2020-3-16
Thomas Meyer e Marc Dowd revelam algumas tendências publicadas pela IDC para os próximos cinco anos e que têm como objetivo mudar a maneira como o mundo vê o impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade
A conferência IDC FutureScape 2020 permitiu perceber de que forma as empresas se organizam para reinventar os seus departamentos de IT e descobrir como adquirem as capacidades necessárias para se ligar e competir num mercado sujeito à inovação constante. O objetivo da IDC é mudar a maneira como o mundo pensa sobre o impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. “O crescimento dos gastos em IT em Portugal continua a dever-se a fatores como a transformação digital (CX, WoF, IoT & Data), ao aumento do financiamento de IT por áreas de negócios, à automação e mobilização de processos de negócios, à adoção de computação em cloud, cibersegurança, ao desacelaramento do crescimento económico e à falta de profissionais qualificados”, explica Gabriel Coimbra da IDC. Posto isto, Thomas Meyer e Marc Dowd revelam algumas tendências publicadas pela IDC para os próximos cinco anos. Estas revelam que a economia digital aumentará e acelerará drasticamente e o ritmo de inovação e operação alimentado pelo digital acelerará dez ou mais vezes. Este aumento da escala e velocidade da inovação e operação será alimentado por modelos operacionais hiperconectados: o valor de fornecimento de - e distribuição de valor através de - plataformas digitais e comunidades em massa baseadas em API (Application Programming Interface). Para Thomas Meyer, General Manager da IDC, a nova definição de valor de negócio assenta na Sustentabilidade (Ambiental e Social), Cocriação e ‘Co-petição’ do ecossistema, receita financeira e lucro. #1 Até 2022, 25% das 500 maiores empresas europeias direcionarão o seu foco para a excelência e sustentabilidade dos negócios digitais. As organizações preparam-se para uma desaceleração económica, havendo ainda assim uma taxa de crescimento da previsão do PIB de 1,4% em 2020. 95% das organizações europeias planeiam aumentar os seus orçamentos tecnológicos em 2020 através de quatro princípios: tecnologia em todo o lado, inovação é a norma, um ecossistema centrado e uma plataforma habilitada. #2 Em 2020, as organizações europeias vão gastar mais de 271 mil milhões de dólares em transformação digital, mas apenas 16% terão novos fluxos de receita. “80% dos CEOs, afirmam sentir um certo tipo de pressão para executar uma estratégia de transformação digital bem sucedida”, garante Thomas Meyer. #3 Até 2020, os gastos europeus em inteligência artificial chegarão aos dez mil milhões de dólares, e, até 2025, a “IA Ética” permitirá todos os modelos de negócios digitais. #4 Até 2025, é esperado que 60% das organizações europeias modernizem os seus princípios de IT, incluindo sistemas de cloud, o que resulta em 25% de crescimento em produtividade. #5 30% das organizações europeias terão um novo papel de liderança tecnológica que combina funções CIO, CTO, CDO & Innovation até 2022. Atualmente, o CIO ou responsável de IT é avaliado na sua organização pelo alinhamento empresarial, gestão de custos e gestão de riscos. #6 Por apenas se limitarem a copiar o que já foi feito, um terço das organizações europeias não inovarão até 2022. #7 2022 é o ano em que os CISO se estabelecem como líderes empresariais que podem fornecer confiança digital. De maneira a criar um futuro promissor para as organizações, Thomas Meyer garante que é necessário pensar no valor financeiro e no ecossistema de forma sustentável, ter uma liderança em escala, construir uma estratégia focada em casos de uso e resultados de negócio e um modelo de negócio baseado em dados, centrado no ecossistema, na plataforma e na confiança. “Na fase de hipervelocidade, hiperescala e hiperconectividade da transformação digital, os CIO devem transformar rapidamente as suas organizações para se tornarem a IT futura”, explica Marc Dowd, Client Advisory da IDC. Para Marc Dowd, o futuro do trabalho passa por criar um modelo que fomente a colaboração humano/máquina e que permita novas experiências ao funcionário, apoiando um ambiente desvinculado pelo tempo e espaço. Para que uma organização ganhe a confiança dos seus clientes é preciso que desenvolva programas de confiança digital para gerir a reputação em torno das suas atividades digitais. Já o futuro da inovação digital prende-se ao facto de ter ou não a capacidade de ser um produtor de software que cria e distribui serviços digitais em escala. Previsões da agenda mundial de um CIO em 2020#1 Até 2024, a estratégia de IT para 80% das organizações digitalmente avançadas evoluirá para um amplo, flexível, mashup autoserviço de ferramentas digitais para substituir o modelo de IT como um facilitador de IT “walled garden”. As organizações empresariais passaram da era de solicitar e usar aplicações e sistemas de IT para criar o seu próprio software. Ao mesmo tempo, os fornecedores oferecem soluções em cloud e ferramentas de baixo código/sem código que permitem aos utilizadores transformar os seus conhecimentos em soluções de computação. #2 Até 2023, 65% dos CIO serão líderes empreendedores que evoluem de organizações para centros de excelência que projetam uma ampla colaboração e inovação empresarial. As organizações devem passar por uma grande transformação de recursos à medida que as funções de IT evoluem, fazendo com que estas sejam mais proativas, antecipando as necessidades dos negócios e construindo capacidades necessárias em tempo real. #3 Impulsionadas tanto pelas escalas de ameaças cibernéticas quanto pelas novas funcionalidades necessárias, 65% das empresas modernizarão agressivamente os sistemas com amplos investimentos em novas plataformas tecnológicas até 2023. #4 80% das organizações de IT acelerarão o desenvolvimento de software para permitir que implementem pelo menos atualizações/ revisões de código sem entrega de valor de negócios até 2023. #5 Até 2022, a implementação da inteligência artificial para aumentar, agilizar e acelerar as operações de IT será uma das principais iniciativas de transformação para 60% das organizações. |