2017-11-16
Num evento em Lisboa onde contou com a presença do seu ecossistema de Canal, o distribuidor de valor acrescentado na área da cibersegurança prometeu continuar a melhorar o portfólio e a dotar os Parceiros de ferramentas que lhes permitam diferenciar-se na atração e retenção de clientes
“A distribuição disruptiva está no nosso ADN”, frisou Laurent Daudré-Vignier, Regional Director, South EMEA, durante o evento em que a Exclusive Networks assinalou uma década de operação no mercado ibérico e que contou com a presença dos cerca de 30 clientes de que o distribuidor dispõe, em Portugal. O distribuidor, que quer “redefinir o mercado da distribuição de valor acrescentado”, nas palavras do regional director, promete disponibilizar mais ferramentas “que permitam aos Parceiros diferenciar-se no mercado”. Laurent Daudré-Vignier, Regional Director, South EMEA Exclusive Networks
A Exclusive Networks percebeu que a proteção se move em direção às aplicaçaões e que, no contexto de um mercado cada vez mais complexo, o Canal necessita de apoio para “captar e reter mais clientes”. Na ibéria, a Exclusive Networks tem o objetivo de alcançar um volume de negócios de 17 milhões de euros até 2020. O modelo de distribuição "disruptivo" que o distribuidor está a delinear passa por identificar vendors inovadores e tecnologias emergentes. Apesar de ter um portfólio de mais de 20 vendors, o negócio da Exclusive Networks é em 90% suportado por nove: Palo Alto Networks, AeroHive, LogRhythm, f5, FireEYE, Nutanix, Imperva, Varonis e Picus Security. Os dois últimos vendors representam as apostas mais recentes. Na agenda do evento esteve também a Palo Alto Networks, representada pelo country manager, Paulo Vieira. O fabricante norte-americano é o que tem maior peso nas receitas – a Exclusive Networks ibéria foi o primeiro distribuidor da Palo Alto Networks fora dos EUA. “Agora que existe uma equipa dedicada ao mercado português, vamos ter negócio ainda mais significativo em Portugal com a Palo Alto”, assegurou Laurent Daudré-Vignier, que não deixou de evidenciar a autonomia da filial ibérica, do ponto de vista da decisão, enquanto fator diferenciador. “Somos um distribuidor único”.
A visão da Palo Alto para a nova era da cibersegurançaPaulo Vieira aproveitou a ocasião para dar a conhecer a mais recente aposta da Palo Alto Networks: criar um novo modelo de consumo para a cibersegurança, semelhante à de uma app store. Para tal o fabricante criou uma framework de aplicações como extensão da Next-Generation Security Platform. O objetivo é dar aos clientes a oportunidade de aceder de forma simplificada a novas tecnologias, através da aquisição de aplicações cloud-based que funcionam como uma extensão da plataforma e ampliam as suas funcionalidades de segurança. Do ecossistema de aplicações já disponíveis fazem parte apps da própria Palo Alto mas também de outros providers – desde startups a vendors estabelecidos como a IBM ou a Aruba Networks, são cerca de 70 os fabricantes que disponibilizam já as suas apps nesta framework, aproveitando a infraestrutura da Palo Alto. Neste novo modelo de consumo, a venda continua a passar pelos Parceiros. As aplicações podem ser desenvolvidas pelos próprios clientes ou Parceiros que pretendam solucionar um use case específico, por exemplo. |