2016-7-29
A Arrow, em conjunto com a Lenovo, Nutanix e Intel, reuniu mais de uma dezena de parceiros numa sessão dedicada às oportunidades da hiperconvergência para o mercado de IT
Paulo Marques, Luciano Zoccoli e José Duque
Denominado "Hiperconvergência para o Data Center do Futuro", este evento colocou em destaque a aliança da Lenovo e a da Nutanix, reflexo do crescimento que a Lenovo tem vindo a conseguir alcançar em Portugal e do investimento que tem vindo a fazer. As soluções conjuntas desenvolvidas pela sinergia Lenovo/ Nutanix, têm tido, segundo os fabricantes, um papel importante na disrupção do mercado da hiperconvergência, ao oferecer soluções com um tempo de resposta de suporte mais baixo, mais agilidade e mais flexibilidade para o crescimento e a resposta às necessidades dos clientes. O software da Nutanix foi a resposta que a Lenovo necessitava no seu hardware, uma vez que proporciona uma "plataforma invisível" que pretende ajudar os líderes de IT a tomar decisões mais ágeis e eficientes, uma vez que os auxilia na gestão de operações. Além disso, este acordo OEM, celebrado em outubro de 2015, é também estrategicamente importante para a Nutanix, na medida em que o fabricante consegue tirar partido de estar a correr o seu software nas appliances do especialista em hardware, que há três anos que é considerado o mais fiável pelo ITIC Global Server Hardware Reliability Report. A oportunidade para a Nutanix prende-se também com a possibilidade de crescer com a Lenovo, que tem também uma forte presença nos mercados emergentes e onde a Nutanix poderá tirar partido para se difundir. O facto de desenvolverem soluções conjuntas oferece a estes dois fabricantes uma nova forma de abordar o mercado e o próprio Canal, também conjunto. Hiperconvergências: que oportunidades? A reunião de fabricantes e parceiros colocou também em destaque as oportunidades da hiperconvergência para o mercado de IT, num debate moderado por Paulo Marques, business unit manager da Arrow e que contou com a presença de Luciano Zoccoli, sales account executive da Lenovo e José Duque, territory manager da Nutanix. No âmbito da temática da hiperconvergência, a Lenovo e a Nutanix evidenciaram as vantagens da suas soluções conjuntas hiperconvergentes, que permitem escalabilidade mas, sobretudo, permitem ao cliente que as adquire, crescer com as soluções e não ir à procura de uma nova. Este foi identificado como o novo paradigma do IT, uma vez que existem ciclos de investimento nos data centers, é fundamental que os fabricantes estejam à altura de dar a melhor resposta aos seus clientes. A hiperconvergência veio para ficar, não é meramente uma "moda", como fora sublinhado pelos interlocutores do debate, e a analista de mercado IDC corrobora esta tendência, ao estimar que o mercado da hiperconvergência cresça mais quatro a cinco vezes durante os próximos quatro a cinco anos. Para estes dois fabricantes, há um caminho que deverá ser percorrido por todas as empresas em direção a uma mudança ainda mais significativa no IT. A mudança já está a decorrer e o papel dos líderes de IT passa cada vez mais pelo desenvolvimento e implementação de aplicações, mas também pela inovação, desenvolvimento de novas ideias que façam o negócio crescer, que no fundo, é uma das questões mais imperativas no seio das empresas. A grande conclusão, unânime, do debate prendeu-se com a necessidade de formar os colaboradores, para que estes sejam capazes de criar vantagens tanto para a própria empresa, como para os clientes. Para tal, é importante que os colaboradores tenham a noção de quais são também os melhores investimentos, tendo em conta no mundo em constante mudança onde nos encontramos. |