2017-7-14
ThinkSystem e ThinkAgile são as novas marcas que unificam todo o portfólio de data center da Lenovo, que renovou por completo a sua oferta para este mercado. Num evento em Lisboa, inserido na convenção World Tech Transform, o fabricante reuniu cerca de 65 Parceiros e clientes finais para explicar como pretende ajudar a construir o data center do futuro
ngel López, country manager Portugal e Espanha para a área de data center.
A Lenovo deu a conhecer o seu maior lançamento de sempre para data center. Ajudar as empresas a evoluir a sua infraestrutura de data center para arquiteturas software-defined, que suportem as exigências da transformação digital, é o objetivo. O fabricante pretende ser sinónimo de inovação em data center – estar no top 3 das vendas no mercado ibérico – e afirmar-se como um sério concorrente da Dell EMC e da HPE. O primeiro round no ‘assalto’ que a Lenovo pretende fazer às quotas de mercado da concorrência foi a criação de duas novas marcas que unificam toda a oferta de que a Lenovo já dispunha e que acolhem os novos lançamentos: ThinkSystem (de servidores, storage e networking) e ThinkAgile (de soluções convergentes). “Trata-se da maior mudança tecnológica da história da Lenovo e da indústria”, disse Ángel López, country manager Portugal e Espanha para a área de data center. As linhas de servidores já existentes continuarão a ter suporte, com os novos produtos a terem a marca ThinkSystem, e a serem complementados pela nova família ThinkAgile. Os novos servidores incluem, para aplicações mission critical, o ThinkSystem SR950, num formato 4U, que permite acomodar desde 2 a 8 processadores, e que a Lenovo dizer ser o primeiro do mercado com estas caraterísticas. A gama Think System já inclui os novos processadores Intel Xeon Scalable, revelados esta semana. Ao todo, traz 14 novos servidores (onde se incluem appliances rack, blade, plataformas mission critical e densas), sete plataformas de armazenamento e cinco network switches (de 25, 40, 50 e 100 Gb). A marca ThinkAgile engloba tudo o que são soluções pré-integradas e pré-testadas, definidas por software, nomeadamente 5 appliances hiperconvergentes (com Nutanix) e dois sistemas integrados (com Nutanix e Microsoft). A visão da Lenovo para o armazenamento passa pela virtualização, e o fabricante apresentou por isso três soluções de armazenamento definido por software. De entre as novidades, destaca-se a appliance ThinkAgile SX para Azure Stack, de infraestrutura software-defined, que dá às empresas a oportunidade de ter on-premises a mesma agilidade e forma de operar da cloud pública. As novas appliances Think Systems e ThinkAgile estão preparadas para suportar cloud privada, bases de dados in-memory, analítica em tempo real, inteligência artificial, aplicações de ERP e CRM e workloads virtualizados. Com o novo portfólio chega também o software de gestão XClarity, gratuito, para gerir computação, armazenamento e redes. Está disponível na versão básica (Controller) e na versão mais completa (Administrator). Ao IT Channel, o country manager revelou que o mercado português vale 15% do mercado ibérico da Lenovo, em data center. "Até 2020, o objetivo é que este valor seja de 22 a 23%". Na ibéria, a Lenovo ocupa o terceiro lugar nas vendas de servidores e pretende crescer de forma sustentável. "Porque é mais importante continuarmos a ser líderes em satisfação do cliente, em performance e desempenho e disponibilidade dos equipamentos", disse. Sobre os objetivos concretos para o nosso mercado, foi claro: "O mercado de data center está estagnado e até a cair um pouco. Isto acontece pela virtualização, que diminui a venda de máquinas físicas, e também pela cloud. No entanto, a nossa ambição é crescer, pelo que pretendemos retirar quota de mercado à concorrência, nomeadamente à HPE e à Dell EMC". A Lenovo tem desde o dia 1 de julho um novo Programa de Canal específico para data center, já que o objetivo do fabricante é ajudar os Parceiros a transformarem-se, para que possam eles próprios promover a mudança junto dos seus clientes, através da comercialização do novo portfólio. "O novo programa de Canal inclui um plano de formação e certificação especial, sobretudo em ThinkAgile, na área das soluções. Queremos que os Parceiros sejam especializados em soluções de valor acrescentado. Acreditamos que o Parceiro que só vender hardware irá desaparecer". Além da certificação, há também um programa específico de rebates. A Lenovo está à procura de novos Parceiros, mas apenas empresas focadas em data center e que "aportem valor acrescentado", frisou Ángel López.
|