2017-7-03
Farfetch, Impresa, José de Mello Saúde, Pestana Hotel Group e SUMOL+COMPAL são os Parceiros da Microsoft Portugal nesta iniciativa destinada a dar às startups acesso a clientes e desafios reais que prometem revolucionar a indústria portuguesa
Quais são os maiores desafios que se atravessam, nos dias de hoje, no caminho de algumas das principais indústrias que compõem a Economia nacional? Como poderão ser usadas tecnologias como Internet of Things (IoT), inteligência artificial, big data, machine learning ou realidade aumentada para resolver estes desafios, melhorar a experiência dos consumidores e aumentar a eficiência das empresas? Por cada desafio ou obstáculo em cada uma destas indústrias, a Microsoft Portugal quer ajudar startups a encontrarem as soluções. Para tal, promove o Innovation Challenge, um programa onde apresenta cinco desafios lançados por cinco Parceiros – Farfetch, Impresa, José de Mello Saúde, Grupo Pestana, e SUMOL+COMPAL - representantes das indústrias do retalho de luxo, media, turismo, saúde, consumo, respetivamente, num projeto que surge na sequência do programa Ativar Portugal Startups, que teve em 2017 a sua terceira edição. São elegíveis para participar tanto startups portuguesas com sede em território nacional ou fora do país, mas também grupos de inovadores que decidam juntar-se para responder aos briefings. O vencedor poderá receber até 120 mil euros em serviços Cloud no Microsoft Azure e presença garantida na booth da Microsoft durante a Web Summit, que se realiza em Lisboa entre 6 e 9 de novembro. A empresa ou grupo de inovadores eleito como vencedor terá ainda oportunidade de desenvolver uma prova de conceito junto do Parceiro do seu challenge. Os desafios são os seguintes: Retalho de Luxo, Farfetch – Como podemos transformar a forma como as pessoas compram dentro da loja e online utilizando tecnologias como a realidade aumentada e realidade virtual? Media, Impresa – Como poderão os media utilizar a inteligência artificial e/ou machine learning ao serviço da produção de conteúdos? Saúde, José de Mello Saúde – Como podemos passar de um sistema assente na cura para outro baseado na prevenção, utilizando mais de 70 anos de informação clínica? Turismo, Pestana – Como utilizar a inteligência artificial para combater a complexidade, melhorando a experiência dos clientes, através do design e a implementação de serviços personalizados relevantes, desde a pré-reserva à pós-estadia? Consumo, SUMOL+COMPAL – Como podem tecnologias como big data, machine learning e inteligência artificial ajudar a melhorar as operações no comércio, distribuição e retalho para que possamos melhor servir os nossos clientes? Para participar, basta as startups ou equipas submeterem as suas candidaturas no site da iniciativa até 30 de julho, data após a qual, um júri composto pela Microsoft e seus Parceiros escolherá dois semifinalistas por indústria. Os selecionados nesta fase terão a oportunidade de ter sessões de mentoria com especialistas destas cinco empresas, o que lhes vai permitir receber feedback direto sobre as suas soluções para que possam atuar sobre as mesmas. Dos dois semi-finalistas de cada challenge, será escolhido um por indústria para participar num hackaton a decorrer entre 11 e 15 de setembro nos escritórios da Microsoft, em Lisboa, onde, em conjunto com equipas destas cinco empresas e da Microsoft, os participantes poderão afinar as suas soluções e chegar a um projeto final. Estas cinco equipas ou startups farão depois o pitch das suas soluções perante um júri de especialistas, no dia 11 de outubro, para que seja selecionado o grande vencedor. |