Marta Quaresma Ferreira em 2023-11-28

VENUE

Fujitsu Partners Event: “A jornada de Canal que ambicionamos ter passa pelos Parceiros que adicionam inovação”

Com o tema “Channel Transformation: the Road to the Future”, Fernanda Catarino, Responsável de Canal na Europa, apresentou as estratégias da organização japonesa, assim como as principais linhas do Programa de Canal

Fujitsu Partners Event: “A jornada de Canal que ambicionamos ter passa pelos Parceiros que adicionam inovação”

Fernanda Catarino, Responsável de Canal da Fujitsu na Europa

A Fujitsu organizou esta terça-feira, na Fundação do Oriente, o Select Partners Event, um encontro que pretendeu reunir Parceiros em torno do tema “Channel Transformation: the Road to the Future”.

Fernanda Catarino, Responsável pelo Canal da Fujitsu na Europa, apresentou a visão estratégica e de transformação do Canal de Parceiros da Fujitsu. 

“Os nossos clientes têm necessidades na área da Data”, começou por contextualizar Fernanda Catarino, que apontou aquele que tem sido o caminho da Fujitsu como uma estratégia focada em Data-Driven Transformation, mas também num Programa de Canal que tem como bases principais o panorama da indústria.

A Responsável de Canal na Europa apresentou as três principais áreas que são o foco da empresa japonesa:

  • Direção: Na Europa, a direção estratégica está focada na criação de um mundo mais sustentável no data center. “Traduz-se num foco redobrado no nosso portfólio, mas também nos desafios que os nossos clientes veem no futuro”, revela Fernanda Catarino. A direção, reforça, está “focada na orientação ao crescimento, em pessoas”, numa jornada conjunta de colaboração com os Parceiros;
  • Inovação: Necessária para a Fujitsu levar a inovação aos seus Parceiros. O storage e a inteligência artificial são algumas das áreas de inovação e uma aposta para 2024;
  • Sustentabilidade: Há uma maior preocupação nesta área por parte de Parceiros e clientes. “A Fujitsu tem uma responsabilidade enorme. Faz parte da nossa missão trazer inovação para o mercado, mas de uma forma muito mais sustentável do que aquela que tínhamos antes”, sublinha Fernanda Catarino.

As três áreas apresentadas são endereçadas através de quatro temas chave para a Fujitsu, que incluem Data&AI, Hybrid Cloud, SAP e Resilient Data Platforms (ao nível da cibersegurança), com pontos que se cruzam nos quatro temas, entre eles consumption-base IT, com as soluções uSCALE e sustentabilidade.

Um “ecossistema de Canal robusto”

Fernanda Catarino defende que a visão e estratégia da Fujitsu relativamente ao Programa de Canal “continua a ser a mesma”. “A nossa visão é trazer ao nosso ecossistema de Canal a conexão de pessoas com a tecnologia e ideias e criar um mundo mais sustentável”.

A estratégia passa por fazer crescer o negócio em conjunto com os Parceiros: “Aquilo que nós queremos e ambicionamos ter é um ecossistema de Canal que seja robusto e, para isso, precisamos de todos os tipos de Parceiros”, reitera Fernanda Catarino.

A Fujitsu conta com vários Parceiros, entre eles os Innovation Partners, os Parceiros de alianças e os Channel Partners.

“A nossa jornada de Canal e a estratégia que ambicionamos ter passa pela inovação, pelos Parceiros que, com as nossas plataformas, adicionam inovação”, acrescenta.

Através de uma visão customer centric, a Fujitsu trabalha em conjunto com Parceiros e clientes, e com recurso a metodologias co-creation, para definir e trabalhar no objetivo e na estratégia de uma determinada solução. 

“O cliente é sempre onde toda a nossa estratégia assenta”, reitera Fernanda Catarino. É eles quem “vai ditar quais os seus desafios, quais as áreas em que têm preocupações e quais as áreas onde podemos, juntamente com Parceiros, criar um approach para que eles ultrapassem o desafio inicial”.

Numa análise conjunta com a Canalys, a Fujitsu procurou compreender quais as áreas importantes para os Parceiros de Canal. 

O foco da organização ao nível do Programa de Canal passa por simplificar o Programa de Parceiros, colocando-o de uma forma “muito mais transparente” já no próximo ano fiscal; compensação do negócio dos Parceiros de forma mais regular; foco em investimento e motivação para Parceiros ao nível de skills; suporte no co-selling, no referral e no influencing.

“Vamos tentar introduzir automação no máximo possível, nas ferramentas que temos disponíveis para vocês, mas também na forma como trabalhamos”, conclui Fernanda Catarino.

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