Marta Quaresma Ferreira em 2023-11-28
Com o tema “Channel Transformation: the Road to the Future”, Fernanda Catarino, Responsável de Canal na Europa, apresentou as estratégias da organização japonesa, assim como as principais linhas do Programa de Canal
Fernanda Catarino, Responsável de Canal da Fujitsu na Europa
A Fujitsu organizou esta terça-feira, na Fundação do Oriente, o Select Partners Event, um encontro que pretendeu reunir Parceiros em torno do tema “Channel Transformation: the Road to the Future”. Fernanda Catarino, Responsável pelo Canal da Fujitsu na Europa, apresentou a visão estratégica e de transformação do Canal de Parceiros da Fujitsu. “Os nossos clientes têm necessidades na área da Data”, começou por contextualizar Fernanda Catarino, que apontou aquele que tem sido o caminho da Fujitsu como uma estratégia focada em Data-Driven Transformation, mas também num Programa de Canal que tem como bases principais o panorama da indústria. A Responsável de Canal na Europa apresentou as três principais áreas que são o foco da empresa japonesa:
As três áreas apresentadas são endereçadas através de quatro temas chave para a Fujitsu, que incluem Data&AI, Hybrid Cloud, SAP e Resilient Data Platforms (ao nível da cibersegurança), com pontos que se cruzam nos quatro temas, entre eles consumption-base IT, com as soluções uSCALE e sustentabilidade. Um “ecossistema de Canal robusto”Fernanda Catarino defende que a visão e estratégia da Fujitsu relativamente ao Programa de Canal “continua a ser a mesma”. “A nossa visão é trazer ao nosso ecossistema de Canal a conexão de pessoas com a tecnologia e ideias e criar um mundo mais sustentável”. A estratégia passa por fazer crescer o negócio em conjunto com os Parceiros: “Aquilo que nós queremos e ambicionamos ter é um ecossistema de Canal que seja robusto e, para isso, precisamos de todos os tipos de Parceiros”, reitera Fernanda Catarino. A Fujitsu conta com vários Parceiros, entre eles os Innovation Partners, os Parceiros de alianças e os Channel Partners. “A nossa jornada de Canal e a estratégia que ambicionamos ter passa pela inovação, pelos Parceiros que, com as nossas plataformas, adicionam inovação”, acrescenta. Através de uma visão customer centric, a Fujitsu trabalha em conjunto com Parceiros e clientes, e com recurso a metodologias co-creation, para definir e trabalhar no objetivo e na estratégia de uma determinada solução. “O cliente é sempre onde toda a nossa estratégia assenta”, reitera Fernanda Catarino. É eles quem “vai ditar quais os seus desafios, quais as áreas em que têm preocupações e quais as áreas onde podemos, juntamente com Parceiros, criar um approach para que eles ultrapassem o desafio inicial”. Numa análise conjunta com a Canalys, a Fujitsu procurou compreender quais as áreas importantes para os Parceiros de Canal. O foco da organização ao nível do Programa de Canal passa por simplificar o Programa de Parceiros, colocando-o de uma forma “muito mais transparente” já no próximo ano fiscal; compensação do negócio dos Parceiros de forma mais regular; foco em investimento e motivação para Parceiros ao nível de skills; suporte no co-selling, no referral e no influencing. “Vamos tentar introduzir automação no máximo possível, nas ferramentas que temos disponíveis para vocês, mas também na forma como trabalhamos”, conclui Fernanda Catarino. |