos novos dispositivos Windows 10, divididos por quatro segmentos: Essential, Mobile, Gaming e Premium.

Essential

Esta gama é dominada pelos dispositivos da HP: o HP Stream 11, HP Stream 14 e o HP Stream 11x360.  A linha de PCs Stream foi renovada, com o novo portátil Stream de 14 polegadas. A nova linha de computadores oferece uma tecnologia wi-fi melhorada, uma bateria mais duradoura, um design mais leve e mais fino, assim como novas cores. No domínio da autonomia energética para uma utilização média são garantidas 8 horas de utilização de acordo com o benchmark da Bapco.

Mobilidade

As novas funcionalidades do Windows 10 promovem a mobilidade e estão pensadas para os utilizadores que necessitam de mais autonomia e facilidade no transporte dos dispositivos. Neste campo, há propostas de vários fabricantes: a HP apresenta o Pavilion x360, de 13,3”, mais fino e leve do que outros modelos da mesma gama, e que conta com  os processadores e placas gráficas mais recentes, Intel e AMD. A Acer conta com o Switch Alpha, um dois-em-um com um ecrã HD de 12”, que conta com uma autonomia de até 8 horas e um processador Intel Core i5; a Asus com o T303, de 12,6” 3K, que se apresenta com a 6ª geração de processadores Intel Core i7 e 16GB de RAM; e a Lenovo apresenta dois equipamentos: o Miix 510, que apresenta um ecrã tátil de 12.2 polegadas, um teclado retroiluminado, uma capacidade de armazenamento SSD de 1TB e processadore Intel Core i7 de 6ª Geração; e o Yoga Book, o dois-em-um que, além de estar equipado com Windows 10 conta também com a opção de Android e que se destaca por pesar somente 690 gramas e pelos 9,6 mm de espessura quando fechado (apenas 4,05mm quando aberto), além da autonomia de até 15 horas. A superfície é em vidro e promete uma sensação de escrita real. A sua caneta digital permite escrever e desenhar tanto no ecrã como em papel, digitalizando automaticamente as notas e desenhos.
Como é natural, o Surface Pro 4 não poderia ter ficado de fora. O dois-em-um da Microsoft integra de forma nativa toda as novas funcionalidades do Windows 10.

Premium

No segmento Premium a escolha é variada: a HP apresenta o seu Spectre 13, com ecrã Full HD de 13,3” e 17 mm de espessura, processador Intel Core i5 ou i7 de 6ª geração, 8 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento via SSD; e a Lenovo o seu novo Yoga 910, que é capaz de integrar tanto um ecrã Full HD, como 4K, permite até 15,5 horas de autonomia e vem equipado com a 7ª geração de processadores Intel Core. No segmento Premium, a aposta da Asus está em dois equipamentos- Zenbook UX30 e o Zenbook X390, e a Acer os Swift 7 e Spin 7.

A Microsoft utilizou ainda o evento para por em ação o Hololens, de realidade aumentada, que promete revolucionar o gaming e os negócios através de experiências mais imersivas e otimizadas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Microsoft prepara primeira grande atualização do Windows 10
SOFT

Microsoft prepara primeira grande atualização do Windows 10

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.