2017-7-12
Mais de 17 mil Parceiros de todo o mundo marcaram presença na conferência anual da Microsoft, a "Inspire", que está a decorrer nos EUA. O evento, anteriormente designado de Worldwide Partner Conference, deu a conhecer ao Canal as novidades que prometem acelerar a transformação digital das empresas
O primeiro dia da conferência anual para Parceiros da Microsoft, que está a decorrer até dia 13, em Washington DC, nos EUA, ficou marcado pelo anúncio da nova estratégia da Microsoft em relação à digitalização, que coloca o Canal no centro. A Microsoft revelou aos mais de 17 mil parceiros presentes em Washington DC o seu novo One Commercial Partner Program, um programa desenhado para ajudar os parceiros a tirarem maior proveito dos seus negócios e a obterem lucros maiores. O One Commercial Partner Program deverá estar orientado a três principais áreas: “build-with”, “go-to-market” e “sell-with”. Com este programa, a Microsoft compromete-se a disponibilizar equipas especializadas para ajudar as empresas a construírem propriedade intelectual, ou mesmo a desenvolverem as suas capacidades (“build-with”). Depois de dado esse passo, vem a fase de go-to-market, em que a Microsoft promete disponibilizar equipas de marketing para ajudar as empresas a levaram as suas soluções para o mercado. Estas equipas têm como principal missão construir com os Parceiros oportunidades de mercado e de facultar o suporte à comercialização dessas mesmas soluções, sempre tendo em conta as necessidades dos clientes. A ajuda da Microsoft na parte da venda adiciona um novo papel de destaque aos seus Parceiros. Os responsáveis de Canal têm agora a responsabilidade de levar as soluções mais adequadas para as necessidades de determinados clientes, na altura ideal. Este novo Programa de Canal permitirá que estes trabalhem de forma próxima com as equipas de vendas da Microsoft, independentemente da dimensão e setor das empresas. Novos serviços cloud Azure e Office 365Para impulsionar ainda mais este novo programa, a Microsoft e os seus Parceiros deverão focar-se em essencialmente duas áreas-chave: no Azure Co-Sell, que facultará todo o suporte aos Parceiros que desenvolvam soluções com Microsoft Azure, apoiado na nova figura dos Channel Managers, que terão o papel de ajudar os Parceiros a nível global a construir e a comercializar as soluções sobre Azure. O novo conceito de Azure Co-Sell, aliado aos novos Channel Managers, traz uma nova forma dos Parceiros trabalharem, bem como novas ofertas de Azure, tais como o Azure Managed Applications, parceiros e sistemas de hardware Azure Stack já disponíveis, e upgrades ao poder de computação de Azure SQL Data Warehouse. Além disso, a Microsoft anunciou ainda novas subscrições de Microsoft 365. O Microsoft 365 Enterprise, focado nas grandes empresas, inclui o Office 365 Enterprise, Windows 10 Enterprise e oEnterprise Mobility & Security. Com esta oferta, a Microsoft pretende proporcionar aos clientes tecnologia capaz de empoderar os seus colaboradores. O Microsoft 365 Business, orientado às PME, procura facultar às pequenas e médias empresas uma solução completa de produtividade e segurança, ao mesmo tempo que simplifica a gestão de IT. Esta oferta contempla o Office 365 Business Premium, capacidades de gestão e segurança para aplicações de Office e dispositivos com Windows 10, tudo através de uma plataforma centralizada. Esta subscrição para PME estará disponível já em modo “preview” a partir do dia 2 de agosto de 2017, com total disponibilização a partir do próximo outono. Com o Microsoft 365 Business, as empresas terão ainda a possibilidade de adquirir três novas aplicações para a sua suite: Microsoft Listings, ferramenta de apoio à utilização de e-mail marketing; Microsoft Connections, que pretende ajudar na publicação de informação empresarial nos principais websites; e Microsoft Invoicing, uma nova forma de criar e entregar faturas profissionais. Com uma estratégia focada em alcançar 20 mil milhões de dólares em cloud até ao final de 2018, a Microsoft apoia-se também em parcerias de hardware com a Dell EMC, HPE e Lenovo, aliadas à oferta Microsoft Azure Stack. O Azure Stack é uma extensão da plataforma de cloud Azure, que procura oferecer agilidade e rapidez de cloud computing a ambientes on-premises, facultando novos ambientes híbridos às empresas. Parceiros portugueses distinguidosTal como é habitual na conferência anual de Parceiros, a Microsoft galardoou quem mais se distinguiu na implementação das suas soluções. A Microsoft reconheceu a tecnológica portuguesa NextBITT com o prémio “Country ISV of the Year”, provider de soluções de gestão de ativos (Facilities Management). A myPartner foi outra das empresas nacionais a serem distinguidas pelo gigante tecnológico. Com o prémio “Partner of the Year, Dynamics 365”, a myPartner foi reconhecida pela implementação de soluções que ajudam a valorizar e a modernizar as empresas portuguesas. A Axians foi distinguida na categoria "Azure Partner of the Year" e a Unipartner recebeu o prémio de Digital Transformation Enterprise Partner of the Year. A Iten foi eleita "Microsoft Partner of the Year Office 365". |