2016-1-05

VENUE

II Encontro de Realidade Aumentada debate benefícios da tecnologia para as empresas

A realidade aumentada é considerada pelas empresas, organizações e marketeers como um "super poder" ao seu serviço. Esta foi a principal conclusão do Segundo Encontro de Realidade Aumentada (RALI), que se realizou na Universidade Lusófona de Lisboa, e que contou com mais de 500 visitantes, entre profissionais, académicos e amantes de realidade aumentada.

II Encontro de Realidade Aumentada debate benefícios da tecnologia para as empresas

Este evento aglomerou no mesmo espaço inovações como óculos de realidade aumentada, projeções holográficas, impressão 3D, projeções interativas, assim como uma grande quantidade de hardware e software de realidade aumentada.
O RALI contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, tais como, Mário Faria, CEO e fundador da Massfar, consultora brasileira especializada em realidade aumentada; Christine Perey, diretora executiva da AREA, uma organização global focada em acelerar a adopção da realidade aumentada pelas empresas e Nuno Silva, head of innovation da IT People Innovation que integra o departamento de inovação da empresa e os destinos da Next Reality, a tecnologia de Realidade Aumentada da IT People Innovation.

Atualmente, existem indústrias que já se encontram a beneficiar desta tecnologia, em diversos setores como arquitetura e construção, indústria automóvel, indústria aeronáutica, educação, medicina e saúde, equipamento industrial, logística, minas e metalúrgicas, engenharia naval, exploração petrolífera e o setor público e governamental.

O desconhecimento desta tecnologia, a perceção de que a realidade aumentada está dirigida para jogos, os níveis distintos de maturação das empresas, incertezas sobre custos, riscos e valor desta tecnologia para cada negócio e a falta de competências qualificadas a nível dos trabalhadores, assim como falta de regulamentação, são as principais barreiras encontradas atualmente no que diz respeito à disseminação da realidade aumentada.

Verifica-se que as empresas que já utilizam esta tecnologia de forma produtiva, a consideram um "super poder", pois permite-lhes acelerar processos.
Segundo os especialistas em realidade aumentada, este é um passo significativo para todas as empresas.

"As empresas terão de investir na realidade aumentada para serem mais rápidas e melhores", refere Nuno Silva, da IT People Innovation. "Reduzem os erros, reduzem o tempo e provavelmente reduzem o custo nos processos, melhorando o desempenho de todos", acrescenta Christine Perey, da AREA.

É esperada a continuidade deste debate no próximo RALI, agendado para dia 20 de maio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Universidade Lusófona recebe o segundo Encontro de Realidade Aumentada em dezembro
VENUE

Universidade Lusófona recebe o segundo Encontro de Realidade Aumentada em dezembro

LER MAIS

Indra leva Big Data, mobilidade e realidade aumentada à Smart City Expo World
VENUE

Indra leva Big Data, mobilidade e realidade aumentada à Smart City Expo World

LER MAIS

Epson lança novos Óculos de Realidade Aumentada
HARD

Epson lança novos Óculos de Realidade Aumentada

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Sage Iberia Partner Kickoff: Uma aposta no crescimento do ecossistema de Parceiros
VENUE

Sage Iberia Partner Kickoff: Uma aposta no crescimento do ecossistema de Parceiros

LER MAIS

Web Summit 2024: O caminho regulatório da IA na Europa
VENUE

Web Summit 2024: O caminho regulatório da IA na Europa

LER MAIS

Web Summit 2024: A cooperação é a chave do sucesso para as cidades do amanhã
VENUE

Web Summit 2024: A cooperação é a chave do sucesso para as cidades do amanhã

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.