2016-10-12
A Epson visitou o Estádio da Luz no âmbito do roadshow ibérico #Going4Goals, onde colocou em campo a sua aposta na inovação, assim como os seus últimos avanços em tecnologias de impressão e projeção
Pedro Pepino, business sales manager
A Epson reuniu um conjunto de clientes e Parceiros no seu roadshow ibérico, onde deu a conhecer as suas inovações e novidades, assim como as suas perspetivas para 2017.
As novidades que a Epson apresentou prendem-se essencialmente com três áreas pelas quais a marca é conhecida: impressão, scanner e projeção. Os novos equipamentos apresentados pela Epson estão fundamentados naquela que é a sua principal estratégia: inovação. As novidades da marca são também num espelho dos resultados obtidos este ano.
No primeiro trimestre deste ano, a Epson conseguiu consolidar 21% de quota de mercado a nível global em jato de tinta, face aos 11% de 2015, tendo vendido cerca de 16 mil unidades. A empresa faturou 9,1 mil milhões de dólares, 20,7% correspondentes à venda de produto, na Europa, onde a Epson pretende continuar a investir, com cerca de 50 mil euros destacados para a EMEAR.
A prestação da Epson em Portugal foi igualmente positiva: a empresa conseguiu uma quota de mercado de 18,4% em território português, consolidando a terceira posição. Otimista quanto aos seus resultados de 2016, a Epson quer alcançar a primeira posição em 2017 no segmento de inkjet.
A Epson está também a investir no Canal e procura neste momento recrutar Parceiros especializados de modo a conseguir dinamizar as diferentes ofertas que tem e endereçá-las às diferentes necessidades dos seus clientes.
Novos equipamentos Epson
Uma das grandes novidades que a Epson reservou para o roadshow é a sua nova gama de impressoras, Epson Ecotank, destinadas sobretudo a PME, que incluem o equivalente a dois anos de tinta. Esta nova gama, que integra cinco equipamentos pretende destacar-se por permitir reduzir os custos de impressão numa média de 70%.
A gama Workforce Pro foi também reforçada, com a renovação da Workforce pro RIPS, após uma recolha de feedback dos clientes a nível global. Com base nesse mesmo feedback, a Epson investiu nas melhorias deste equipamento e tornou-o mais eficiente, com menos 80% de consumo energético e com uma impressão de 70 mil páginas de impressão interrupta.
No que diz respeito à gama de scanners Workforce DS, a Epson conta com quatro novos equipamentos: o DS 530, compatível com Windows e MAC OS, capaz de digitalizar até 35 páginas por minuto em formato A4 e A3; o DS 570W, capaz de digitalizar em formato A3 e com a tecnologia NFC integrada; o DS 1630, com velocidades de digitalização de até 25ppm; e o DS 1660, equipada com NFC e Wi-Fi.
A Epson apresentou também o seu novo projetor laser EB- L1000, com 12 mil lúmenes e até 20 mil horas de vida útil. O fabricante, que lançou o seu primeiro projetor em 1989, está hoje confiante quanto a este mercado, onde a Epson está em primeiro lugar a nível nacional e mundial, que figurou no ano fiscal de 2016 cerca de 47% da sua quota de mercado.
Epson aposta no serviço de MPS
Os Managed Print Services têm sido uma alternativa explorada por empresas que desejam reduzir os custos na área da impressão e manter-se atualizadas e com o suporte necessário dos equipamentos. Segundo avança a IDC, os MPS deverão alcançar um valor estimado de 19 mil milhões de dólares na Europa Ocidental. Com noção destes números, está é também uma área que a Epson endereça e tem aqui essencialmente três ofertas que se adaptam a diferentes necessidades: Epson Print Performance, que oferece o controlo orçamental total, simplificando a contabilização, com uma única fatura mensal: o Epson Print and Save, focado na poupança e eficiência; e o Epson Print365, dirigido principalmente a PME que inclui uma ou várias impressoras da gama WorkForce Pro de impressoras jato de tinta profissionais, assim como o sistema WorkForce Pro RIPS.
No campo dos serviços de impressão, a Epson apresentou também a Epson OpenPlatform (EOP), que utiliza tecnologias de serviços Web padrão, permitindo desenvolver aplicações para os clientes fazerem a integração da gama de dispositivos WorkForce Pro compatíveis em fluxos de trabalho e aplicações empresariais. Além disso, a EOP suporta as principais tecnologias e marcas de leitores de cartões como forma de se adaptar a qualquer ecossistema que o cliente tenha. A EOP também poderá ser personalizada para a integração de tecnologias e leitores adicionais.