2018-10-31
O Epson Business Partner Conference Roadshow 2018 passou por Lisboa no passado dia 30 de outubro. No evento, o fabricante de soluções de impressão deu a conhecer o seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, numa altura em que está mais focado do que nunca em crescer no B2B
Yolanda Ortega, reseller sales manager
Tecnologia, ambiente e rentabilidade: estes são os pilares pelos quais a Epson desenha a proposta de valor que entrega a Parceiros e clientes. O fabricante sublinhou no roadshow, aos Parceiros, que a sua principal missão, neste momento é a inovação – desenvolver tecnologia que aporte valor. Este compromisso já valeu à Epson, na EMEAR, um crescimento da sua faturação, que ascendeu no ano passado aos 1700 milhões de euros de faturação. Na Península Ibérica, a Epson cresceu 9%, com uma faturação de 95,3 milhões de euros. Estes números são também reflexo do investimento da Epson na investigação e desenvolvimento que, na Península Ibérica representa 6% da sua faturação anual, cerca de 1,4 milhões de euros por dia. B2B a ganhar terreno A Epson trabalha 100% através do Canal de distribuição de IT e serve dois segmentos: o doméstico e o profissional. O B2B, apesar de já representar 65% do negócio da empresa, é um segmento para olhe a Epson está a voltar as suas atenções: no próximo ano, o objetivo é fazer crescer esta área de negócio 10%. Para tal, a Epson conta com um ecossistema de Parceiros com quem trabalha lado a lado, através de um Programa de Canal onde não faltam incentivos, a começar pela realização de um plano de negócios que o fabricante desenvolve em conjunto com os Parceiros, de modo a aferir todas as suas necessidades e dar-lhes metas e recompensas à medida. Este investimento nos Parceiros conduziu a um crescimento de 34% de todos os programas de Canal do fabricante. A Epson está também a apostar nos serviços geridos. A área de MSP está em franca ascensão, na perspetiva da empresa, e esta não quer deixar escapar a oportunidade de endereçar este mercado. No seu Canal MSP, a Epson conta com uma proposta que vai mais além da venda de consumíveis: aqui privilegiam-se os serviços, o acompanhamento do cliente e a entrega de soluções à medida do tamanho de cada cliente. Sustentabilidade ambiental na mira dos investimentos A sustentabilidade ambiental é outra das prioridades da Epson. Em linha com este objetivo, a empresa apresentou no Roadshow a sua Environmental Vision 2050, cuja principal meta é a redução, em 90%, das emissões de CO2 durante a vida útil dos seus produtos e serviços. Aqui, as grandes estrelas são os equipamentos de jato de tinta que, de acordo com o fabricante, trazem diferenças significativas para a pega ambiental das empresas face à impressão laser, ao oferecer um menor TCO, uma fatura energética mais reduzida e menos emissões de CO2. |