2015-9-03
A Intel lançou na IFA (Berlim) a sua última geração de processadores, a gama Skylake, desenhada para um amplo espetro de aplicações que podem ir de consolas de jogos, a computadores miniatura ou smartphones.
A “sexta-geração” de processadores da Intel promete melhorar a performance, o tempo de duração das baterias e a capacidade gráfica devido à sua nova micro arquitetura de 14nm da Intel, algo que fica muito perto da célebre barreira “intransponível” dos 10nm, que os acólitos do "fim da Lei de Moore" defendem.
O processador é capaz também de lidar melhor com as imagens em vídeo 4K ( o futuro standard de vídeo), em comparação com qualquer um dos seus predecessores.
Esta família de processadores é lançada ao mesmo tempo que o Windows 10 começa a chegar a milhões de utilizadores, alguns deles vão sentir a necessidade de trocar também o hardware antigo, e isso pode ser um bom momento para o sucesso da família Skylake.
Relativamente à anterior geração de processadores o Skylake promete entregar algo como +60% de capacidade, + 40% de performance gráfica e -60% de consumo elétrico, o que é decisivo para dispositivos móveis, segundo fez notar Gregory Bryant, executivo da Intel, durante a apresentação do novo processador.
Além disso, o Skylake é o primeiro processador otimizado para lidar com o novo codec H.265 de 4k ( UHD) , que exige 4x mais do processador do que a atual norma de broadcast, que é o vídeo 1080 ou HD.
O processo de produção dos processadores Skylake, com camadas de apenas 14nm, conheceu alguns problemas o que levou ao atraso deste lançamento “A nova 6ª Geração de processadores Intel Core garante o maior avanço de sempre em termos de computação”, disse Kirk Skaugen, senior vice president da Intel e general manager do Client Computing Group. “Os novos sistemas baseados na nova 6ª Geração de processadores Intel Core são mais rápidos que nunca, melhorando, ao mesmo tempo, o rendimento, a duração da bateria e a segurança. Permite as mais inovadoras experiências, como o controlo de voz, e a conexão através do reconhecimento facial. A combinação surpreendente entre a 6ª Geração Intel Core, o Windows 10 e os fantásticos sistemas disponibilizados pelos fabricantes de PC faz com que este seja o momento ideal para os utilizadores adquirirem um computador novo." Adicionalmente, a família da 6ª Geração de processadores Intel Core e as plataformas Intel Xeon oferecem uma grande variedade de novos desempenhos e experiências. Mais dispositivos incluirão o Thunderbolt 3 com USB tipo C, uma única entrada universal. Estará também disponível uma câmara Intel RealSense em vários computadores portáteis e desktops 2-em-1 equipados com Intel Core de 6ª Geração, que permite a captura e partilha de selfies realistas em 3D. As pessoas podem ainda digitalizar e inserir objetos comuns do dia-a-dia, ou mesmo uma imagem delas próprias, no seu jogo favorito, ou remover e alterar facilmente o ambiente de fundo durante um chat de vídeo. A nova plataforma pressupõe, também, o avançar da iniciativa da Intel “No Wires” para disponibilizarem a melhor experiência de ecrã sem fios atualmente possível com Intel WiDi ou Pro WiDi. Esta tecnologia permite às pessoas partilharem facilmente conteúdos do PC para a TV, ou para um monitor, sem a complexidade dos fios. |