Marta Quaresma Ferreira e Rui Damião em 2024-6-25
A inteligência artificial esteve em grande destaque durante as sessões com fabricantes. O certame contou com cerca de 50 fabricantes e um conjunto de patrocinadores Diamond, entre eles a Asus, a Box Systems, a Dell Technologies, a LG e a Samsung
Depois da última edição em 2022, a Expo TI Databox voltou, no passado dia 24 de maio, ao Centro de Congressos do Estoril. Cerca de 50 fabricantes marcaram presença no evento para apresentaram aos Parceiros de Canal as suas soluções para o mercado. A abertura esteve a cargo de André Reis, CEO da Databox, que subiu a palco para explicar o objetivo do evento: “juntar Parceiros e fabricantes”. Este é “o principal objetivo da Databox em todos os eventos que realiza: juntar pessoas. Conhecer as pessoas e os seus negócios é essencial”, começou por contextualizar. Apesar dos atuais desafios, André Reis defendeu que continuam a existir condições para o mercado crescer: “há muita tecnologia inovadora a surgir e em desenvolvimento que está a gerar e irá criar novas oportunidades de negócio”. Com o título “The Next Big Thing”, José Manuel Aguincha, Sales Director da Databox, centrou a sua apresentação na inteligência artificial e no facto de “toda a tecnologia estar centrada nas pessoas”. A Inteligência Artificial (IA) é, na prática, “uma extensão do processo em que estamos a observar, a processar e a decidir. Quando estamos aqui, estamos a observar, a processar e a decidir; estamos a processar informação a uma velocidade estonteante”, referiu. A medicina será uma das áreas que, apesar da utilização de inteligência artificial, irá continuar centrada nas pessoas. Trabalhos nas áreas da construção ou manutenção não vão ter grande exposição à IA, mas, por outro lado, os trabalhos administrativos poderão ser substituídos por máquinas, afetando várias pessoas. Ainda que a maioria dos trabalhos e das indústrias estejam apenas parcialmente expostos à inteligência artificial, é certo que muitas pessoas vão ser afetadas por esta tecnologia. Por outro lado, muitos postos de trabalho dos próximos dez anos ainda não foram sequer criados. “Haverá uma movimentação, mas as pessoas que ficam vão ter um aumento de produtividade”, reiterou José Manuel Aguincha. A Expo TI Databox contou com um conjunto de patrocinadores Diamond, entre eles a Asus, a Box Systems, a Dell Technologies, a LG e a Samsung. Nelson Martins, Channel Manager do mercado profissional da Asus, levou até ao palco da Expo TI Databox “Soluções diferenciadoras para Empresas”, com a apresentação das gamas empresariais. Seguiu-se a apresentação da LG, com Paulo Couto, BDM Retail and HealthCare, que revelou parte do portfólio da marca, que endereça o mercado exclusivamente através de Parceiros. Jorge Horta, Visual Displays Manager da Samsung, e José Felício, Senior Key Account Manager na Samsung, enfatizaram os destaques deste segmento, apresentando as soluções B2B à disposição do mercado e o papel que a inteligência artificial já assume em alguns dos produtos da marca. A IA foi também o foco da apresentação de Vítor Baptista, Field CTO da Dell Technologies, responsável pela divulgação de novas tecnologias e soluções a nível mundial, que levou até à Expo TI Databox o tema “Mais dados, melhor IA?”. “A inteligência artificial irá permitir-nos fazer coisas que neste momento não conseguimos fazer”O painel de debate da tarde foi igualmente dedicado ao impacto da inteligência artificial no negócio. Tiago Terrível, Country Manager da Intel Portugal, começou por apontar para a existência de uma oportunidade “imensurável para as empresas e Parceiros” no que diz respeito à utilização da IA. Na perspetiva de Jonas Carneiro, Channel Sales Manager da Dell Technologies Portugal, a IA vai contribuir para uma “mudança de mentalidade, não só em nós, como principais fabricantes, mas também nos Parceiros, para enveredarem por este caminho, mas também possibilitar o aumento da produtividade muito grande, um aumento da eficiência muito grande; vai dar origem a novas formas de educar as pessoas, possibilitando que as empresas cresçam muito”. “A IA vem resolver outra coisa: eu acho que vamos continuar a ter trabalho e acho que vamos fazer ainda mais e melhor trabalho. O que significa que a inteligência artificial irá permitir-nos fazer coisas que neste momento não conseguimos fazer”, acrescentou Nuno Parreira. O Sales & Marketing Executive da Samsung Portugal acredita que a inteligência artificial se sobrepôs à transformação digital, contribuindo também para a sua aceleração. Alexandre Pereira, Business Development Manager da Fujitsu Portugal, afirma que, “quando as organizações perceberem que a inteligência artificial tem de estar em toda a organização, tirarão proveito efetivo dela”. Mas avisa: “temos de a abraçar”. O manager sublinha que os Parceiros são “essenciais para estar junto dos clientes”, sobretudo numa fase em que “estamos perante uma revolução”. Descomplicar a inteligência artificialPara encerrar as sessões no palco da Expo TI Databox, Miguel Caldas, Cloud Architect da Microsoft, tentou desconstruir e descomplicar a inteligência artificial. “A AI tem muito mais do que Big Data, muito mais do que tratar dados, fazer previsões; tem a ver com imitar o comportamento humano”, começou por referir. Para o engenheiro, um dos passos importantes quando falamos de Large Language Models está relacionado com o treino, que implica um gasto financeiro muito elevado, mas que, depois de treinado, torna o modelo mais pequeno, sendo possível corrê-lo em data centers mais pequenos. Por outro lado, é importante “não deixar que as inteligências artificiais tomem decisões, ou melhor, não deixar que elas executem”, defendeu Miguel Caldas, apontando para a necessidade de ainda ser o ser humano a “carregar o botão”, a “mudar o mundo” e, de certa forma, a guiar. “O ChatGPT sabe coisas, não sabe raciocinar sobre coisas. É uma maneira de fazer, de interpretar conhecimento; não são dados, é conhecimento. Mas não conseguimos ensinar um Large Language Model, um GPT, a raciocinar. Vai ser preciso ciência nova. Toda e qualquer coisa precisa de ciência nova para fazer os Large Language Models atuais”, frisou. De acordo com Miguel Caldas, os atuais GTP trabalham ao nível de “inovações iniciais de natural language processing”, ou seja, as suas tarefas passam por compreender o que é que os seres humanos utilizam e responder como se de um ser humano se tratasse. “Quem acha que isto vai transformar o negócio da sua empresa porque vai analisar mais dados está enganado. Não é isso que isto faz. O que isto faz é permitir que todas as pessoas, mesmo as não técnicas, possam fazer perguntas que antes tinham de ser pedidas ao nosso fornecedor do ERP ou ao nosso fornecedor do CRM para lhe fazer uma query para lhe dar o resultado que eu quero”, explica Miguel Caldas. Para Miguel Caldas, as grandes mudanças que este tipo de IA vem trazer às organizações não passam necessariamente pela transformação do produto, mas sim pelo aumento estratégico da eficiência de quem já utiliza inteligência para fazer coisas. Balanço de mais uma ediçãoNo rescaldo da oitava edição da Expo TI Databox, João Pedro Reis, CEO da Databox, reforçou a importância de contar, uma vez mais, com os Parceiros reunidos no mesmo espaço, assim como fabricantes e clientes. “Conseguimos ter fabricantes que já estão connosco há muito tempo e fabricantes novos que abraçaram o projeto Databox e o nosso mercado, no sentido de acharem as soluções para os nossos clientes”, revelou o CEO, que destacou ainda a importância da presença de clientes finais que apresentaram os seus projetos, reforçando o peso e importância da Databox no mercado: “mais do que um box mover de um distribuidor como a Databox, hoje somos um value added para o mercado”, concluiu. AcerA Acer apresentou na Expo TI Databox produtos da área de mobilidade, nomeadamente notebooks e ecrãs, e para o posto de trabalho, ainda que a empresa conte com outras áreas de negócio, como projetores. AOC e PhilipsA AOC mostrou na Expo TI Databox os seus novos monitores de gaming, um dos segmentos com maior taxa de cobertura no mercado. Já a Philips apresentou o novo segmento de linha B2B que foi recentemente renovada. AsusA Asus levou o seu Canal profissional até ao evento da Databox que tem como principal objetivo apresentar as soluções – sejam produtos ou serviços – de acordo com a necessidade das empresas no mercado. Avast e NortonA Avast e a Norton também marcaram presença na Expo TI Databox e, enquanto a Avast apresentou soluções de antivírus para pequenas e médias empresas, já a Norton apresentou soluções para o consumo. AverA Aver – que tem a Databox como o principal distribuidor em Portugal – apresentou todas as suas soluções de vídeo e áudio conferência, desde o segmento corporate até à educação, e o novo segmento de negócio que são as câmaras para a área da saúde. BarkanA Barkan é um fabricante de suporte de paredes para televisores que vão desde as dez até às 90 polegadas, ecrãs planos ou curvos, e está no mercado em Portugal há 20 anos. À medida que os televisores vão crescendo em medidas, a Barkan vai acompanhando todo o movimento. Box SystemsA Box Systems é uma marca da Databox que já tem longos anos no mercado. Vários institutos e setores do mercado como o seu sistema de computação. Este continua a ser um mercado que a Databox abraça e que tem uma lacuna que permita fazer máquinas à medida para os clientes, algo que a Box Systems procura colmatar. BrotherA Brother apresentou produtos novos dentro da área de scanners, etiquetagem – seja da área elétrica ou de armazéns ou saúde – e a área de printing, com um equipamento dedicado a CPD. CanonA Canon procurou estar em contacto direto com os seus Parceiros e com os Parceiros da Databox e ouvir o seu feedback diretamente. Além do mais, também apresentou o seu portfólio de soluções de impressão aos presentes no evento. D-LinkAos Parceiros presentes na Expo TI Databox, a D-Link procurou estar junto dos Parceiros e falar com as pessoas e promoveu os conceitos multi gigabit para maiores velocidades no posto de trabalho. Dell TechnologiesA Dell Technologies apresentou toda a nova linha de headsets – que passou a ser de fabrico da Dell – e os novos monitores da série profissional que podem carregar o computador e os novos portáteis Latitude 9000. Digital DataA Digital Data levou até ao evento as suas três marcas: a Conceptronic, a Equip e a LevelOne. A Conceptronic conta com acessórios e periféricos de informática mais orientadas para o consumo e retalho. A Equip mostrou os seus bastidores, adaptadores e conversores. Por último, a LevelOne apresentou ativos de rede. EatonA Eaton apresentou o portfólio de UPS e uma nova marca que foi adquirida pela empresa – a Tripp Lite – que está a ser divulgada a nível de acessórios e de segmentos de mercado. EpsonPara além das soluções de impressão, a Epson também mostrou durante o evento soluções de videoprojectores, onde apresentou uma solução de interatividade que permitem que determinados conteúdos de educação ou empresariais possam contar com imagens mais imersivas. Ewent e WP RackA marca Ewent apresentou os novos suportes de RGB que “estão na moda” e que acabou de chegar ao mercado, assim como todos os produtos – cabos, teclados e periféricos – que sofreram uma renovação estética. A WP, por seu lado, que se dedica a uma área mais profissional, trouxe os catálogos para mostrar aos Parceiros de Canal. FujitsuA Fujitsu procurou estar junto dos seus Parceiros e com um dos seus principais distribuidores em Portugal – a Databox. A passar por uma transformação, a Fujitsu focou-se na sua oferta de data center para dizer ao ecossistema de Parceiros que está presente para os ajudar na caminhada de transformação digital. HisenseA Hisense marcou presença na Expo TI Databox e apresentou aos Parceiros de Canal o segmento de televisores e de Laser TV – U7 e C1 – com as gamas de 2024, assim como o mini projetor triple laser. HPEA presença da HPE na Expo TI Databox teve como objetivo o contacto com os Parceiros através da Parceria de há muitos anos com a Databox. A empresa apresentou o seu portfólio de servidores, sejam eles tradicionais ou já pensados para a inteligência artificial. HPE Aruba NetworkingA HPE Aruba Networking também marcou presença na Expo TI Databox com o objetivo de alavancar mais Parceiros na área de SMB com a garantia de 18 anos da empresa. KasperskyA Kaspersky trouxe até à Expo TI Databox as suas soluções da gama de consumo, nomeadamente Kaspersky Standard, Kaspersky Plus e Kaspersky Premium, assim como uma nova solução que é uma VPN para três dispositivos. LenovoCom o foco nos PC com inteligência artificial, a Lenovo trouxe os seus novos dispositivos de computação até ao evento da Databox, como sistemas para salas de reuniões, portátil com ecrã dobrável, óculos de realidade virtual e monitor 3D. LexmarkA Lexmark apresentou em Portugal, pela primeira vez, as novas máquinas A3 que tem três pilares principais: a versatilidade, simplicidade e sustentabilidade. A versatilidade está relacionada com a capacidade dos toners e a quantidade de papel que pode levar; em termos de simplicidade, este equipamento permite que, com uma mão apenas, se mude os consumíveis ou se faça a assistência técnica; e, na parte da sustentabilidade, grande parte dos materiais são materiais reciclados. LifetechA Lifetech aproveitou a Expo TI Databox para apresentar o novo leitor de cartões de cidadão – que vão ser novos ainda durante o ano de 2024. Este leitor de cartão de cidadão foi o primeiro a ser certificado pela AMA. LGO expositor da LG contou com soluções de Information Display, como o televisor de 110 polegadas e outro mais virado para a educação, assim como monitores e portáteis mais virados para o mercado de consumo. Mars GamingA Mars Gaming levou até ao evento da Databox as outras marcas que detém dentro da empresa, nomeadamente as marcas de escritório e integração. A empresa também está a atualizar o seu catálogo para estar a par das novas tendências do mercado. NapofixA Napofix referiu que a Databox é um distribuidor estratégico tendo em conta a sua relevância no mercado de digital signage. O objetivo da presença no evento passou por conversar com os Parceiros que, diariamente, adquirem os produtos da empresa. OrbysA Orbys apresentou na Expo TI Databox uma inteligência artificial que traz facilidade para a vida quotidiana de um empresário ou do setor de educação, trazendo melhorias e crescimento profissional ao dia-a-dia. PantumA Pantum quis apresentar a empresa em si na feira da Databox porque é uma marca relativamente nova na Europa – está presente no continente europeu há quatro anos – e os 26 modelos de impressoras que tem, sempre em A4 e com alguns modelos em A3. Port DesignsNa Expo TI Databox, a Port Designs apresentou aos Parceiros da Databox as soluções Port Connect – uma solução que tem aportado mais valor – e mostrar o que a marca tem no que diz respeito à periferia do computador portátil, nomeadamente docking stations, filtros de privacidade, cabos de segurança, entre outros. SamsungA Samsung apresentou a nova gama de equipamentos móveis Galaxy AI, a aposta da Samsung na área de inteligência artificial em equipamentos móveis. A empresa sul-coreana também apresentou novos monitores na área empresarial e de gaming e as soluções de LED Wall. Schneider ElectricA Schneider Electric apresentou no evento as últimas novidades em termos de Parcerias, os equipamentos revelados recentemente – como uma UPS pensada para gaming de 2.200 VA – e as soluções para micro data centers para pequenas e médias empresas. SilverOutra marca presente na Expo TI Databox foi a Silver, que aproveitou o certame para mostrar os seus novos televisores. SonyPara este ano, a Sony trouxe vários produtos para a área profissional, nomeadamente um monitor de 98 polegadas antirreflexo que será lançado em julho, assim como outros monitores sem esta tecnologia em questão. A Sony também apresentou uma câmara com inteligência artificial que permite fazer seguimento automático e zoom. TargusA Targus aproveitou o evento da Databox para apresentar três categorias de produto que, neste momento, estão a ser comercializadas pela fabricante. Uma dessas áreas é a conectividade – como docking stations –; outra é a área de bagagens e malas; e, por fim, a área de carregadores. TP-LinkA TP-Link apresentou soluções de smart home – como câmaras com bateria. Para o segmento profissional, a empresa apresentou soluções de vigilância. Por fim, também apresentou robôs aspiradores inteligentes. TrustA Trust levou até à Expo TI Databox a gama de Canal e SMB com algumas novidades, nomeadamente tendências de mercado na parte de teclados brancos, acessórios brancos e ratos multiconnect verticais que têm mais inclinação e ergonomia. Urban FactoryA Urban Factory trouxe até ao evento da Databox as soluções para dispositivos móveis – como tablets e smartphones. Uma das áreas de foco da empresa são os acessórios de viagem; outra é a conectividade e o carregamento; e, por fim, a categoria de ergonomia de escritório. ViewsonicTambém presente na Expo TI Databox, a ViewSonic apresentou dois monitores para o segmento corporate que contam com webcam e ajudar na comunicação com o exterior da melhor maneira, assim como várias conexões para facilitar a ligação aos computadores portáteis. VerbatimO intuito da Verbatim foi apresentar os vários produtos da empresa, com foco nos acessórios. Numa altura em que as empresas têm de ser multifacetadas, a Verbatim expandiu o seu portfólio de soluções diversificado. Vogel'sA Vogel’s trouxe as suas novidades até ao certame da Databox, nomeadamente as soluções de DVLED que permitem a instalação de paredes LED. A empresa também continua a mostrar soluções de 2023, como soluções para instalação de monitores de secretária. |