2017-10-20
O IDC Directions 2017 arrancou hoje, dia 19, no Centro de Congressos do Estoril, com a apresentação do analista Frank Gens, que antecipou algumas das previsões da IDC para os próximos anos
Frank Gens, senior vice president and chief analyst da IDC
"Inovem rapidamente, o mercado estará preparado". Frank Gens, analista da IDC que ajudou a definir o conceito de 3ª plataforma, lembrou no IDC Directions 2017, que está a decorrer hoje, dia 19, no Centro de Congressos do Estoril, que a inovação é uma viagem indispensável à sobrevivência dos negócios mas um caminho que as empresas não conseguirão percorrer isoladamente, tendo de recorrer a outros parceiros, com Gens a apontar a importância da colaboração com os Parceiros de Canal. O keynote speaker da edição deste ano realçou que dentro de quatro anos 50% do PIB mundial será "digitalizado", ou seja, impulsionado por ofertas com uma componente digital associada. A inovação é "um relógio a contar", disse, e as empresas que em 2021 não tiverem começado a transformação digital "vão competir por uma fatia cada vez menor do mercado". Para começarem a desenvolver novas ofertas, uma exigência crescente dos clientes, as empresas devem estabelecer conexões que lhes permitam criar um ecossistema alimentado por múltiplas fontes de dados, de modo a serem mais ágeis — o sucesso dos gigantes do digital, como o Facebook e a Google, lembrou, deve-se em grande medida à capacidade destas empresas "ligarem todos os pontos". "Trata-se de uma nova forma de vida para as empresas" reiterou. As previsões da IDC apontam para que, dentro de três anos, as equipas de transformação digital comecem a recorrer a developers externos. Mais: a IDC prevê que em 2021, um terço das interações digitais advenham de ecossistemas de Open APIs, o que espelha esta nova realidade de inovação digital. O analista aconselhou os decisores a começarem por pensar a inovação a partir de use cases concretos e deixou a sua "fórmula": "Inovação = código + dados". Frank Gens frisou ainda que "todas as empresas, de todas as indústrias, terão de ser digital providers", relembrando que não conseguirão sê-lo sem procurar fora de portas dados, competências, recursos e até mesmo tecnologia.
O IT Channel publicará na edição de novembro a reportagem completa do IDC Directions 2017. |