2017-6-05
O Fujitsu World Tour, que passou por Lisboa no passado dia 1 de junho, colocou em destaque a co-criação digital, dando lugar à distinção de empresas que foram bem sucedidas no desenvolvimento de Parcerias para a transformação digital
A atribuição dos galardões durante o evento teve como principal objetivo distinguir casos de sucesso de co-criação entre a Fujitsu e os seus clientes e Parceiros e que contribuíram para a transformação do negócio. As organizações premiadas foram a British American Tobacco- BAT, Embraer, EDP, IGEFE, NOS e SGMAI. BAT: Suporte e implementação recorde O projeto de co-criação entre Fujitsu e a British American Tobacco (BAT) teve como objetivo melhorar a operação da companhia e contribuir para uma rápida implementação do Windows10 e Office365 em tempo recorde junto dos 36 mil colaboradores da BAT distribuídos geograficamente por 180 países. O projeto centrou-se no desenvolvimento de uma aplicação simples de instalar pelos próprios colaboradores, que foram sempre acompanhados pelo Service Desk da Fujitsu, que disponibilizou suporte 24/7 em 17 idiomas distintos. Embraer: Digitalização do processo de fabrico O projeto de transformação digital do fabricante aeronáutico conseguiu automatizar e digitalizar o processo de aprovação de alterações do processo de fabrico, potenciando simultaneamente a partilha de informação comum a todas as áreas da organização. Com a solução desenvolvida pela Fujitsu, a Embraer conseguiu diminuir o risco de retrabalho e baixar o custo da não-qualidade, assegurando um aumento da competitividade e produtividade. EDP: Melhoria Contínua e Globalização do Apoio ao Utilizador Uma parceria entre a EDP e a Fujitsu que permitiu uma transição suave de quatro prestadores de serviço de helpdesk para o Service Desk da próxima geração da Fujitsu. Garantindo sempre a continuidade de operações e de processos de melhoria contínua e qualidade baseados em metodologias Lean, a partilha de conhecimento, tecnologias e processos entre as duas companhias possibilitou a capacidade de First Time Fix, com o suporte prestado em diversos idiomas falados de forma nativa para as 14 geografias onde a EDP opera. IGEFE: Gestão documental multi-organizacional Projeto de co-criação entre a Fujitsu e o IGEFE, que abarca os serviços da administração central do Ministério da Educação e os agrupamentos escolares. Esta parceria deu lugar a solução de gestão documental multi-organizacional que assegura a indepedência dos dados e a identidade de cada organismo. Através da desmaterialização de processos entre os diversos organismos, foi obtida uma poupança de custos considerável, existindo agora uma visão integrada de todos os processos, permitindo uma gestão mais eficiente de todo o sistema educativo. NOS: Novo conceito de loja O modelo de co-criação da Fujitsu e da NOS permitiu a integração de inovação para melhorar a experiência do cliente em loja, numa primeira fase com um sistema de gestão de fila e mais recentemente com o lançamento de um novo conceito de loja, com soluções digitais de comunicação e experimentação. Destaque para o desenvolvimento de um comando inteligente, que activa e personaliza a experiência de loja quando um visitante segura nele, interrompendo os conteúdos pré-definidos e iniciando o sinal de TV. SGMAI: Modernização tecnológica do serviço 112 Este projeto de transformação digital da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, com vista à modernização do sistema global do 112.pt, levou à implementação de um novo Centro Operacional no Norte em comutação com Centro Operacional de Lisboa, numa nova arquitetura de elevada capacidade tecnológica e que permite melhorar de forma a eficiência dos serviços prestados. Este novo projeto, desenvolvido pelo consórcio Hexagon safety &infrastructure/ Intergraph, Fujitsu e PAPTI vai estar capacitado para receber chamadas de emergência do eCall, que terá de ser implementado obrigatoriamente em toda a União Europeia até 1 de outubro de 2017 e que permitirá que os veículos automóveis possam comunicar de forma automática ou manual com os centros operacionais do 112, em caso de emergência. A disponibilização de uma aplicação móvel designada por Mobile 112 permitirá à comunidade surda comunicar pela primeira vez com os centros operacionais do 112 através de videoconferência (utilizando a língua gestual) e SMS. |