2020-3-16

VENUE

Reportagem

IDC FutureScape: o futuro das organizações nos próximos cinco anos

Thomas Meyer e Marc Dowd revelam algumas tendências publicadas pela IDC para os próximos cinco anos e que têm como objetivo mudar a maneira como o mundo vê o impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade

IDC FutureScape: o futuro das organizações nos próximos cinco anos

A conferência IDC FutureScape 2020 permitiu perceber de que forma as empresas se organizam para reinventar os seus departamentos de IT e descobrir como adquirem as capacidades necessárias para se ligar e competir num mercado sujeito à inovação constante. O objetivo da IDC é mudar a maneira como o mundo pensa sobre o impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade.

“O crescimento dos gastos em IT em Portugal continua a dever-se a fatores como a transformação digital (CX, WoF, IoT & Data), ao aumento do financiamento de IT por áreas de negócios, à automação e mobilização de processos de negócios, à adoção de computação em cloud, cibersegurança, ao desacelaramento do crescimento económico e à falta de profissionais qualificados”, explica Gabriel Coimbra da IDC.

Posto isto, Thomas Meyer e Marc Dowd revelam algumas tendências publicadas pela IDC para os próximos cinco anos. Estas revelam que a economia digital aumentará e acelerará drasticamente e o ritmo de inovação e operação alimentado pelo digital acelerará dez ou mais vezes. Este aumento da escala e velocidade da inovação e operação será alimentado por modelos operacionais hiperconectados: o valor de fornecimento de - e distribuição de valor através de - plataformas digitais e comunidades em massa baseadas em API (Application Programming Interface).

Para Thomas Meyer, General Manager da IDC, a nova definição de valor de negócio assenta na Sustentabilidade (Ambiental e Social), Cocriação e ‘Co-petição’ do ecossistema, receita financeira e lucro.

#1 Até 2022, 25% das 500 maiores empresas europeias direcionarão o seu foco para a excelência e sustentabilidade dos negócios digitais.

As organizações preparam-se para uma desaceleração económica, havendo ainda assim uma taxa de crescimento da previsão do PIB de 1,4% em 2020. 95% das organizações europeias planeiam aumentar os seus orçamentos tecnológicos em 2020 através de quatro princípios: tecnologia em todo o lado, inovação é a norma, um ecossistema centrado e uma plataforma habilitada.

#2 Em 2020, as organizações europeias vão gastar mais de 271 mil milhões de dólares em transformação digital, mas apenas 16% terão novos fluxos de receita.

“80% dos CEOs, afirmam sentir um certo tipo de pressão para executar uma estratégia de transformação digital bem sucedida”, garante Thomas Meyer.

#3 Até 2020, os gastos europeus em inteligência artificial chegarão aos dez mil milhões de dólares, e, até 2025, a “IA Ética” permitirá todos os modelos de negócios digitais.

#4 Até 2025, é esperado que 60% das organizações europeias modernizem os seus princípios de IT, incluindo sistemas de cloud, o que resulta em 25% de crescimento em produtividade.

#5 30% das organizações europeias terão um novo papel de liderança tecnológica que combina funções CIO, CTO, CDO & Innovation até 2022.

Atualmente, o CIO ou responsável de IT é avaliado na sua organização pelo alinhamento empresarial, gestão de custos e gestão de riscos.

#6 Por apenas se limitarem a copiar o que já foi feito, um terço das organizações europeias não inovarão até 2022.

#7 2022 é o ano em que os CISO se estabelecem como líderes empresariais que podem fornecer confiança digital.

De maneira a criar um futuro promissor para as organizações, Thomas Meyer garante que é necessário pensar no valor financeiro e no ecossistema de forma sustentável, ter uma liderança em escala, construir uma estratégia focada em casos de uso e resultados de negócio e um modelo de negócio baseado em dados, centrado no ecossistema, na plataforma e na confiança.

“Na fase de hipervelocidade, hiperescala e hiperconectividade da transformação digital, os CIO devem transformar rapidamente as suas organizações para se tornarem a IT futura”, explica Marc Dowd, Client Advisory da IDC.

Para Marc Dowd, o futuro do trabalho passa por criar um modelo que fomente a colaboração humano/máquina e que permita novas experiências ao funcionário, apoiando um ambiente desvinculado pelo tempo e espaço.

Para que uma organização ganhe a confiança dos seus clientes é preciso que desenvolva programas de confiança digital para gerir a reputação em torno das suas atividades digitais.

Já o futuro da inovação digital prende-se ao facto de ter ou não a capacidade de ser um produtor de software que cria e distribui serviços digitais em escala.

Previsões da agenda mundial de um CIO em 2020

#1 Até 2024, a estratégia de IT para 80% das organizações digitalmente avançadas evoluirá para um amplo, flexível, mashup autoserviço de ferramentas digitais para substituir o modelo de IT como um facilitador de IT “walled garden”.

As organizações empresariais passaram da era de solicitar e usar aplicações e sistemas de IT para criar o seu próprio software. Ao mesmo tempo, os fornecedores oferecem soluções em cloud e ferramentas de baixo código/sem código que permitem aos utilizadores transformar os seus conhecimentos em soluções de computação.

#2 Até 2023, 65% dos CIO serão líderes empreendedores que evoluem de organizações para centros de excelência que projetam uma ampla colaboração e inovação empresarial.

As organizações devem passar por uma grande transformação de recursos à medida que as funções de IT evoluem, fazendo com que estas sejam mais proativas, antecipando as necessidades dos negócios e construindo capacidades necessárias em tempo real.

#3 Impulsionadas tanto pelas escalas de ameaças cibernéticas quanto pelas novas funcionalidades necessárias, 65% das empresas modernizarão agressivamente os sistemas com amplos investimentos em novas plataformas tecnológicas até 2023. #4 80% das organizações de IT acelerarão o desenvolvimento de software para permitir que implementem pelo menos atualizações/ revisões de código sem entrega de valor de negócios até 2023.

#5 Até 2022, a implementação da inteligência artificial para aumentar, agilizar e acelerar as operações de IT será uma das principais iniciativas de transformação para 60% das organizações.

Recomendado pelos leitores

“Os Parceiros podem operar entre a Lenovo e a Motorola harmoniosamente”
VENUE

“Os Parceiros podem operar entre a Lenovo e a Motorola harmoniosamente”

LER MAIS

Assista ao próximo webinar da IT Security e tenha acesso antecipado ao Threat Report da Sophos
VENUE

Assista ao próximo webinar da IT Security e tenha acesso antecipado ao Threat Report da Sophos

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.