Sónia Gomes da Silva em 2016-6-16

VENUE

O IT Channel, em Madrid, a convite da Huawei

Huawei focada nos Parceiros

Empresa cresce no mercado empresarial e agora quer criar e solidificar o seu ecossistema de parceiros a nível local

Huawei focada nos Parceiros

Se o crescimento da Huawei na Europa ocidental dependeu das parcerias criadas ao longo dos últimos seis anos, tornando esta região no seu segundo maior mercado empresarial depois da China, agora, mais do que nunca, este fornecedor de tecnologias quer consolidar o trabalho realizado, onde além de aumentar ainda mais o número de parceiros, quer criar e estabelecer ecossistemas locais.

Com 92% dos lucros da área de negócio do mercado empresarial a derivar dos parceiros, Leon He, presidente da Huawei para os negócios enterprise da Europa ocidental, afirmou que agora “vai ser mais fácil fazer negócio com a Huawei”, pois a empresa vai prestar “maior apoio ao marketing e melhorar a formação e capacitação de serviços”, com a finalidade de “gerar parcerias de Canal mais colaborativas e estáveis”.

A Huawei quer construir em cima da sua iniciativa Open Cloud, que iniciou recentemente com a Deutsche Telekom e a Telefonica. Ao disponibilizar o serviço em cloud para Parceiros, pretende que este sirva os clientes através de uma oferta de cloud híbrida, uma combinação entre as plataformas públicas e privadas.

Esta informação foi revelada em Madrid, onde a empresa reuniu cerca de meio milhar de delegados da Europa Ocidental para o mercado empresarial, no Western Europe Partner Summit 2016, durante os dias 31 de maio e 1 de junho.

Neste dia e meio de trabalho bem preenchidos, a Huawei apresentou a sua futura solução de Cloud Managed Network (CMN), que pôde ser testada pelos presentes, e as suas áreas chave: as TIC como serviço, os resultados da colaboração em cloud-computing com os parceiros, Internet of Things (IoT), mobilidade, segurança, software-defined networking (SDN) e a aplicação de Big Data.

Na abertura desta iniciativa, Leon He, explicou que as “novas Tecnologias de Comunicação e Informação estão-se a tornar numa componente chave dos sistemas de produção das empresas” e que resultam de uma combinação de tecnologias inovadoras diversas, incluindo o cloud computing, o big data, o SDN, a IoT, a mobilidade e a segurança”.

O responsável afirmou que estas “novas tecnologias estão a reformular as indústrias tradicionais e trazem consigo novas oportunidades para os líderes em TI”. E, nesse sentido, a empresa vai continuar a conduzir os seus investimentos em I&D em setores que considera essenciais, os que apresentam maior crescimento no mercado empresarial: financeiro, automóvel, administração pública, transportes, energia, educação, ISP e media.

Leon He indicou que na Europa ocidental a Huawei já presta serviços a cinco dos 25 maiores bancos, a três das cinco maiores empresas do ramo automóvel, a três das cinco maiores empresas ferroviárias e assinou vários contratos com 5 governos.

Em todo o seu discurso, a empresa afirmou que procura desenvolver e manter relações win-win, positivas e de longo prazo com os seus Parceiros, uma vez que só um bom ecossistema permite garantir a funcionalidade, disponibilidade e continuidade das soluções desenvolvidas para os clientes - que são mútuos.

De 2011 até à corrente data, a Huawei construiu um ecossistema com mais de 1000 Parceiros certificados, tendo criado recentemente um novo centro de excelência na Europa, o Munich Open Lab. “Aumentámos o número de parceiros na área empresarial, de 700 para 1000 entre os anos 2014 e 2015 e precisamos de mais, para nos ajudar a responder mais depressa às oportunidades de negócio”, afirmou Leon He.

A Huawei tem agora um total de 6000 parceiros, 1000 dos quais de Canal e mais de 350 de soluções.

As sessões de trabalho assentaram na nova estratégia de negócio para a Europa Ocidental, a nova estratégia de parceiros para as novas TIC (Global e Regional), novas soluções TIC e a Huawei Agile Network, o ecossistema cloud da Huawei, através de apresentações realizadas pela Telefonica, SAP e Accenture. A empresa também realizou uma sessão sobre serviços e processos e, entre outros, sessões sobre network, IT & ISP, a transformação com cloud, as oportunidades em relação aos Managed Network Services, a reforma das SCM, a conquista de grandes projectos digitais e smarts - reduzindo os riscos dos clientes com o seu PAYU XaaS, financiamento e promoção e realizou múltiplos encontros One on One.

Na sala de exposições, foi possível obter informações sobre os temas abrangidos, as soluções já apresentadas publicamente e sobre alguns dos seus parceiros. Tal como no mês anterior, em Praga (ver edição anterior do IT Channel), a Huawei apresentou casos de sucesso do seu ecossistema na área da transformação digital na Europa.

Os parceiros tiveram aqui a oportunidade de saber mais sobre o plano da Huawei para a solução CMN com uma versão de teste para os managed service providers (MSP). Esta solução permite fazer o planeamento e a gestão de redes wireless e wired, baseadas em cloud, quer para grandes empresas, quer para as PME, suporta a gestão cloud computing pública e privada e vai ser disponibilizada através dos MSP.

Os investimentos em I&D superaram os 30 mil milhões de dólares entre 2005 e 2014 e hoje a Huawei conta com mais de 79 mil colaboradores, 50377 patentes autorizadas, 52550 candidaturas de patentes na China e 30,613 fora do país de origem. O número de parceiros aumentou em todos os continentes tendo na Europa ocidental crescido em 43%.

Entre os seus grandes parceiros figuram empresas como a SAP, Accenture, Intel, Infosys, Microsoft, Commvault, Siemens, Citrix, VMWare, Thales, Capgemini, Vodafone.

Numa cerimónia de entrega de prémios aos Parceiros que apresentaram resultados excecionais ao fim de um ano de colaboração, 11 empresas foram galardoadas, sendo que duas delas são portuguesas. A DOIS recebeu o prémio IT Partner of the Year e a Tecnocom Portugal arrecadou o prémio Collaboration and Communication Partner of the Year.

 

Reportagem completa na edição de junho do IT Channel

ARTIGOS RELACIONADOS

Portuguesa DOIS distinguida como IT Partner of the Year 2015 pela Huawei
VENUE

Portuguesa DOIS distinguida como IT Partner of the Year 2015 pela Huawei

LER MAIS

Apesar de parcialmente excluída no ocidente, os lucros da Huawei sobem mais de 30 por cento em 2015
BIZ

Apesar de parcialmente excluída no ocidente, os lucros da Huawei sobem mais de 30 por cento em 2015

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.