Marta Quaresma Ferreira em 2022-10-21
Com o mote “The Future Now”, e uma maior área de exposição, a edição de 2022 decorreu no dia 23 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril
A Expo TI Databox voltou a reunir presencialmente os Parceiros de Canal para um dia de conversas, troca de ideias e negócios. Com o mote “The Future Now”, a edição de 2022 decorreu no passado dia 23 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril. André Reis, CEO da Databox, abriu o dia com um discurso onde destacou a importância do evento para lançar as melhores estratégias que ajudem a ultrapassar os desafios no Canal de Distribuição, considerando “o espaço ideal para fecharmos negócios e encontrarmos novas oportunidades”. Dividido em dois espaços, os expositores no chão de feira e o auditório de apresentações no primeiro andar, os fabricantes da indústria de tecnologias da informação puderam usufruir de mais área de exposição, com um maior potencial para interação entre os participantes e, consequentemente, propenso à criação de negócio. José Manuel Aguincha, Sales Director Databox, deixou 25 tendências aos participantes para os próximos dez anos, todas elas já postas em prática nos dias de hoje. A manhã de apresentações arrancou com a intervenção de Meliá, Iberia Distribution Manager da Aruba, que deu a conhecer o Aruba Instant On. Seguiu-se Pedro Coelho, Gestor de Categoria de Computação Pessoal da HP, que destacou as exigências do trabalho híbrido para o PC. Seguiram-se as apresentações de Rodrigo Sousa, Head of Visual Displays Business Spain & Portugal da Samsung e de Pedro Miguel Fernandes, Mobile B2B Channel Division Manager da marca, que levaram a “Visão Estratégica da Samsung” a palco e a apresentação da LG - “Technologies of today… The Future by LG” - liderada por Eduardo Costa, Corporate Account Manager IS Team da LG e José Carlos Felício, Key Account Manager IT Channel da marca. A encerrar a manhã, o primeiro painel de debate sobre “Cibersegurança no novo paradigma”, para falar do tema que tem dominado os últimos tempos. Miguel Caldas, Senior Cloud Solution Architect da Microsoft, defendeu que as empresas “não estão preparadas, [mas] começam a estar” depois de terem sido obrigadas a realizar uma transição na forma de trabalhar num curto espaço de tempo devido à pandemia. Numa altura em que os ciberataques estão a tornar-se mais recorrentes, as “organizações têm obrigação de minimizar os riscos” e fazer os investimentos necessários neste campo, defendeu Miguel Caldas. Para Vasco Sousa, Channel Account Manager da Arcserve, o Ransomware-as-a-Service veio “democratizar” o ecossistema: tanto as empresas que faturam pouco como as que faturam milhões estão atualmente na mira dos cibercriminosos. Numa tentativa de combater esta nova realidade, Vasco Sousa alertou que o primeiro passo é fazer um investimento preventivo, isto é, prevenir e trabalhar para evitar o ataque, como as auditorias de segurança regulares e formação de colaboradores. Mas deixou o aviso: “é uma questão de tempo até ser atacado”. O Channel Account Manager da Arcserve defendeu que, para as empresas, na área da cibersegurança, “começa tudo por formação, por terem pessoal especializado para isso”. Ainda que uma organização possa ter colaboradores especializados nesta área, o apoio em fabricantes que tenham proximidade com o assunto e com Parceiros pode ser uma mais-valia. A tarde arrancou com o painel de debate “Desafios no setor das TI”, que contou com a participação de José Manuel Aguincha, da Databox, Bruno Crasto, da Grenke, e Pedro Miguel Fernandes, da Samsung. José Manuel Aguincha defendeu que a distribuição tem que “prefilar para dar resposta aquilo que as marcas conseguem fazer”, relembrando que o que está a acontecer no presente é a “modernização da distribuição para gerir bem a informação dos clientes, gerir bem a informação das marcas”. No entanto, considera que são as “nossas empresas que criam barreiras ao desenvolvimento”. Para Pedro Miguel Fernandes, é importante que a marca, de mão dada com os parceiros, tente diferenciar-se. Com a chegada da transformação digital, o Manager da Samsung relembrou que é necessária uma adaptação para que continue a haver trabalho. “Nós estamos a substituir pessoas por tecnologia, isto sim é transformação digital, mas continua a haver negócio”, rematou. A dificuldade em encontrar e reter mão de obra qualificada e os desafios no acompanhamento da evolução tecnológica foram alguns dos desafios apontados por Bruno Crasto. Uma das maiores tendências, aponta, será o Everything-as-a-Service. O renting é outra das soluções apresentadas para reduzir os custos financeiros, um investimento que pode servir para que a organização evolua a nível tecnológico, sem que para isso tenha de comprometer o negócio. Fabricantes presentes na feiraArcServeA Arcserve levou o ser portfólio combinado até à ExpoTI Databox. Após a fusão com a StorageCraft, o portfólio oferece soluções desde as micro até às grandes empresas, com componente da última linha da cibersegurança. ArubaA Aruba apresentou na Expo TI Databox soluções viradas para pequenas e médias empresas, como a Aruba Instant On, uma gama lançada há dois anos e na qual se incluem soluções Wi-Fi, Switching, com segurança englobada. AsusA Asus levou até à Expo TI Databox propostas mais direcionadas a empresas, com soluções portáteis, monitores, desktops, que vão ao encontro das necessidades de pequenas, médias e grandes empresas. BrotherUma das principais novidades apresentadas pela Brother na Expo TI Databox é a etiquetagem de mobilidade, uma área em crescimento na empresa, e uma impressora A4 térmica, um dos focos de negócio do fabricante para 2022. Durante a pandemia, a marca lançou 16 equipamentos novos. CanonA Canon levou até à exposição impressoras laser, inkjet e um dos novos modelos da gama GX, com tintas recarregáveis, um dos grandes focos do fabricante para este ano, sem esquecer a digitalização e a grande impressão com as plotters. Para Liliana Sousa, Trade Marketing na Canon Portugal, este evento permite uma aproximação e “proporciona um ponto de encontro entre marcas e revendedores”. DeltaO fabricante aproveitou a Expo TI Databox para mostrar a área das UPS e soluções para centros de dados. Uma das grandes preocupações do fabricante é o ambiente, nomeadamente no desenvolvimento de equipamentos com elevados níveis de eficiência, utilizando o mínimo de componentes. D-LinkO fabricante tem procurado levar um valor acrescentado nas áreas do switching, do wireless e nos produtos para mercado residencial e domótica. EatonA Eaton apresentou a nova carta de comunicações na Expo TI Databox. Com todos os certificados a nível europeu e americano, a nova carta procura uma intrusão zero a nível de software. É uma das poucas cartas que existem com este tipo de certificação. EpsonA Epson apresentou-se na Expo TI Databox com soluções de printing, videoprojeção, scanners e vídeos alta-luminosidade. Na área do printing, em particular, o fabricante apresentou propostas focadas na visão estratégica para o mercado, assentes na sustentabilidade, na ecologia, na redução energética e na transformação digital. FujitsuParceiro da Databox há vários anos, a Fujitsu marcou presença na Expo TI Databox para fortalecer Parcerias e a relação com o mercado. Com um portfólio extenso, a marca apresentou-se no evento com alguma montra tecnológica. GrenkeA empresa especialista em renting tecnológico apresentou soluções de apoio às empresas, que podem usufruir de serviços de renting sobre equipamentos. HikvisionA Hikvision marcou presença na Expo TI Databox com displays interativos, webcams, altifalantes para salas de reuniões, digital signage em painel LED e câmaras para o mercado residencial. HisenseA Hisense apresentou na Expo TI Databox duas televisões de alta gama, uma OLED A9H, que funciona de forma independente; e uma mini led, A8HQ, com tecnologia inferior à OLED e com menos necessidades, dirigida a outro segmento de clientes. Nas novidades destaque ainda para a barra de som HS312, para uma melhor experiência de cinema. HPCom o foco no trabalho híbrido, e seguindo uma máxima de “work happy”, a HP aproveitou a oportunidade criada na Expo TI Databox para promover portáteis, assim como dois novos modelos de impressoras: a LaserJet Tank e as futuras série 4000. HPEA HPE apresentou-se na exposição numa Parceria com a Aruba, no regresso ao encontro presencial com os Parceiros, com destaque para o negócio na área de servidores. LenovoA Lenovo aproveitou a oportunidade da Expo TI Databox para apresentar a linha de produtos Thinkpads, uma linha que celebra 30 anos. Level OneA Level One levou até à Expo TI Databox a gama de gaming da Conceptronic, onde estão incluídos ratos, teclados, headsets e suportes. LexmarkA Lexmark marcou presença na Expo TI Databox com um modelo MX331, destinado a pequenos grupos de trabalho; para grupos de média/grande dimensão, a CX730, lançada durante o verão e que é uma máquina mais robusta, com novos componentes, e uma mensagem de sustentabilidade. LGA Expo TI Databox serviu de montra para a LG apresentar a sua mais recente tecnologia, com a linha mais recente de portáteis - os Gram. O fabricante apresentou ainda soluções de ecrãs para videoconferência e ecrãs touch. LifetechTrabalhar o canal prioritário para a marca - o canal corporativo. Foi com este objetivo que a Lifetech marcou presença na Expo TI Databox. Uma das áreas com as quais a Lifetech trabalha são os leitores de cartões de cidadão, com o lançamento de um leitor com pin e outro para notebooks multicartão, para leitura de vários tipos de cartão. PantumO fabricante, que está a iniciar-se no mercado português, levou até à Expo TI Databox uma ampla gama de impressoras Laser A4 monocromático e a cores. PhilipsA Philips aproveitou o evento Expo TI Databox para promover a televisão OLED TV, 55OLED 807, reconhecido nos prémios EISA em 2022/2023 como o melhor produto, assim como a televisão 55PLUS8807, que recebeu também prémio EISA para melhor instalação familiar em casa. O fabricante procurou ainda promover o Ambilight, com tecnologia exclusiva da Philips, os painéis IPS, produtos áudios, como auscultadores, auriculares, entre outros. SamsungPara Pedro Miguel Fernandes, Mobile B2B Channel Division Manager da Samsung, a Expo TI Databox foi uma oportunidade de “estar próximo dos clientes”. O fabricante apresentou novas soluções como a Led Wall e foca-se agora nos telemóveis dobráveis, gama Z - Galaxy Z Fold e Galaxy Z Flip. Schneider ElectrocApós o lançamento do programa de Parceiros, a Schneider Electric levou à Expo TI Databox soluções de Edge Computing, desde os racks integrados, à parte de integração com UPS, câmara, para instalações em locais sem data centers. O fabricante apresentou ainda os UPS conectados, que vêm já com uma porta de rede para serem monitorizados à distância. SonyA Sony levou uma gama variada de produtos, como o modelo topo de gama de cem polegadas num monitor LCD, assim como produtos da gama de projeção e também da gama áudio, onde se encontram microfones de captação 360 graus e colunas direcionais para o mercado de instalações profissionais. A Sony apresentou ainda uma solução orientada à gestão de espaços de trabalho colaborativos, com a plataforma TEOS. TargusO foco da marca para a Expo TI Databox passou pela apresentação de soluções de produtividade e segurança, com algumas novidades: speaker phones para videoconferências ou para a área das docking stations, nova gama de bagagem, mais ligada à sustentabilidade. TP-LinkA TP-Link ‘dividiu’ o seu expositor na Expo TI Databox em duas vertentes: numa primeira linha, mais direcionado ao consumo, com a linha Deco e Tapo; por outro lado, a linha Omada, uma linha profissional, mais direcionada para pequenas e médias empresas, com componente switching e business Wi-Fi. UnykaA marca esteve presente na Expo TI Databox com uma ampla oferta de gama única profissional para soluções de armazenamento, de rack, TPU, de POS, NAS. Um dos principais objetivos da marca passou por melhorar a comunicação com os clientes para canalizá-los através da Databox. Urban FactoryA nova empresa em Portugal levou à feira novos produtos inovadores na área do IT, como ratos, mochilas. Uma das inovações é o rato para as pessoas que trabalham maioritariamente com a mão esquerda. ViewSonicA ViewSonic levou até à Expo TI Databox a série de ViewWork, uma das áreas mais importantes para a marca, usada para a área da educação. O fabricante marcou ainda presença com monitores, com uma série pensada para o segmento de gaming e outra para profissionais da área de fotografia e vídeo. XeroxA Xerox apresentou-se na exposição com uma aposta no novo modo de trabalhar, focada na mobilidade e com a solução Workflow Central. Ana Sofia Garcia, Channel Manager da Xerox, destacou a oportunidade que a Expo TI Databox ofereceu para “assistir a vários participantes que estão a demonstrar as suas soluções”. |