2015-9-07
A Samsung deu a conhecer novos produtos, parcerias e uma estratégia de IoT especialmente desenhada com base numa filosofia de abertura, colaboração transversal a todas as indústrias e numa abordagem centrada nas pessoas
A Samsung lançou no IFA a segunda geração do Hub SmartThings SmartHome permitindo a conexão e automação através de vários sensores e dispositivos
A Samsung demonstrou no IFA 2015 como pretende dar vida ao IoT (Internet of Things), durante uma conferência de imprensa, uma nova gama de dispositivos conectados e serviços IoT. Os mais recentes contributos da Samsung para o rápido crescimento do ecossistema IoT assentam sobre os princípios base da companhia: abertura, uma colaboração transversal a todas as indústrias e – o mais importante - uma abordagem centrada nas pessoas.
“Para a Samsung, a IFA 2015 está intimamente ligada à Internet das Coisas. Acreditamos que a IoT vai revolucionar o mundo da eletrónica de consumo. Esta é a oportunidade para demonstrarmos o quanto evoluímos nesta área, no espaço de um ano” afirmou W.P. Hong, Chief Marketing Officer (Director de Marketing) da Samsung Electronics. “Todos os anos, a Samsung vende mais de 300 milhões de produtos aos consumidores europeus. Atualmente, os nossos produtos são usados por 85 milhões de europeus – em casa, e cada vez mais no local de trabalho. Estamos, por isso, bem posicionados para nos empenharmos em que a mais recente revolução industrial seja liderada não pela tecnologia, mas pelas expectativas das pessoas. Temos uma visão de uma IoT totalmente “Sincronizada com a vida” e ajustada às necessidades e exigências de cada pessoa.”
A área de IoT da Samsung, no centro do stand (banca) da companhia, na CityCube da Messe Berlin, criada em colaboração com o reconhecido arquiteto Feruccio Laviani, dá a conhecer as infinitas possibilidades da IoT aos visitantes da feira alemã.
Centro SmartThings com ‘Monitor Samsung Smart Home
A SmartThings lançou um novo alinhamento de produtos IoT ainda mais potentes e fáceis de utilizar, que irá ser disponibilizado globalmente.
Alex Hawkinson, o fundador e CEO da SmartThings, defendeu que para a Internet das Coisas ter sucesso, os dispositivos IoT terão de ser extremamente simples de utilizar e terão de oferecer aos utilizadores opções de personalização e de acesso a ferramentas que lhes consigam oferecer conforto e tranquilidade quando estão fora de casa. O novo Centro Samsung SmartThings, os sensores e a atualização da app móvel são lançados hoje nos Estados Unidos, no Reino Unido na próxima semana e em toda a Europa em 2016.
O novo Centro Samsung SmartThings possui um processador ainda mais potente que permite a monitorização em vídeo, incluindo também uma bateria de backup (recuperação) com uma autonomia de até 10 horas, para o caso de existir uma falha de energia. Combinando de forma equilibrada privacidade com segurança, a funcionalidade de monitorização em vídeo permite às pessoas acederem a uma transmissão em direto, a qualquer altura, no entanto, apenas ativa a gravação em vídeo quando existe uma ação imprevista, como por exemplo movimento na porta de entrada.
A SmartThings está ainda a lançar uma nova solução designada Monitores Samsung Smart Home que oferece acesso e controlo conjuntos sobre intrusão, fumo, incêndio, fugas e inundações, ou sobre qualquer outro incidente doméstico, ao disponibilizar notificações em tempo real e clipes de vídeo gravados pelas múltiplas câmaras através da app SmartThings.
Bem-estar personalizado com o SleepSense
Uma boa noite de sono é essencial para uma vida saudável, razão pela qual o SleepSense ajuda os consumidores a avaliarem e a gerirem o seu sono. O sensor consiste num pequeno disco plano que, ao ser colocado debaixo do colchão, possibilita a monitorização sem necessidade de contacto do ritmo cardíaco e respiratória de uma pessoa, e a deteção de todos os movimentos durante o período de sono.
O SleepSense é um dispositivo conectado que ajuda a criar um bom ambiente para uma pessoa adormecer e dormir. Assegura a ligação com todos os eletrodomésticos Samsung, bem como com dispositivos IoT de terceiros. Por exemplo, quando adormecer, a aplicação vai automaticamente desligar a televisão e ajudar a temperatura do quarto para possibilitar um óptimo ambiente de sono.
Mediante os relatórios e análises diárias do período de sono disponibilizadas pelo SleepSense, que podem ser consultadas no smartphone do utilizador, a aplicação oferece conselhos especializados e recomendações especificamente criadas com base no metabolismo de cada individuo – resultantes de uma colaboração com o Dr. Christos Mantzoros da Harvard Medical School. O SleepSense oferece uma precisão de até 97% no conforto da sua própria casa.
Expansão do ecossistema UHD (ultra alta definição) com conteúdos e parceiros chave
A Samsung assumiu o compromisso de expandir o seu ecossistema UHD (ultra alta definição), estabelecendo parcerias com companhias como a Netflix, Amazon, Wuaki, Chili, Strefa VoD, Videoland, Videoload, TVN e a Viaplay, bem como com operadores regionais em toda a Europa, como é o caso do Canal Plus e do HD+, parceiros vitais para a criação e disponibilização de conteúdos UHD (ultra alta definição) a uma base de consumidores global.
Ao estabelecer uma série de parcerias com operadores globais no mercado, a Samsung está a trazer a transmissão UHD (ultra alta definição) comercial para o mercado, para que os utilizadores possam usufruir dos seus programas favoritos com a qualidade de imagem premium desejada.
A Samsung firmou ainda uma parceria com a Gamefly para o lançamento do Gamefly Streaming – um serviço de subscrição que disponibiliza os principais e mais populares jogos de todo o mundo, no conforto da sala – sem necessidade de consolas, cabos ou discos. O Gamefly faz o streaming (transmissão em directo) de títulos populares a partir da Internet. Estão aqui incluídos jogos como: Batman: Arkham Origins, Lego Batman 3, GRID 2 e o HITMAN Absolution – todos eles disponíveis diretamente a partir das Samsung Smart TVs .
Uma óptima experiência de visualização
O compromisso número um da Samsung passa por oferecer aos seus utilizadores TVs que possibilitem uma excelente experiência de visualização. As TVs SUHD da Samsung exibem uma qualidade de imagem High Dynamic Range (HDR – alto alcance dinâmico), que oferece elevado contraste, cores brilhantes, complexos detalhes de sombras e luz. No geral, a imagem surge viva e autêntica.
Os proprietários de TVs Samsung têm ainda televisores que suportam a nova especificação HDMI 2.0a, que permite a transmissão de metadados HDR (alto alcance dinâmico) através de fontes externas HDR (alto alcance dinâmico) compatíveis. A atualização de software oferece aos detentores de uma TV SUHD uma excelente e realista qualidade de imagem. Esta atualização de firmware surge com o objetivo de ampliar o espetro de conteúdos HDR (alto alcance dinâmico) disponível aos consumidores, e de definir um novo padrão de qualidade para a indústria das TVs e do entretenimento em geral.
Além disto, os consumidores podem usufruir desta elevada qualidade de imagem na gama de televisores curvos da Samsung, que oferecem uma experiência de visualização totalmente realista num design que se integra de forma perfeita em praticamente qualquer ambiente. Poderão escolher entre 28 fantásticas TVs SUHD Curvas – com dimensões que variam entre as 48 e as 105 polegadas.
Samsung ADD WASH – a máquina de lavar inteligente e conectada
A Samsung WW8500 ADD WASH permite acrescentar roupa a qualquer momento do ciclo de lavagem, devido à inovadora porta Add Door. Basta um simples toque no botão de pausa para interromper a lavagem e adicionar mais roupa ao processo de lavagem, independentemente de ser o equipamento de futebol necessário para o jogo do dia seguinte, ou as calças de ganga que não chegaram a tempo ao cesto de roupa suja.
Onde termina a velha "linha branca" e começa o IoT.
Com a Máquina de Lavar Roupa ADD WASH poderá colocar logo no início do ciclo de lavagem, tecidos delicados, com indicação de lavagem à mão, uma vez que a nova máquina oferece um novo nível de cuidados para tecidos delicados A ADD WASH é uma máquina de lavar conectada, compatível com dispositivos com sistema operativo Android e iOS, que permite aos consumidores a monitorização e controlo remoto da máquina. Estes podem ainda receber diversas notificações diretamente nos seus smartphones. A nova WW8500 ADD WASH ajuda os consumidores a conseguirem não só óptimos resultados de lavagem, mas também resultados rápidos graças ao ciclo SuperSpeed (super rápido), que lava um volume normal de roupa em menos de uma hora. Colaborações com a BMW e a Volkswagen A Samsung vê os automóveis como uma importante parte do ecossistema IoT emergente, e encontra-se a trabalhar diretamente com alguns importantes fabricantes para inovar juntamente com o mercado automóvel. A SmartThings vai, a breve prazo, unir-se à BMW para possibilitar a transmissão de notificações do Centro SmartThings diretamente para o painel de instrumentos da viatura. Além disto, a aplicação SmartThings vai permitir, entre outras coisas, uma análise técnica ao BMW, bem como trancar/destrancar remotamente a viatura. A Samsung anunciou ainda alguns detalhes acerca da parceria estabelecida com a Volkswagen, que vai oferecer aos condutores uma experiência de utilização de um carro conectado totalmente inovadora, através do Car Mode for Galaxy (modo condução para Galaxy), uma app que disponibiliza uma série de vantagens e otimiza a experiência de condução. Esta é suportada pelo MirrorLinkTM, um padrão de referência na indústria para conectividade automóvel. A aplicação Car Mode for Galaxy (modo condução para Galaxy), que pode ser controlada por toque ou por voz graças ao S-Voice, permite receber chamadas facilmente e de uma forma segura, ouvir as músicas preferidas ou mesmo receber indicações de navegação até ao destino pretendido. Consegue inclusive ler as mensagens de texto que o utilizador recebe, em alta voz. Os utilizadores podem usufruir de todas as opções oferecidas pela app Car Mode for Galaxy (modo condução para Galaxy), mesmo em viaturas sem funcionalidade de espelho. A parceria com a Volkswagen inclui ainda a Volkswagen App para wearables (equipamentos “vestíveis”), que será lançada na Europa no próximo mês. A app liga o novo Samsung Gear S2 a uma série de veículos Volkswagen, permitindo uma interação completa entre o condutor e a viatura, a partir do pulso. Independentemente de querer localizar o seu carro no parque de estacionamento, ligar o ar condicionado antes de entrar na viatura nos dias de mais calor, ou gerir os níveis de bateria do carro elétrico Volkswagen, a Samsung e a Volkswagen colocam a relação entre automóvel e wearables num novo patamar. “No centro de todas as inovações de IoT da Samsung”, afirma W.P. Hong, “está a nossa estratégia de longo prazo que passa por uma observação e por uma análise do dia-a-dia das pessoas. Queremos olhar para lá do óbvio, para descobrirmos formas inovadoras de enriquecer a vida das pessoas e de transformar todos os momentos diários em experiências frutíferas. Esta filosofia irá manter-se sempre presente enquanto seguimos o caminho para um futuro inteligente, conectado e humano para todos nós.” |