2015-11-13
Líderes devem compreender as forças que conduzem à digitalização de produtos e serviços e os níveis de liderança vitais para levarem o digital ao cerne da sua atuação.
No livro “Digital To The Core”, lançado em Outubro, e apresentado no Gartner Symposium/ITxpo 2015, que decorreu de 8 a 12 de novembro, em Barcelona, Mark Raskino, vice presidente e analista da Gartner, e Graham Waller, vice-presidente de pesquisa da Gartner, explicam como um líder pode reorganizar a sua indústria, remodelar a sua organização, e recriar-se a si mesmo. Para analisar a fundo os segredos dos líderes digitais da atualidade, os autores suplementam a vasta base de pesquisa e resultados da anual executive survey da Gartner com mais de 30 entrevistas a CIOs, CEOs, CDOs, e outros cargos executivos
“Podemos verificar três forças críticas a atuar sobre uma organização a partir do exterior, infiltrando-se até ao seu cerne”, diz Raskino.
“À primeira chamamos ‘Revolução da Resolução,’ onde os sensores em objetos desde carros a raquetes de ténis irão ver o mundo à sua volta em maior detalhe que nunca, revelando coisas que nós nunca conseguiríamos ver ou controlar.
A segunda, ‘Incerteza de Variáveis’, compele líderes a testar os limites da fronteira digital de forma a desencadear pontos críticos regulatórios, culturais e tecnológicos. Finalmente, a terceira força disruptiva, ‘Esbatimento de Fronteiras,’ força as empresas a fundirem-se e adaptarem-se umas às outras".
“Não existem estratégias lineares para lidar com a natureza multidimensional da mudança digital. Mesmo o líder mais perspicaz se pode desorientar à medida que as transformações se acumulam, levando a uma incerteza quase total” afirma Waller.
“Dentro do contexto destas três forças disruptivas, o que há a fazer é tomar o compromisso de liderar a nível da indústria, a nível da organização, e a nível pessoal.”
Não liderar competentemente a estes três níveis irá levar a uma liderança fraca e temporária:
"O digital já não um "elemento do coro"; moveu-se para o centro do palco para se tornar parte do ato principal,” afirma Raskino. “Para sair do coro irá necessitar de reorganizar a sua empresa, ou ajustar-se rapidamente a uma indústria reorganizada, possivelmente várias vezes, à medida que vários atores testam e transgridem as fronteiras esbatidas. Irá necessitar de remodelar a sua organização de forma a esta poder criar e servir os novos padrões de valor exigidos pelos clientes num mundo digital. Irá necessitar de se reinventar a si próprio como líder, assumindo novas capacidades e novos papéis, e de estar preparado para envolver novos tipos de profissionais e aplicar novas ferramentas de pensamento. Juntas, estas três forças digitais e três níveis de liderança criam o framework para levarem o digital ao núcleo do seu negócio e estilo de liderança.”