2016-6-23
Este pequeno robô humanóide, o NAO, integra as capacidades cognitivas do IBM Watson e é capaz de manter uma conversa em linguagem corrente
A Conferência IBM BusinessConnect 2016 foi o palco para a apresentação do NAO perante uma audiência de 350 pessoas que comprovaram, em primeira mão, as vantagens destes sistemas, que procuram oferecer às indústrias e empresas a possibilidade de estas serem mais competitivas e tomarem decisões de negócios mais assertivas. “O que irá diferenciar as organizações é conseguirem compreender, analisar e tirar partido dos dados que são gerados diariamente. E, seguramente, que as empresas que arrancarem à frente, recorrendo à computação cognitiva, terão uma vantagem competitiva muito relevante”, revela António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal. “Através da computação cognitiva, será possível adicionar ao negócio digital, inteligência digital”. O IBM Watson é a plataforma cognitiva da IBM onde os sistemas têm a capacidade de entender o mundo da mesma forma que os seres humanos o fazem - através dos sentidos, da aprendizagem e da experiência. Mas mais do que isso, o IBM Watson lê e compreende em linguagem natural o significado e o contexto da informação para rapidamente encontrar informações relevantes, mesmo entre dados não estruturados. “Estas capacidades podem ser integradas em qualquer produto, serviço, processo ou sistema digital, o que significa que podemos adicionar a qualquer coisa digital algo de cognitivo, algo de pensante”, sublinha António Raposo de Lima. Esta plataforma já se encontra disponível na cloud, em diversos formatos, e pode ser aplicada a qualquer indústria, desde a saúde, ao turismo, à banca ou à educação. Embora tenha sido apenas apresentado agora em Portugal, o NAO já é bastante popular enquanto concierge na cadeia de hotéis Hilton Worldwide onde, neste caso em particular, recebeu o nome de Connie. Na cadeia de hotéis, o robô dá recomendações aos hóspedes sobre as atrações e locais turísticos mais próximos, restaurantes e características do hotel, respondendo às suas questões de forma informativa. Tal é possível através da combinação das APIs do IBM Watson – Dialog, Speech to Text, Text to Speech e Natural Language Classifier. Outro dos casos de sucesso das capacidades do IBM Watson refere-se à indústria da banca onde um outro robô, o Pepper, se encontra no banco japonês SoftBank a orientar o cliente a auxiliá-lo a tomar decisões mais informadas sobre as suas aplicações financeiras. Houve ainda lugar para três sessões paralelas, onde foram apresentadas as últimas novidades e casos de sucesso da IBM nas áreas de analítica, cloud e cibersegurança. A sessão contou também com uma área de exposição das soluções dos parceiros de negócio da IBM: BI4all, Compta, Critical Software, Informática El Corte Inglés, Novabase, PDM e PSE. |