Rita Sousa e Silva em 2024-4-11

VENUE

HP renova gama profissional com IA para “humanizar a experiência colaborativa”

A inteligência artificial está em destaque na mais recente gama profissional da HP. Num evento, o fabricante apresentou como pretende dar resposta às necessidades de colaboração e computação de alto desempenho das empresas

HP renova gama profissional com IA para “humanizar a experiência colaborativa”

A HP anunciou a renovação da sua gama profissional com inteligência artificial (IA) integrada, incluindo PC, monitores, câmaras inteligentes e ainda uma impressora.

O fabricante organizou um evento no Pestana Palace, em Lisboa, para apresentar o portfólio alargado de soluções que pretende atender às necessidades cada vez mais exigentes das organizações no que respeita a colaboração e computação de alto desempenho.

Além das mais recentes soluções baseadas em IA, a HP deu a conhecer as principais conclusões do Índice de Relações de Trabalho, um estudo centrado nas relações dos colaboradores com o trabalho que inquiriu 15.600 profissionais – trabalhadores de conhecimento, gestores e decisores de IT – em 12 países.

Alexandre Silveira, Marketing Manager da HP, começa por indicar que apenas 27% dos trabalhadores do conhecimento relataram uma relação de trabalho saudável, evidenciando uma tensão significativa entre os profissionais e o trabalho. “Foi uma surpresa para toda a gente”, afirma.

A par disto, cerca de 58% dos profissionais a nível global afirmaram que as suas expectativas aumentaram nos últimos três anos. “Depois da pandemia, as pessoas tinham a expectativa que a sua relação com o trabalho ia melhorar”, explica Alexandre Silveira. “Havia uma perspetiva otimista em relação à evolução dessa relação”.

Uma relação insatisfatória com o trabalho “penaliza produtividade, a motivação das pessoas para o trabalho e a retenção de talento”, sublinha o Marketing Manager da HP. O estudo revela também que, ainda que a compensação seja um fator relevante, “não é o único nem sequer é o mais importante”

“A satisfação que as pessoas tiram do trabalho é muito mais importante”, acrescenta. “A grande conclusão é que o futuro do trabalho se baseia nas ligações emocionais que as pessoas têm com o trabalho e com a empresa”.

O Índice de Relações de Trabalho demonstra também que “a IA tem o potencial para proporcionar melhores relações com o trabalho”. 54% dos trabalhadores do conhecimento, 72% dos líderes empresariais e 70% dos decisores de TI consideram que a IA pode desempenhar um papel notável na melhoria do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, nomeadamente com a automatização de tarefas.


IA integrada nos PC para melhorar produtividade e colaboração

A mais recente geração de PC HP Elite e Pro e workstations portáteis Z by HP dispõe de inteligência artificial integrada para ajudar as “empresas serem mais competitivas e oferecerem os melhores produtos aos seus clientes”, diz Pedro Coelho, Area Category Manager da HP, “seja para tornar operações mais eficientes, seja para desbloquear a criatividade dos colaboradores”.

“Acreditamos verdadeiramente que a IA vai viver num modelo híbrido”, frisa Pedro Coelho, que considera que cada empresa, consoante as suas necessidades específicas, decidirá o que decorre na cloud ou localmente. Desta forma, o on-device AI disponibiliza múltiplos benefícios a nível de velocidade, redução de custo e energia e garantia de um ambiente mais seguro e mais privado.

As novas soluções HP Elite e Pro estão equipadas com capacidades de IA e processadores Intel Core Ultra 5 e 7 ou processadores AMD Ryzen PRO de última geração, com NPU dedicadas para permitir um desempenho mais personalidade nas tarefas de IA.

Incluem também um conjunto de funcionalidades relevantes. O HP Smart Sense foi concebido para melhorar o equilíbrio entre desempenho e potência, ao ajustar-se automaticamente consoante o comportamento de utilização do PC. Esta solução é capaz de diminuir a temperatura a que o PC está a trabalhar até cinco graus, além de ser 40% mais silencioso do que a geração anterior e disponibilizar 40% mais performance.

Adicionalmente, os novos PC permitem medir o impacto com dados de sustentabilidade em tempo real, através de sensores integrados que estão a agregar informações sobre consumo energético e eventuais otimizações que podem ser realizadas.

Os PC da HP estão também preparados para integrar o Windows Studio Effects, através da utilização das NPU para fornecer melhorias de IA em tempo real e ajudar a preservar os recursos do CPU. Funcionalidades como áudio Poly Studio e o Dynamic Voice Leveling, o AI Noise Reduction e o enquadramento automático, por sua vez, procuram oferecer uma melhoria da colaboração na câmara.

O HP Sure View5 pretende dar resposta às crescentes preocupações das organizações com a privacidade, apresentando-se como a “primeira linha de defesa no que respeita a ataques de cibersegurança e acesso às redes corporativas”, segundo Pedro Coelho. Além disto, o Area Category Manager da HP afirma que estes são os primeiros PC empresariais do mundo a proteger o firmware contra ataques de computação quântica com HP Endpoint Security Controller.

A HP procurou “ir mais longe” e produzir soluções que ofereçam mais desempenho face à geração anterior. Os HP EliteBook 1040 G11 & HP EliteBook x360 1040 G11 garantem até 80% melhor desempenho gráfico gen over gen, até 2.3x edição de vídeo AI mais rápida no Adobe Premiere Pro Beta e até 38% menos energia em Zoom ao usar o destaque de fundo no Windows Studio Effect.

Os portáteis HP EliteBook 800 e 805 Série G11 destinam-se aos trabalhadores do conhecimento que lidam diariamente com cargas de trabalho que exigem um desempenho avançado e funcionalidades de colaboração. Os equipamentos contêm também pelo menos 75% de plástico PCR na moldura.

Já o HP ZBook Power G11 remete para uma solução de computação de alto desempenho. Com uma GPU até NVIDIA RTX 3000 Ada Laptop, é capaz de suportar os processos de trabalho mais exigentes, nomeadamente modelação 3D, criação de conteúdos com tecnologia de IA e multitarefas pesadas. É ainda configurável com as novas GPU NVIDIA RTX 500 e 1000 Ada Generation Laptop.

O Centro de Criação de IA combina a workstation “mais avançada do mundo para IA”, refere a HP, com soluções como o Z by HP AI Studio, para oferecer “a solução de workstations mais abrangente do mundo para o desenvolvimento de IA”. Concebido para quem trabalha com ferramentas de IA, a integração dos dados e modelos pré-treinados da Nvidia no AI Studio da HP fornece aos clientes um acesso fácil aos fluxos de trabalho a partir de qualquer lugar.

A nova gama profissional da HP também disponibiliza monitores com IA. Antes conhecidos como HP Z, a HP Series 7 Pro está agregada à Poly para oferecer uma webcam com IA integrada para privacidade, dispondo de funcionalidades como desfoque de fundo, filtro de ruído para áudio e sensores de proximidade. Disponível em 11 modelos, esta é a primeira série de monitores de conferência do mundo com tecnologia IA, ressalva a HP.

Os portáteis HP Elite x360 1040 G11 e HP EliteBook 1040 G11 chegam ao mercado em abril, com um preço de venda recomendado a partir de 1.500 euros. Os HP EliteBook 800 G11 estarão disponíveis este mês e têm um preço de venda recomendado a partir de 1.300 euros.

Os monitores HP Series 7 Pro já estão disponíveis por um preço de venda recomendado a partir de 400 euros, enquanto a workstation ZBook Power G11 estará disponível em abril, com um preço de venda recomendado a partir de 1.500 euros.


Promover a colaboração em ambientes híbridos com HP +Poly

A HP visa revolucionar o modo como os profissionais colaboram em ambientes híbridos e flexíveis através da HP +Poly. A apresentação do portfólio da indústria de soluções para salas de conferência ficou a cargo de Miguel Souto, Portugal Partner Business Manager da HP, que destaca que “as tecnologias colaborativas acabam por ter um impacto muito grande e podem ser um aliado para ajudarem os colaboradores a desenvolverem uma relação mais saudável com o trabalho”.

A Poly Studio E60 destina-se a espaços grandes, como uma sala de reuniões ampla, fornecendo um zoom ótico de 12x e sensores 4K para capturar até mesmo os colaboradores que estão na extremidade mais distante da sala de forma realista.

Por sua vez, a Poly Studio V52 Premium Video Bar é uma câmara USB com uma “construção premium”, garante Miguel Souto, mantendo “toda a componente ótica e qualidade de imagem”. Em particular, o noise block AI permite reduzir o ruído dentro de uma sala. “Vai dar resposta a muitas necessidades que existem no mercado de criar soluções flexíveis e modulares”, acrescenta.

Já a Poly Studio E360 Center-of-Table Camera é uma câmara de acompanhamento para o centro da mesa, proporcionando uma cobertura de 360º. É um equipamento que vai possibilitar “escalar as soluções de vídeo que já existem” e “vai permitir humanizar muito mais a experiência colaborativa”, frisa o Portugal Partner Business Manager da HP.

Todas as câmaras Poly integram o Poly AI Director, “que funciona quase como uma régie” ao “assegurar aquilo que chamamos algum dinamismo na colaboração”, mantendo o foco onde é importante através de modos como speaker framing, group framing, presenter tracking e people framing.

O Poly AI Perimeter remete para o novo módulo introduzido no Poly AI Director, que está apenas disponível no modelo X52, “embora seja expectável escalarmos para outros modelos”, adianta Miguel Souto. “Vamos conseguir mitigar alguns problemas que os espaços criam na colaboração. Através desta solução, vamos conseguir identificar as pessoas na sala e criar um perímetro de vídeo. Vai conseguir patrocinar uma experiência muito agradável para quem está do outro lado”, explica.

A Poly Studio V52 e a Poly Studio E60 deverão chegar ao mercado em maio, por um preço recomendado de 2.760 euros e 1.560 euros respetivamente. Já a Poly Studio E360 deverá ser lançada no final do ano, com preços divulgados mais perto da disponibilidade.


Impressão rápida e energicamente eficiente

Paulo Matos, Category Manager Inkjet Solutions da HP, apresentou o lançamento da HP Color LaserJet Pro série 3000, equipada com a tecnologia de toner de última geração da HP – a Terrajet – para reduzir o consumo energético, aumentar a velocidade de impressão e proporcionar cores mais nítidas.

A tecnologia HP Terrajet permitiu à HP desenvolver “todo um equipamento mais rápido, mais compacto e energeticamente muito mais eficiente”, afirma Paulo Matos. A nova impressora possibilita “20% de redução do equipamento comparativamente com a nossa concorrência”, bem como uma impressão frente e verso 25% mais rápida e uma gama de cores 40% mais ampla.

Além disto, a TerraJet permite uma redução de até 27% no consumo de energia e de até 28% de plásticos nos cartuchos de toner, com vista a ajudar os clientes a atingir os seus objetivos de sustentabilidade.

Com o lançamento agendado para maio, a nova HP Color LaserJet Pro série 3000 oferece ainda uma maior fiabilidade com Wi-Fi 2 que se volta a ligar automaticamente para se manter online, diz a HP, e o seu formato compacto permite ocupar menos espaço.

ARTIGOS RELACIONADOS

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial
A FUNDO

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial

LER MAIS

HP anuncia portfólio de PC com inteligência artificial
HARD

HP anuncia portfólio de PC com inteligência artificial

LER MAIS

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial
HARD

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Sophos organiza evento em Lisboa
VENUE

Sophos organiza evento em Lisboa

LER MAIS

Sage Iberia Partner Kickoff: Uma aposta no crescimento do ecossistema de Parceiros
VENUE

Sage Iberia Partner Kickoff: Uma aposta no crescimento do ecossistema de Parceiros

LER MAIS

Web Summit 2024: O caminho regulatório da IA na Europa
VENUE

Web Summit 2024: O caminho regulatório da IA na Europa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.