Isabel Pereira em 2017-10-02
A Casa da Cultura de Ílhavo recebeu na passada sexta-feira, dia 29 de setembro, a conferência dedicada à tecnologia profissional, organizada pela jp.di (Unidade de Negócio da Distribuição do jp.group). O certame contou com 600 participantes e com a presença de 60 marcas de tecnologia.
Pela primeira vez num formato que aliou as vertentes de exposição e conferência, o jp.di Summit teve como objetivo “juntar toda a cadeia de valor do mercado de tecnologia em Portugal, em torno do tema da transformação digital”, destacou o diretor geral da jp.di Ricardo Ferreira, em entrevista ao IT Channel. “Queremos contribuir ativamente para que os nossos clientes conheçam os desafios e oportunidades deste momento da evolução tecnológica”, reiterou. Desafios e oportunidades estiveram mesmo no centro da primeira comunicação da manhã, a cargo de Pedro Oliveira, diretor da Exame Informática. O orador destacou especificidades de Portugal, como a localização geográfica, a situação económica ou as estruturas organizacionais, que constituem obstáculos a ultrapassar, ou mais-valias, para as empresas do setor tecnológico. Durante o dia, sucederam-se intervenções de algumas das principais marcas mundiais representadas no evento. Intel, Asus, Tsunami, Lenovo, Samsung, Microsoft, Jolera e Barracuda apresentaram os seus argumentos para o mercado, em diferentes vertentes da transformação digital como cibersegurança, IOT, mobilidade e comunicação. Houve ainda espaço para Gonçalo Gil da Mata, autor do livro “Ainda não tive tempo”, inspirar os presentes com uma comunicação sobre gestão de tempo e produtividade pessoal para a excelência no negócio; e para Diogo Dantas da Cunha apresentar a ClicInvest, um novo negócio digital baseado numa plataforma de financiamento colaborativo.
A necessidade de mudar mentalidades nas empresas, para acompanhar a evolução da sociedade, os desafios que se colocam em termos de legislação para proteção de dados, assim como as potencialidades do país para se colocar na dianteira do mercado tecnológico e digital, foram alguns dos temas em destaque. No final, Ricardo Ferreira despediu-se com uma mensagem de otimismo para o Canal: “há que aproveitar este momento para apostar no desenvolvimento de competências e não ter receio da mudança”. O diretor geral da jp.di revelou ainda que a próxima edição do jp.di Summit vai realizar-se a 21 de setembro de 2018, em Coimbra. Na dição de outubro, o IT Channel publica uma reportagem do jp.di Summit |